Música ELEMENTOS Básicos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A MÚSICA E A MATEMÁTICA DOS SONS
Advertisements

Teoria e Desenvolvimento Curricular “Conhecermo-nos …”
SEMIÓTICA Charles S. Peirce
24 Acorde Maior X Acorde Menor - Conteúdo
COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA PROPRIEDADES FISIOLÓGICAS do SOM
MINISTÉRIO da DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO D E C Ex - DEPA COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA.
Sistemas de equações do 1º grau com duas incógnitas
Sistemas de equações do 1º grau com duas incógnitas
A música Uma jornada sonora E.E.E.F.Lions Club Porto Alegre – Farrapos
DEDUÇÃO NO CÁLCULO PROPOSICIONAL
Tópicos Especiais em Educação Musical Princípios de Educação Musical
Introdução aos Princípios e elementos de design
ORGANOLOGIA.
Vivaldi As Quatro Estações.
fotografia publicitária
Elementos Estruturais da Poesia
19.4 – Potência e intensidade de ondas sonoras
Direito Constitucional I
Curso de Teoria Musical
Ritmo Melodia Harmonia
Conservatório Estadual de Música “Lobo de Mesquita”
O SOM MARAVILHOSO DA MÚSICA!
Carmina Burana O fortuna Carl Orff.
visão global do projeto Professora: Geórgia Fortes
Linguagem e cognição: contexto social, cultural e cognitivo
O Espaço Geográfico, a Paisagem, o Lugar, o Território e a Região.
Canto de Paz Aperfeiçoamento Teórico
MÚSICA BARROCA 1600 a 1750.
Texturas.
Aluno: André Luiz da Silva Mecânica I
Escola de Música do Ministério de Santo Amaro
TEORIA MUSICAL Iniciante
Música Barroca 2o ano – Ensino Médio.
EDUCAÇÃO COM EMOÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
Música clássica 1750 a 1810.
Representação Visual Dyogenes ESTUDO DA PERCEPÇÃO.
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
Método da Equivalência Patrimonial
Pronome  É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e.
INE Fundamentos de Matemática Discreta para a Computação
PreIúdio e Fuga Nº 1 em Dó Maior - Bach
Componentes de Interface
3 Recursos do Teclado - Conteúdo E-book Teclado Introdução Timbres Elaboração do timbre Uso de acompanhamento automático Material de apoio ao Curso Licenciatura.
CURSO BÁSICO DE TEORIA MUSICAL.
CARACTERÍSTICAS DO SOM
MÚSICA.
Aperfeiçoamento teórico
De onde vem o som do samba ?
Instruções para realização de ditados
Prof. Felipe Leonardo. Apreciação Musical O que é apreciação musical? “Apreciar uma bela música é compreender a manifestação sonora dos arquétipos de.
Som e Luz.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA INSTITUCIOANAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA – PIBID, Língua Portuguesa Coordenadora de área: Profa.
MÚSICA O QUE É MÚSICA? Ouvimos o silêncio?.
A música é um discurso, e não uma “língua universal”, e é muito mais do que uma “linguagem”. Discurso = argumento, intercâmbio de idéias, conversação,
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
As sensações através da música
FISIOLOGIA DO SOM.
O Tractatus logico-philosophicus e a antimetafísica de Wittgenstein
Características dos Sons
Pronome É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no.
A NÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO UTILIZADO POR PROFESSORES DE PIANO, DIRECIONADO AO ENSINO DE CRIANÇAS. Utilização da música popular brasileira no ensino.
POEMA PROPOSTA ALFABETIZAR LETRANDO
Sound & Structure John Paynter Prof. Marcos Câmara de Castro Adriana Moraes - MEMES I, 2015.
Zoltan Kodály. Nasceu na Hungria em 1882 Nasceu na Hungria em 1882 Nacionalista: carregou a tarefa de reconstrução da música cultural húngara. Nacionalista:
Tramas e Fios Marisa Fonterrada Pág Estéticas da Renascença Humanismo, descoberta do mundo e do homem. Rompimento de fronteiras. Busca de unidade:
ETAPAS DA OLIMPÍADA 1ª ETAPA - ESCOLAR 2ª ETAPA - MUNICIPAL 3ª ETAPA - ESTADUAL 4ª ETAPA - REGIONAL 5ª ETAPA - NACIONAL.
Por Josiane da Conceição Paulo
PERCEPÇÃO MUSICAL Prof.ª Daiane S.S. da CunhaProf.ª Daiane S.S. da Cunha.
BrOffice.org IMPRESS Introdução – apostila p.166.
Transcrição da apresentação:

