Uma Ferramenta Baseada em MDA para a Especialização de Mecanismos de Persistência Fabio Seixas Marques Seminário LES – 28 de outubro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Uma Ferramenta Baseada em MDA para a Especialização de Mecanismos de Persistência Fabio Seixas Marques Seminário LES – 2 de setembro.
Advertisements

Introdução a Algoritmos
Os projetos.
Introdução a Engenharia de Software de Sistemas Multi-Agentes
Engenharia de Software
Raphael Gatti Thomás Bryan
Modelagem de Software Orientado a Objetos
UML Visões – Parte 2.
Natanael (njsj) Thiago (tan2) Rodrigo (rml2)
Projeto 1.
Projeto de Sistemas de Software
Metodologias Equipe do Curso de ES para SMA {lucena, furtado, choren,
Metodologias Equipe do Curso de ES para SMA
Linguagens de Modelagem (cont.) (IV)
Um Processo Baseado em MDA para a Especialização de Mecanismos de Persistência Fabio Seixas Marques Seminário LES – 7 de abril de.
Faculdade de Ciências Sociais de Aplicadas de Petrolina – FACAPE
PRDS - Programa de Residência em Desenvolvimento de Software Laboratório de Engenharia de Software (LES) da PUC-Rio Carlos Lucena
Component-Based Frameworks for E-Commerce Agnaldo Kiyoshi Noda.
1 PROJETO DE INTERFACE - Projeto de Interfaces entre componentes do software - Projeto de Interfaces entre software e outros produtores e consumidores.
Professor: Rogério Lopes Disciplina: Engenharia de Software II Fortium Sistemas da Informação Engenharia de Software II.
WebWork e JSP Keven andrade
Gabriel Silva Bornia Prof. Dr. Roberto Tom Price Orientador
Engenharia de Software
Engenharia de Software e Sistemas de Informação e Gestão
Projetar Serviços Vítor Braga –
Selenium Componentes: Fábio Gomes Claver Pari Eni Conde
Projeto de Sistemas de Software
Colaboração por Dispositivos Móveis para o GeoRisc
MAS-ML Tool: Um Ambiente de Modelagem de Sistemas Multi-Agentes
CAMPUS NATAL-CENTRAL DIRETORIA DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Oficina Mecânica TADS 2011.
Engenharia de Software e Sistemas Danilo Veras e Rebeka Gomes.
Introdução a Desenvolvimento de Sistemas
Projeto de Banco de Dados
PFC Projeto Final de Curso
Observatório - EPT NÚCLEO DE TECNOLOGIA. Função: Gerar soluções estratégicas através da aplicação e desenvolvimento de ferramentas de TI. A coordenação.
Introdução a Desenvolvimento de Sistemas
O Processo de desenvolvimento de software
Levantamento de Requisitos
Arquitetura de Desenvolvimento Web MVC vs. Three Tiers
Especialização em Segurança da Informação MELHORES PRÁTICAS DE PROGRAMAÇÃO Carlos/Cleofas/Rafael/StéphanasSegurança em Aplicações.
Processos Fundamentais – Desenvolvimento de Software INF /9 Processos Fundamentais Desenvolvimento de Software Baseado na norma ISO/IEC
Levantamento de Requisitos
O Processo Unificado (UP)
MINI CURSO J2ME Vinícius Maran SEMINÁRIO REGIONAL DE INFORMÁTICA 2008.
Odyssey-MDA: Uma Abordagem para a Transformação de Modelos de Componentes Natanael Maia Ana Paula Blois Cláudia Werner Grupo de Reutilização de Software.
Projeto de Sistemas Alexandre Monteiro. Agenda 2. Análise 3. Projeto 1. Revisão 4. Exercícios.
Ferramentas de Suporte a MDD: Um Quadro Comparativo
Desenvolvimento de Software Dirigido a Modelos
Odyssey-MDA: Uma Ferramenta para Transformações de Modelos UML Natanael Maia Ana Paula Blois Cláudia Werner Grupo de Reutilização de Software Outubro/2005.
IEEE Melhores Práticas para Descrições de Projeto de Software (DPS)
O que é Domain Driven Design Especificação Design Refactor Testes Quanto tempo isso leva?
Tarciane Andrade Análise de Casos de Uso Tarciane Andrade
Padrão de desenvolvimento
Engenharia de Software e Sistemas
Empresa de vendas de insumos para máquinas industriais
CloudSim Um framework para modelagem e simulação de infraestrutura e serviços de Computação em Nuvem.
Análise e Projeto de Sistemas
Aplicação - Plataforma de Autoria - Natan. Resumo - Entendimento Ferramenta para desenvolvimento de conteúdo para tv digital, baseada em componentes e.
Projeto Supervisionado no Desenvolvimento de Aplicações Profissionais na Web Servidores.
Aula 02 de Eng. de Requisitos
MDA na Prática Flávia Durans Pitta Marinho
Desenvolvimento WEB II Ajax – Utilização de Frameworks Javascript Professora: Kelly de Paula Cunha.
Projeto de Arquitetura de Software
1 Projeto Piloto Conclusão em Agenda Projeto Piloto –Descrição –Execução da aplicação –Implementação de requisitos funcionais e não- funcionais.
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
1 Especificação de Sistemas de Software e a UML. 2 Modelagem de sistema A modelagem de sistema auxilia o analista a entender a funcionalidade do sistema.
YOUR LOGO Tópicos Avançados em Internet Prof. Lincoln Ferreira Dantas Sistemas de Informação UNIESP – Presidente Epitácio.
COMPILADORES 02 Prof. Marcos. COMPILADORES Do Programa à Execução Computadores das mais variadas arquiteturas têm funcionamento:
Levantamento de Requisitos – Simulação do Supermercado
Transcrição da apresentação:

