Um Modelo de Reputação Baseado em Testemunhos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Renata S.S. Guizzardi Inteligência Artificial – 2007/02
Advertisements

Modelos e Sistemas de Reputação
Introdução a Engenharia de Software de Sistemas Multi-Agentes
Normas em SMA Baldoino Fonseca
Agente de reputação para ART Testbed Andrew Diniz da Costa
José Guedes (PUC-Rio) Viviane Torres da Silva (UCM)
Pier-Giovanni Taranti Orientador: Prof Lucena
Agente de reputação para ART Testbed Andrew Diniz da Costa
Agente de reputação para ART Testbed Andrew Diniz da Costa
Uma proposta de implementação do seguinte estudo de caso adaptado, utilizando o XMlaw. Ballroom etiquette: a case study for norm- governed multi-agent.
Engenharia de software para a utilização de leis de interação em sistemas multi-agentes abertos Rodrigo Paes
Inteligência Computacional aplicada à área Financeira na Geração de uma Carteira de Investimentos – utilizando Multiagentes Inteligentes, através do XMLAw.
Engenharia de Software de Sistemas Multiagentes Seminários 2007 – 1º Semestre Prof. Carlos Lucena
Reputação Andrew Diniz da Costa Fábio de Azevedo Sérgio Ciglione
Um Modelo de Reputação Baseado em Testemunhos
Framework de Reputação Baseado em Opiniões
#pshare: compartilhando preços de produtos na web Dárlinton B. F. Carvalho Março de 2010.
Sistemas Multi-Agentes
Sistema para Gerenciamento de Redes Baseado em Agentes Móveis
Estudo sobre normas e emoções (proposta de trabalho)
Ontologia para Sistemas Configurarionais Urbanos
Aprendizagem Viviane Torres da Silva
Linguagens de Modelagem para SMA
Reconhecimento de Padrões Computação Evolutiva
SMA: ORGANIZAÇÃO.
Sistemas Multiagentes
Integração de Bancos de Dados Amplamente Distribuídos
Inteligência Artificial Distribuída

FERRAMENTA PARA ANÁLISE DE IMPACTO BASEADO EM RASTREABILIDADE DE
Cooperação e compartilhamento de informações jornalísticas
Confiança e Reputação em SMA
Monitoring the Impact of P2P Users on a Broadband Operator's Network H. J. Kolbe, O. Kettig and E. Golic. Germany IM'09 Proceedings of the 11th IFIP/IEEE.
Engenharia de Software de Sistemas Multi-Agentes Seminários 2009 – 1º Semestre Agentes Inteligentes Inovações Tecnológicas.
Extensão do Framework CORMAS para lidar com Agentes Normativos Marx Leles Viana Seminário de SMA 2013/1.
Um estudo exploratório da aplicação da engenharia de software orientada a agentes para o desenvolvimento de ferramentas de suporte a comunidades online.
Combined Regression and Ranking
Marcus Vinicius Silva Soares Orientador: Luiz Merschmann Outubro / 2010.
MAS-ML Tool: Um Ambiente de Modelagem de Sistemas Multi-Agentes
Uso de Sistemas Imunológicos Artificiais para Detecção de Falhas em Plantas da Indústria de Petróleo. Aluno: Alexandre Willig Quintino dos Santos Orientador:
Seleção de elementos em algoritmo genético por sistema de reputação
Fotografia automática
1 My GRID: Bio-informática personalizada em uma grade de informação. Francisco Silva
Emoções e Sistemas Multiagentes (SMA) Aldo Marcelo Paim Agentes de Software.
T RAFFIC C ONTROL THROUGH B ILATERAL C OOPERATION BETWEEN N ETWORK O PERATORS AND P EERS IN P2P N ETWORKS Controle de tráfego por meio de Cooperação Bilateral.
Planejamento de Evacuação no Risco Iminente – Novas Abordagens para o GeoRisc Manoel Teixeira – Baldoíno Fonseca –
Uma Abordagem para Criação de Agentes Normativos Marx Leles Viana
Agent Reputation Trust (ART) Testbed Andrew Diniz da Costa
Computação Autonômica
Roteamento Baseado em Crédito/Punição Rafael dos Santos Alves.
B ACKUP DISTRIBUÍDO Tecnologias envolvidas. A GENDA DHT – Distributed Hash Tables Segmentação de arquivos Segurança e compartilhamento de blocos Verificar.
Uma Ferramenta para Configuração Colaborativa de Produtos em LPS Carlos Roberto Marques Junior
Ferramenta de Modelagem de Requisitos e Agentes (TAOM4e) Laís Xavier Prof.: Jaelson Castro.
Explaining answers from the Semantic Web: the Inference Web Approach Deborah L. McGuinness, Paulo Pinheiro da Silva ∗ Knowledge Systems Laboratory, Stanford.
Sistemas de Governança (Enforcement Systems) Viviane Torres da Silva
Agente de reputação para ART Testbed Andrew Diniz da Costa
Categorização de Documentos Mariana Lara Neves CIn/UFPE.
CIn/UFPE1 Categorização de Documentos e Preparação de Dados Mariana Lara Neves Flávia Barros (participação mínima) CIn/UFPE.
Referências Bibliográficas Artigos Técnicos Livros Conferências e Workshops Mini-cursos e Tutoriais Referências na Web.
DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE MICROSIMULAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO POPULACIONAL EM UMA REGIÃO URBANA Christiane Wenck Nogueira.
Mineração de Grafos e Predição de Links
Modelos e Sistemas de Reputação Viviane Torres da Silva
Ilda Manuela Martins Ferreira Sessão Controlo Tese 2º Semestre 2007/2008.
Comunicação Assíncrona em Equipes Distribuídas: Requisitos e Meios Utilizados Cleyton Carvalho da Trindade Universidade Federal de.
MO 622 – Tarefa 4 Grupo PRI: Igor José Ferreira de Freitas Pedro Almeida Ricardo Caceffo Considere o desenvolvimento de uma aplicação.
Integração Semântica: uma pesquisa sobre abordagens baseadas em ontologias Túlio Lages
PREDIÇÃO DE CONSUMO DE ENERGIA LEONARDO QUATRIN CAMPAGNOLO LILIAN MENDES CUNHA RAFAEL DE PINHO ANDRÉ.
LINHAS DE PRODUÇÃO DE SOFTWARE: Um modelo de organização de fábricas de software para reuso da Interface Humano-Computador Felipe Rustan Reis de Souza.
Sistema de Apoio à Decisão Inteligente para a Medicina Intensiva 1 1 PTDC/EIA/72819/2006 Filipe Portela (Centro Algoritmi – Business Intelligence Group)
Transcrição da apresentação:

