DETERMINANTES DA PROCURA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ECONOMIA I - MICROECONOMIA Unidade 3: OFERTA E DEMANDA Introdução
Advertisements

INTRODUÇÃO Para Marshall a análise do funcionamento do sistema de mercado, para a determinação dos preços, começava com o estudo do comportamento dos produtores.
Comercialização de Produtos Agroindustriais
CAPÍTULO 3 Oferta e Demanda
TEORIA DA PRODUÇÃO.
MERCADO 1. Conceito Mercado 1 Mercado 2 Mercado 3
MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira.
Sumário, aula 6 1) Mercado Curva da Procura Curva da Oferta
Preços variáveis: o modelo AS-AD
Preços e produto numa economia aberta
COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS AGROINDUSTRIAIS
Fundamentos de Economia
ECONOMIA EMPRESARIAL.
DEMANDA A demanda (procura) de um indivíduo por um determinado bem (ou serviço) refere-se à quantidade desse bem que ele está disposto e capacitado a comprar,
Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado.
Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado.
Análise da Oferta de Mercado
O Modelo da Procura e Oferta
Medição da actividade económica Prof. Jorge Mendes de Sousa
CURSO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO
Demanda, oferta e equilíbrio de mercado
Análises de Demanda e Oferta
A Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado
Teoria Econômica AULA 4 Profª Karine R. de Souza.
Microeconomia Aula 1 Prof. André Nascimento
Microeconomia – aula 14 Microeconomia para Administração
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Economia e Mercado 4ª AULA.
Teoria da oferta e procura Prof. Jorge Mendes de Sousa
Mercados perfeitamente concorrenciais Prof. Jorge Mendes de Sousa
Trabalho realizado por: Sandra Leal. 10º3A
Introdução a Microeconomia
MERCADO Profª. Econ. Msc. Jarmonielle de Oliveira
Introdução à Microeconomia
Microeconomia – aula 6 Microeconomia para Administração
MICROECONOMIA.
Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque
CIÊNCIAS CONTÁBEIS ECONOMIA - REVISÃO Profa. Me. Zélia Halicki.
Concessões de Algodão em Moçambique Comentarios sobre o relatório da KPMG de 2007/2008 e seguintes discussões entre o IAM, AAM e os representantes dos.
FUNCIONAMENTO DOS MERCADOS
EDUARDO DINIZ ECONOMIA EDUARDO DINIZ
DEMANDA x OFERTA.
Oferta de mercado. “As quantidades que os produtores desejam oferecer ao mercado em determinado período de tempo” Da mesma forma que a demanda, a oferta.
FUNDAMENTOS NEOCLÁSSICOS PARA A LEI DA OFERTA E DA DEMANDA
Introdução à Microeconomia
Economia da Educação Pedro Telhado Pereira Paulo Manuel Oliveira.
Introdução à Macroeconomia Pedro Telhado Pereira António Almeida.
uma aspiração, um desejo de comprar e não a realização do desejo;
OFERTA E DEMANDA: COMO O MERCADO TRABALHA
Macroeconomia Introd. Macro. Medidas de Atividade Econômica
Assuntos preliminares
Professor Julio Cesar da Silva Tavares
Princípios de Microeconomia
A Demanda e seus Determinantes
ELASTICIDADE PREÇO DA PROCURA E OFERTA
O Modelo da Procura e Oferta
DEMANDA.
Oferta de Mercado Aula 5.
Mercados e Formação de Preço
O MECANISMO DE MERCADO O MECANISMO DE MERCADO OU SISTEMA DE PREÇOS É O RESULTADO DA INTERAÇÃO ENTRE A OFERTA E A DEMANDA INDIVIDUAL. O PREÇO DE MERCADO.
Microeconomia Aula 4.
Prof. Jorge Sant' Anna Teoria da Oferta e do Equilíbrio
COMPLEMENTAÇÃO Aula 4 (1) - MICROECONOMIA Prof Isnard Martins
Aula Teórica nº 18 Bibliografia: Obrigatória: Frank e Bernanke (2003), cap. 26 Sumário: 9. Moeda e Política Monetária 9.1. Procura de moeda 9.2. Oferta.
Economia Unip Universidade Paulista Economia Unip Universidade Paulista Aula 05 Fluxo Circular da Renda e os conceitos de Demanda, Oferta e Estrutura de.
Aula 3 – Oferta e Demanda.
Economia II 2006/07 – Estes materiais não são parte integrante da bibliografia da unidade curricular. Aula Teórica nº 1 Sumário: Apresentação 1. O que.
Fundamentos de Economia e Mercado
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Formação de Preços Fatores de influência  Aspectos Econômicos -Elasticidades (preço e renda) -Oferta X Demanda.
Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado
Transcrição da apresentação:

DETERMINANTES DA PROCURA 1. RENDIMENTOS A quantidade procurada de um bem aumenta em função do rendimento para a maioria dos bens – bens normais; A excepção a este padrão ocorre para os bens inferiores. 2. GOSTOS Considerando que nem todas as pessoas partilham os mesmos gostos nem estes se mantêm inalterados ao longo do tempo. 3. PREÇOS DOS BENS SUBSTITUTOS No caso de bens substitutos próximos, o aumento do preço de um tenderá a causar o aumento da procura do outro. 4. PREÇOS DOS BENS COMPLEMENTARES A subida acentuada no preço de um tenderá a provocar uma redução na quantidade procurada do outro. Introdução à Economia

DETERMINANTES DA PROCURA 5. EXPECTATIVAS As expectativas das pessoas sobre os rendimentos futuros ou sobre o preços futuro dos bens, afecta as decisões de compra dos indivíduos. 6. POPULAÇÃO Regra geral, quanto maior for um mercado, tanto maior será a quantidade adquirida de um bem ou serviço, a um dado preço. P Q D0 P Q D0 D1 D1 AUMENTO DA PROCURA REDUÇÃO DA PROCURA Introdução à Economia

DETERMINANTES DA OFERTA 1. TECNOLOGIA As quantidades que os produtores estão dispostos a oferecer a um determinando preço dependem, em primeiro lugar, dos respectivos custos de produção, os quais estão directamente relacionados com a tecnologia e com modos de produção mais eficazes. 2. PREÇO DOS FACTORES Os pagamentos que os produtores têm de efectuar aos seus factores de produção – mão-de-obra, capital, etc. – constituem um determinante importante para os seus custos. 3. NÚMERO DE PRODUTORES Quanto mais empresas oferecem um dado produto, tanto maior será a quantidade oferecida desse produto, a um determinado preço. Introdução à Economia

DETERMINANTES DA OFERTA 4. EXPECTATIVAS Os produtores tomam em consideração as alterações previstas nos preços. 5. CLIMA Para alguns produtos, em especial os agrícolas, o clima desempenha um papel determinante nas quantidades oferecidas. P Q S0 S1 P Q S0 S1 AUMENTO DA OFERTA REDUÇÃO DA OFERTA Introdução à Economia