Pier-Giovanni Taranti Orientador: Prof Lucena

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Transcrição da apresentação:

Pier-Giovanni Taranti Orientador: Prof Lucena Abordagem para simulações baseadas em sistemas multiagentes: alterando o modelo dinâmico sem recodificação Pier-Giovanni Taranti Orientador: Prof Lucena

Pier-Giovanni Taranti © LES/PUC-Rio Sumário Motivação Problema Incluindo um modelo para descrição da situação inicial Arquitetura de alto nível Próximos passos Bibliografia 05/05/09 Pier-Giovanni Taranti © LES/PUC-Rio

Pier-Giovanni Taranti © LES/PUC-Rio Motivação Simulações computacionais, baseadas em agentes ou não, são modelos dinâmicos de um sistema especificado, e que são executados com intenção de se verificar/explorar o comportamento do sistema. Normalmente um especialista do domínio realiza a modelagem, inserindo um nível de abstração no modelo. Os especialistas em software, recebendo este modelo, constroem outros modelos, inserindo novos níveis de abstração necessários a transformação final em executável. Após o código pronto, é realizada a validação do modelo 05/05/09 Pier-Giovanni Taranti © LES/PUC-Rio

Pier-Giovanni Taranti © LES/PUC-Rio Motivação @ Fishwick, P.: Computer simulation : growth through extension. IEEE Potential, February/March (1996) 24 to 27 05/05/09 Pier-Giovanni Taranti © LES/PUC-Rio

Pier-Giovanni Taranti © LES/PUC-Rio Motivação O modelo apresentado, que possui muitas variantes, possui os seguintes aspectos a considerar: A validação pode indicar falha na modelagem, comum devido a incapacidade de ambos envolvidos em entender corretamente os modelos dos outros. Quando detectada uma falha, é necessário alterar o projeto de software, realizando manutenções indesejadas. O alto nível de acoplamento força novas codificações a cada novo experimento. Em jogos de guerra, muitos cenários diferentes são utilizados, porém as coisas e o domínio utilizados são razoavelmente estáveis, indicando possibilidade de reuso de código, se corretamente modularizado. 05/05/09 Pier-Giovanni Taranti © LES/PUC-Rio

Pier-Giovanni Taranti © LES/PUC-Rio Problema Para possibilitar o estudo sistemático sobre simulações baseadas em sistemas multiagentes para uso em sistemas de jogos de guerra, é necessário que se possa alterar rapidamente os cenários utilizados, sem que se torne necessário modificar o código envolvido. Sugere-se o uso de da seguinte abordagem: Os especialistas do domínio inicialmente devem criar um modelo conceitual do domínio, que represente todos os relacionamentos existentes entre estes conceitos de forma estática. O software deve ser gerado a partir deste modelo conceitual. O modelo conceitual seria entendido posteriormente incluindo a situação inicial da simulação. O modelo entendido deverá ser lido por um engine, que transfere a informação sobre os estados iniciais no momento da carga inicial do programa. 05/05/09 Pier-Giovanni Taranti © LES/PUC-Rio

Pier-Giovanni Taranti © LES/PUC-Rio Abordagem 05/05/09 Pier-Giovanni Taranti © LES/PUC-Rio

Pier-Giovanni Taranti © LES/PUC-Rio Exemplo do Modelo 05/05/09 Pier-Giovanni Taranti © LES/PUC-Rio

Pier-Giovanni Taranti © LES/PUC-Rio Metodologia Revisão bibliográfica sobre o problema: Consultados abstracts de todos artigos publicados no MABS desde 1998 . 16 já lidos (1998 -2005) 5 a serem lidos (2006-2008) 2 não publicados ainda (2009) Necessário consultar AAMAS, JAAMAS e três diferentes Revistas técnicas sobre simulação. 05/05/09 Pier-Giovanni Taranti © LES/PUC-Rio

Pier-Giovanni Taranti © LES/PUC-Rio Metodologia Tecnologias a serem aplicadas Simulador Jade Java 6 (com uso de reflexão para carga das classes de agentes e comportamentos) Jena (para parsing e reasoner) JTS para tratamento de propriedades geográficas Modelos Protégé 4 (beta) /3.4 OWL 05/05/09 Pier-Giovanni Taranti © LES/PUC-Rio

Pier-Giovanni Taranti © LES/PUC-Rio Cronograma 06/05 a 30/05 – projeto, análise e implementação do engine e de um estudo de caso simplificado. 09/06 – Apresentação do Trabalho desenvolvido 10/06 a 30/06 – Redação de Monografia e Documentação do Projeto. 30/06 – Entrega da monografia 05/05/09 Pier-Giovanni Taranti © LES/PUC-Rio

Pier-Giovanni Taranti © LES/PUC-Rio Bibliografia M Pidd. Systems modelling: theory and practice (2004). John Wiley & Sons. Bell, P.C. and O'Keefe, R.M. Visual interactive simulation history, recent developments, and major issues (1987). Simulation , 49 (3) pages 109-116 Ferber, J. and Gutknecht, O. and Michel, F. From Agents to Organizations: An Organizational View of Multi-agent Systems (2004). LNCS 2935, pages 214-230 Gruber, T. R. A Translation Approach to Portable Ontology Specifications (1993). Knowledge Acquisition, 5(2), pages 199- 220. Wooldridge, M. . Introduction To Multiagent Systems (2001). John Wiley & Sons, Inc. Alexis Drogul, Diane Vanbergue and Thomas Meurisse. Multi-agent Based Simulation: where are the agents? (MABS'02) 05/05/09 Pier-Giovanni Taranti © LES/PUC-Rio