Um Modelo de Reputação Baseado em Testemunhos José Guedes Viviane Torres da Silva {jguedes,viviane}@inf.puc-rio.br

Planejamento das apresentações 1st : apresentação da abordagem proposta, com destaque para o sistema de reputação centralizado; apresentação do problema que será explorado. 2nd: mostrar de que forma outras abordagens tratam o problema; apresentar a solução para nossa abordagem 3rd: mostrar os resultados do uso do sistema de reputação centralizado em um cenário real © LES/PUC-Rio

Motivação Aplicações em que agentes podem violar normas Sistemas multi-agentes abertos Agentes precisam saber se outros agentes são confiáveis Agentes avaliam o comportamento de outros agentes Mau comportamento -> má reputação Bom comportamento -> boa reputação © LES/PUC-Rio

Trabalhos Relacionados Abordagens centralizadas Exemplos: eBay e Amazon Auctions Sistema calcula e disponibiliza reputações baseado nas avaliações dos participantes Vantagem: a reputação de um agente está sempre disponível Problema: a reputação é um valor global; os agentes utilizam avaliações feitas por terceiros Amazon Site. http://www.amazon.com World Wide Web (2006) eBay Site. http://www.ebay.com World Wide Web (2006) © LES/PUC-Rio

Trabalhos Relacionados Abordagens descentralizadas Reputação baseada em experiências diretas Cada agente avalia e armazena a reputação dos agentes com quem ele interagiu Exemplo: Regret System Vantagem: reputação é calculada e armazenada individualmente pelo próprio agente Problema: agentes não conhecem a reputação de outros agentes antes de interagir com ele Sabater, J., Sierra, C.: Reputation and Social Network Analysis in Multi-Agent Systems. In: Proceedings of First International Conference on Autonomous Agents and Multiagent Systems (AAMAS), Bologna, Italy (2002) pp. 475-482 © LES/PUC-Rio

Trabalhos Relacionados Abordagens descentralizadas Reputação baseada em testemunhas Agentes compartilham com outros agentes suas experiências diretas Exemplos: Regret System e FIRE Model Vantagem: agentes podem saber a reputação de outros agentes sem ter interagido com ele Problema: processo de busca pode ser inviável Sabater, J., Sierra, C.: Reputation and Social Network Analysis in Multi-Agent Systems. In: Proceedings of First International Conference on Autonomous Agents and Multiagent Systems (AAMAS), Bologna, Italy (2002) pp. 475-482 Huynh, T. D., Jennings N. R., Shadbolt, N. R.: FIRE: An Integrated Trust and Reputation Model for Open Multi-Agent Systems. In: Proceedings of the 16th European Conference on Artificial Intelligence (ECAI) (2004) pp. 18-22 © LES/PUC-Rio

Trabalhos Relacionados Abordagens descentralizadas Reputação certificada Após uma interação, um agente solicita ao outro a avaliação e armazena localmente essas avaliações que serão utilizadas como referências em uma próxima interação Agente apresenta as avaliações aos agentes com quem tem intenção em interagir Exemplo: FIRE Model Vantagem: as avaliações estão sempre disponíveis Problema: a reputação certificada é superestimada, pois o agente seleciona somente as melhores avaliações Huynh, T. D., Jennings N. R., Shadbolt, N. R.: FIRE: An Integrated Trust and Reputation Model for Open Multi-Agent Systems. In: Proceedings of the 16th European Conference on Artificial Intelligence (ECAI) (2004) pp. 18-22 © LES/PUC-Rio

