Setembro 20111 Formação Livre II O Valor da Tecnologia e a Inovação IST – MEE (1º ano curricular) 2011/2012, 1º semestre Prof. responsável – António S.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof.: MSc. Marcelo Machado Fernandes
Advertisements

Tecnologias ou metodologias?.
Residência Farmacêutica Visão Humanista
Estudo de Mercados.
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
“A Concertação Institucional para o Desenvolvimento Rural por meio da Organização Social” – VITAL FILHO –
AS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO
TEMA: AVALIAÇÃO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA
CLASSES SOCIAIS Prof. Antonio Lázaro Sant’Ana
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Setembro Inovação tecnológica1 9- A inovação tecnológica Formação Livre II O Valor da Tecnologia e a Inovação IST – MEE (1º ano curricular) 2011/2012,
ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTE
Formação Livre II O Valor da Tecnologia e a Inovação
Licenciatura em Pedagogia a Distância
CONFORTO TÉRMICO PUC.Goiás Departamento de Artes e Arquitetura
INTERAÇÃO COM O MUNDO NATURAL:
Setembro O valor da tecnologia e da engenharia1 Formação Livre II O Valor da Tecnologia e a Inovação IST – MEE (1º ano curricular) 2011/2012, 1º.
1 Mesa Redonda A sinergia entre metalurgia, materiais e mineração Sinergia entre as Engenharias Metalurgia, Materiais e Mineração André Luiz V. da Costa.
UNIVERSIDADE GAMA FILHO PROCET – PRO-REITORIA DO CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO Disciplina de Introdução a Engenharia.
a. Visão geral da carreira b. Histórico da Engenharia
Negócio Registro e fiscalização do exercício profissional nas áreas de Engenharia, Agronomia e demais áreas que o conselho representa. Objetivos Garantir.
PROJETO UNIDADE II DISCIPLINA: NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
A ENGENHARIA E O MEIO AMBIENTE
Curriculum Vitae e outros documentos
Um espaço para formação, informação e reflexão. Neste mês nossa homenagem e gratidão vai para um profissional muito especial...
O Sistema de Garantia da Qualidade do Ensino na Universidade Nova de Lisboa Patrícia Rosado Pinto Luís Espinha da Silveira Daniela Costa Ramos
Indicações para a Apresentação Oral Final Comunicação Oral e Escrita IST – LEE (2º ano curricular) 2011/2012, 1º semestre Prof. responsável – António S.
Apresentação da disciplina Comunicação Oral e Escrita IST – LEE (2º ano curricular) 2011/2012, 1º semestre Prof. responsável – António S. Carvalho Fernandes.
Preparar um RESUMO de uma notícia IST – LEE (2º ano curricular) 2011/2012, 1º semestre Prof. responsável – António S. Carvalho Fernandes.
EPISTEMOLOGIA E EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA Marcos da Silveira PUC-Rio CEEE2005.
Setembro Formação Livre II O Valor da Tecnologia e a Inovação IST – MEE (1º ano curricular) 2011/2012, 1º semestre Prof. responsável – António S.
Formação Livre II O Valor da Tecnologia e a Inovação IST – MEE (1º ano curricular) 2011/2012, 1º semestre Prof. responsável – António S. Carvalho Fernandes.
Perguntas de Modelação
8- Bases de dados Formação Livre II O Valor da Tecnologia e a Inovação IST – MEE (1º ano curricular) 2011/2012, 1º semestre Prof. responsável – António.
Formação Livre II O Valor da Tecnologia e a Inovação IST – MEE (1º ano curricular) 2011/2012, 1º semestre Prof. responsável – António S. Carvalho Fernandes.
3- Conhecimento, trabalho e valor Formação Livre II O Valor da Tecnologia e a Inovação IST – MEE (1º ano curricular) 2011/2012, 1º semestre Prof. responsável.
1 Formação Livre II O Valor da Tecnologia e a Inovação IST – MEE (1º ano curricular) 2011/2012, 1º semestre Prof. responsável – António S. Carvalho Fernandes.
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA
Desempenho dos alunos e professores em escolas com alta e baixa tecnologia "Desempenho dos alunos e professores em escolas com alta e baixa tecnologia".
IEP Introdução à Engenharia de Produção
Diagnóstico do Curso de História 1º. Semestre Disciplinas 2.Perfil dos Estudantes.
Diagnóstico do Curso de História 2º. Semestre Avaliação das Disciplinas.
Formação Gerencial em Saúde: formar “somente” Líderes? Pedro R.Barbosa ENSP - FIOCRUZ.
PROJETO DA SALA DE INFORMÁTICA ESCOLA AUGUSTO MONTENEGRO
Seminário de Integração Profissional V 3.º ano – 2.º semestre Ano letivo 2012/2013 Discentes: Ana Patrícia Cal, 9835 Diana Ferreira, 9837 Docente: Ana.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
“Água, Fonte de Vida”. CURSISTAS: Adaídes Facundes Francisca Fernandes, Raimunda Diniz Roza Mel o ESCOLA: Estadual José Costa Soares LOCAL: Guaraí/TO TURMA/CLASSE:
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
Temas 2016 de Metodologia da Pesquisa Curitiba 01/04/2016.
5- A quantificação do valor: stocks e fluxos
Formação Livre II O Valor da Tecnologia e a Inovação
8- Bases de dados IST – MEE (1º ano curricular) 2011/2012, 1º semestre
6- O valor da tecnologia e da engenharia
10- Produtividades e Crescimento
Formação Livre II O Valor da Tecnologia e a Inovação
Formação Livre II O Valor da Tecnologia e a Inovação
8- Bases de dados IST – MEE (1º ano curricular) 2012/2013, 1º semestre
O Valor da Tecnologia e a Inovação
Formação Livre II O Valor da Tecnologia e a Inovação
O Valor da Tecnologia e a Inovação
10- Produtividades e Crescimento
Formação Livre II O Valor da Tecnologia e a Inovação
Formação Livre II O Valor da Tecnologia e a Inovação
8- Bases de dados IST – MEE (1º ano curricular) 2009/2010, 1º semestre
Formação Livre II O Valor da Tecnologia e a Inovação
9- A inovação tecnológica
Formação Livre II O Valor da Tecnologia e a Inovação
Formação Livre II O Valor da Tecnologia e a Inovação
Transcrição da apresentação:

Setembro Formação Livre II O Valor da Tecnologia e a Inovação IST – MEE (1º ano curricular) 2011/2012, 1º semestre Prof. responsável – António S. Carvalho Fernandes QUESTÕES E CONTEÚDO

Setembro AS QUESTÕES: Sabem os engenheiros como os seus produtos são valorizados pela sociedade? Sabem como se acrescenta e se destrói valor? Conhecem a natureza da inovação? Percebem o que é a tecnologia e qual o seu papel?

Setembro As perguntas básicas: O que é o valor e porque tende a crescer? O que é o conhecimento? O que é a tecnologia e o capital? Como é que o conhecimento aumenta? Como é que as sociedades asseguram o seu desenvolvimento?

Setembro As perguntas concretas Como se quantifica o valor que criamos? Que fazer para criar mais valor? Como se usa o valor criado? Qual o papel da tecnologia e dos engenheiros?

Setembro temas para reflexão: 1- O conhecimento e a tecnologia 2- A tecnologia e o capital 3- Conhecimento, trabalho e valor 4- O valor económico 5- Quantificação do valor 6- O valor da tecnologia e da engenharia

Setembro O valor acrescentado e a cadeia de valor 8- O valor nas empresas e o valor nacional. A Base de Dados BDTec 9- A inovação tecnológica 10- produtividades e Crescimento