Música ELEMENTOS Básicos

Componentes Básicos Ao escrever uma peça de música, o compositor está combinando simultaneamente diversos elementos musicais importantes que chamaremos de componentes básicos da música. Dentre eles se acham: ritmo, melodia, harmonia, timbre, textura e forma.

Ritmo A palavra ritmo é usada para descrever diferentes modos pelos quais um compositor agrupa os sons musicais, principalmente do ponto de vista da duração dos sons e de sua acentuação. No plano do fundo musical, haverá uma batida regular, a pulsação da música (ouvida ou simplesmente sentida), que serve de referência ao ouvido para medir o ritmo.

Melodia Para a maioria das pessoas, a melodia é o componente mais importante numa peça musical. Todo mundo sabe, naturalmente, o que é melodia, palavra muito comum, cujo significado, no entanto, é difícil de ser precisado com exatidão. Um dicionário musical sugere a seguinte definição: “Sequência de notas, de diferentes sons, organizadas numa dada forma de modo a fazer sentido musical para quem escuta”.

Contudo, o modo de reagir a uma melodia é questão muito pessoal Contudo, o modo de reagir a uma melodia é questão muito pessoal. Aquilo que faz “sentido musical” para um pode ser inaceitável para outro, e o que se mostra interessante e até belo para uma pessoa pode deixar outra inteiramente indiferente. Exemplos

Harmonia A harmonia ocorre quando duas ou mais notas de diferentes sons são ouvidas ao mesmo tempo, produzindo um acorde. Os acordes são de dois tipos: consonantes, nos quais as notas concordam umas com as outras, e dissonantes, nos quais as notas dissoam em maior ou menor grau, trazendo o elemento de tensão à frase musical. Usamos a palavra “harmonia”de duas maneiras: para nos referirmos à seleção de notas que constituem determinado acorde e, em sntido lato, para descrevermos o desenrolar ou a progressão dos acordes durante toda uma composição.

Timbre Cada instrumento tem uma qualidade de som que lhe é própria, aquilo que poderiamos chamar de “cor do som”. Por exemplo, a sonoridade característica de um trompete é que nos faz reconhecê-lo imediatamente como tal, de modo a podermos dizer que diferença há entre esse instrumento e,digamos , um violino. É essa particularidade do som que se dá o nome de timbre.

Textura Algumas peças musicais apresentam uma sonoridade bem densa: rica e fluindo com facilidade. Outras podem mostrar-se com sons mais rarefeitos e esparsos, por vezes produzindo um efeito penetrante e agressivo. Para descrever esse aspecto da música, usamos a palavra textura, comparando a trama formada pelos fios de um tecido, com a organização dos sons numa composição musical.

Há três maneiras básicas de o compositor “tecer” uma música: Monofônica: constituída por uma única linha melódica, destituída de qualquer espécio de harmonia; Polifônica: duas ou mais linhas melódicas entretecidas ao mesmo tempo; Homofônica: uma única linha melódica é ouvida contra um acompanhamento de acordes. “melodia + acompanhamento”.

Forma Usamos a palavra forma para descrever o projeto ou configuração básica de que um compositor pode valer-se para moldar ou desenvolver uma obra musical. São vários tipos de formas ou configurações, obtidos através de diferentes métodos, nos períodos da história da música.