Uma Ferramenta Baseada em MDA para a Especialização de Mecanismos de Persistência Fabio Seixas Marques Seminário LES – 28 de outubro de

Laboratório de Engenharia de Software – PUC-Rio Sumário Processo de Transformação; 1ª Etapa – Base de Conhecimento; 2ª Etapa – Implementação das Transformações; 3ª Etapa – Efetuar Transformações; Outras Ferramentas; O que já foi feito; O que falta fazer; Contribuições Esperadas; Dúvidas.

Laboratório de Engenharia de Software – PUC-Rio Processo de Transformação O processo de transformação é dividido em 3 etapas; Cada etapa pode ser feita por usuários distintos; A primeira etapa consiste no cadastro da base de conhecimento da ferramenta.

Laboratório de Engenharia de Software – PUC-Rio 1ª Etapa - Base de Conhecimento da Ferramenta Foco ou Aspecto - Persistência Tag - Arquitetura Tecnologia - Hibernate - Configuração de Acesso- Castor - Mapeamento Tabela Classe Independente de Plataforma Específico para uma Plataforma Transformação - Hibernate.rdl - Castor.rdl O que o Processo de Transformação vai tratar? Quais devem ser as partes comuns as tecnologias, para que consigam tratar esse Aspecto? O que é necessário implementar para efetuar as transformações? Quais serão as tecnologias disponíveis e que atendam aos requisitos do Aspecto?

Laboratório de Engenharia de Software – PUC-Rio Processo de Transformação O processo de transformação possui 3 etapas importantes, podendo envolver usuários diferentes. A primeira etapa é o cadastro da base de conhecimento da ferramenta. A segunda é a implementação das transformações para as tecnologias envolvidas.

Laboratório de Engenharia de Software – PUC-Rio 2ª Etapa – Implementação das Transformações Tecnologia - Hibernate - Castor Transformação - Hibernate.rdl - Castor.rdl Implementa as regras de transformações

Laboratório de Engenharia de Software – PUC-Rio Processo de Transformação O processo de transformação possui 3 etapas importantes, podendo envolver usuários diferentes. A primeira etapa é o cadastro da base de conhecimento da ferramenta. A segunda é a implementação das transformações para as tecnologias envolvidas. E a terceira é a utilização da ferramenta para efetuar as transformações em modelos.

Laboratório de Engenharia de Software – PUC-Rio 3ª Etapa – Efetuar Transformações Transformação Cria o Modelo PIM Adiciona Marcações Exporta Modelo PIM Importa Modelo PIM Exporta Modelo PSM Importa Modelo PSM Ferramenta RespostasPerguntas Modelo PSM Gerado!

Laboratório de Engenharia de Software – PUC-Rio Outras Ferramentas Model In Action Transformation –Efetua transformações em arquivos.xmi, podendo gerar alguns tipos de arquivos além do próprio XMI; –Não possui regras pré definidas; –Possui algumas caracterizações para ajudar na organização das transformações; –Possui uma ótima interface gráfica para a implementação das transformações; iQgen –Também efetua transformações em arquivos.xmi, podendo gerar alguns tipos de arquivos além do próprio XMI; –Também não possui regras pré definidas; –Possui uma interface gráfica para a implementação das transformações, mas a mesma não é muito boa.

Laboratório de Engenharia de Software – PUC-Rio O que já foi feito Definição do Processo de Transformação; Estudo e levantamento das partes comuns entre os Frameworks de Persistência; Extensão da linguagem RDL; Comunicação entre a ferramenta e a máquina virtual RDL; Levantamento das perguntas e respostas feitas ao usúario;

Laboratório de Engenharia de Software – PUC-Rio O que falta fazer Terminar de colocar as regras de transformações em scripts RDL; Terminar de implementar a parte de comunicação entre a ferramenta e o desenvolvedor; Terminar a parte escrita da dissertação.

Laboratório de Engenharia de Software – PUC-Rio Contribuições Esperadas Criação de um processo onde é possível: –Definir que aspectos serão tratados; –Definir as tecnologias que serão utilizadas para implementar os aspectos; –E as transformações necessárias para instanciar um modelo independente de plataforma em um design de uma das tecnologias definidas. A definição das transformações não estarão embutidas no código da ferramenta, e sim definidas através da linguagem RDL. Estudo das tecnologias na área de persistência, definindo pontos em comum caracterizados através dos tags. Extensão da linguagem RDL, adicionando relacionamento na mesma.

Laboratório de Engenharia de Software – PUC-Rio Dúvidas