Modelo Híbrido utiliza os benefícios das duas abordagens Abordagem Proposta Modelo Híbrido utiliza os benefícios das duas abordagens © LES/PUC-Rio

Sistema de reputação centralizado Defendants Reputation Se o agente for considerado culpado (percentual de culpa > 50%) Poder da norma -> normPower(ni) Reincidência -> normPowerr(ni) = normPower(ni) * relapse(ni) Percentual de culpa -> guiltPerc(aj,ni) Tempo -> remainingDays(aj,ni) defendantRep(aj) = 1 – ∑0<i<=k[ normPowerr(ni) * guiltPerc(aj,ni) * remainingDays(aj,ni) ] 0 <= valor da reputação <= 1 valor da reputação > 0.5, boa reputação valor da reputação <= 0.5, má reputação © LES/PUC-Rio

Sistema de reputação centralizado Witness Reputation Se o testemunho for falso (percentual de culpa <= 50%) Poder da norma -> normPower(ni) Reincidência -> normPowerr(ni) = normPower(ni) * relapse(ni) WitnessFactor -> normPowerrw(ni)=normPowerr(ni)* witnessFactor(ni) Percentual de culpa -> guiltPerc(aj,ni) Tempo -> remainingDays(aj,ni) witnessRep(aj) = 1 – ∑0<i<=k[ normPowerrw(ni) * guiltPerc(aj,ni) * remainingDays(aj,ni) ] 0 <= valor da reputação <= 1 valor da reputação > 0.5, boa reputação valor da reputação <= 0.5, má reputação © LES/PUC-Rio

Sistema de reputação centralizado Tipos de Reputação Global reputation Média das reputações defendant e witness de um determinado agente globalRep(aj) = [defendantRep(aj) + witnessRep(aj)] / 2 Role reputation Média das reputações defendant e witness de um agente enquanto desempenhava um determinado papel Norm reputation Para cada norma do sistema o agente tem uma reputação associada © LES/PUC-Rio

Sistema de reputação centralizado Agente A violou norma n1 em 01/04/2005 Today:01/04/2005 agente A nunca violou nenhuma norma Poder da norma -> normPower(ni) = 0.1 Reincidência -> normPowerr(ni) = normPower(ni) * relapse(ni) = 0.1 Percentual de culpa -> guiltPerc(aj,ni) = 100% = 1 Tempo -> remainingDays(aj,ni) -> Tempo total (n1) = 30 totalTime(ni)– passedDays(aj,ni) remainingDays(aj,ni)= ------------------------------- = 30-0/30 = 1 totalTime(ni) (firs day) defendantRep(aj) = 1 – ∑0<i<=k[ normPowerr(ni) * guiltPerc(aj,ni) * remainingDays(aj,ni) ] defendantRep(A) = 1 – 0.1 * 1 * 1 defendantRep(A) = 1 – 0.1*1*1 = 0.9 © LES/PUC-Rio

Problema Agentes que nunca violaram normas possuem reputação máxima Agentes que já violaram normas mas as violações não exercem mais influência na reputação também possuem reputação máxima Novos agentes também possuem reputação máxima Existem 3 situações diferentes quando o valor da reputação do agente é igual a 1 Como diferenciar as três situações ? © LES/PUC-Rio

Próximos passos pesquisar outros trabalhos tratamento dado aos novos agentes evolução do modelo híbrido reputação certificada aplicar a abordagem proposta em um caso real © LES/PUC-Rio

References Amazon Site. http://www.amazon.com World Wide Web (2006) eBay Site. http://www.ebay.com World Wide Web (2006) Grandison, T., Sloman, M.: A Survey of Trust in Internet Applications. IEEE Communications Surveys & Tutorials 3(4) (2000) Huynh, T. D., Jennings N. R., Shadbolt, N. R.: FIRE: An Integrated Trust and Reputation Model for Open Multi-Agent Systems. In: Proceedings of the 16th European Conference on Artificial Intelligence (ECAI) (2004) pp. 18–22 Sabater, J., Sierra, C.: Reputation and Social Network Analysis in Multi-Agent Systems. In: Proceedings of First International Conference on Autonomous Agents and Multiagent Systems (AAMAS), Bologna, Italy (2002) pp. 475-482 Silva, V., Lucena, C.: Governance in Multi-Agent Systems Based on Witnesses. Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro (PUC-Rio). Rio de Janeiro - Brazil (2005) Systems (2002) Zacharia G. Collaborative reputation mechanisms for online communities. Master’s thesis, Massachusetts Institute of Technology (1999) © LES/PUC-Rio