Roberto DaMatta.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Obs.: persuadir = convencer
Advertisements

Ciência que estuda a origem e o desenvolvimento
Ética e subjetividade – uma reflexão
Elementos de Lógica Matemática
“Os olhos de quem vê”.
Pais com limites, Filhos com limites
Quanto vale ou é por quilo?
A arte de ser mais igual que os outros
Interpretações do Brasil
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
Eduardo Marques Cem/Cebrap e Dcp/Usp
O código no qual se estrutura determinada linguagem, ou seja, a sua forma, está ligada a certos traços da matéria de expressão.
PERSONALIDADE E TRABALHO
Na vida temos que ter atitude.
Sawabona Shikoba.
A análise do capitalismo por Karl Marx
Limites Somos as primeiras gerações de pais decididos a não repetir com os filhos, os erros de nossos progenitores e com o esforço de abolirmos os abusos.
Trabalho de Filosofia Grupo 3
UDESC Ética Profissional Prof.ª Kênia Gaedtke
Aos meus amigos....
CONSTITUIÇÃO E DIREITO RELACIONAL BRASILEIRO
GOSTO MUITO DE VOCÊ!!!.
PERSONALIDADE E TRABALHO
PERSONALIDADE E TRABALHO
Curso Direito à Memória e à Verdade
Limites.
Curso para Agentes de Desenvolvimento Etapa I Básica.
Por que determinada conduta alheia tem o poder de perturbar a sua paz?
Ame enquanto é tempo... PRESTE ATENÇÃO AO QUE VOCÊ VAI LER!!!
O PENSAMENTO SOCRÁTICO
Inteligências que percorreram, construíram e herdaram de si mesmas tudo o que a expressão humana fantasticamente pode conceber, não nos cabe mais a fundação.
Mecanismos de Defesa Keli Steffler.
Desigualdade Social Nome: Caroline nº 11; Juliana nº 15. 2º EM B.
O que faz brasil Brasil?.
Meu Mundo é Você!.
"O DESTINO DE CADA UM".
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
CONSTITUCIONALISMO E CONSTITUIÇÃO
Gravidez na adolescência
CAPACITAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL QUE BENEFICIAM DE SUBVENÇÕES ATRAVÉS DO INSTRUMENTO EUROPEU PARA A DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS.
Filosofia Grega: Pré-socráticos, Sócrates, Platão e Aristóteles
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
Cooperação na Prática Já sabemos o que é mesmo cooperação?
"O DESTINO DE CADA UM".
Unidade 4 Sociedade em Conta de Participação
Relações Étnico-Raciais e Afro-Descendência
COMUNICAÇÃO E RELACIONAMENTO
Um cidadão brasileiro caminhava pela praia quando tropeçou numa velha lâmpada.
Disciplina de Sociologia Prof.ª: Thayanne Siqueira
INTERPRETAÇÃO ANTROPLÓGICA DAS LEIS NO BRASIL
1 Unidade A sociedade dos indivíduos
Amigo: alguém que sabe de tudo a teu respeito e gosta
As intervenções verbais do terapeuta
Deus trabalha mesmo no Silêncio
Karl Marx e F. Engels Marx ( ) Engels ( )
Rondineli Alves Eden Lopes 2PPN Giovanni Iannoni.
Teoria das Relações Internacionais I Teorias Clássicas Cristiane Lucena Professora Doutora, IRI/USP
UNIVERSALISMO X RELATIVISMO CULTURAL
Muito obrigada Pai Por ter me entendido enquanto eu crescia e por ter aceitado minhas tão rápidas mudanças. Deve ter sido difícil manter-se em calma comigo,
Frases Carmesim 202ª Semana Extraídas do Site:
Sabe com quem está falando?
Grupos sociais.
Saúde Coletiva Saúde : “ È um completo estado de bem estar físico mental e social, e não meramente a ausência de doença” ( OMS 1948). Saúde: “ È um bem.
LimitesLimites Somos as primeiras gerações de pais decididos a não repetir com os filhos, os erros de nossos progenitores...
REPÚBLICA Formas de governo. Outra importante forma de governo é a República. Trata-se da maneira mais comum de se governar atualmente e a mais identificada.
SUJEITO Aspectos semânticos Professora Anna Frascolla Colégio Cândido Portinari 8º ano / 2016.
As Palavras são a nossa forma de comunicação com as pessoas que estão em à nossa volta e são indispensáveis para uma vida em sociedade, mas o que poucos.
Introdução a Análise de Redes Sociais de Informação
Psicologia Social É o estudo científico de manifestações comportamentais de caráter situacional, suscitadas pela interação de uma pessoa com outras pessoas.
Transcrição da apresentação:

Roberto DaMatta

“Você sabe com quem está falando?” É um rito de autoridade É um ritual tão brasileiro como as situações de confraternização social, como o carnaval >> seu simétrico inverso.

Constitui na “separação radical e autoritária de duas posições sociais real ou teoricamente diferenciadas”. É um rito “escondido”, pois mascara a democracia racial e social do brasileiro. Forma velada de expressão dos preconceitos.

Subverte nosso orgulho da intimidade, da suposta ausência de fronteiras >> revela as hierarquias mascaradas pelo carnaval, pelo futebol, pela praia. É a negação da simpatia: “Põe as coisas no seu devido lugar”. Denota conflito >> por isso é negado.

Hipótese do autor: no Brasil, o conflito é evitado por que os lugares sociais estão claros. Há uma profunda e clara hierarquia na qual cada qual sabe seu lugar. É clara mas é implícita, daí o constrangimento da frase. Revela o paradoxo de uma sociedade onde tudo é universal e cordial, apesar de uma hierarquia profundamente arraigada.

Remete a uma identificação social vertical. É um instrumento social de uma sociedade na qual a moral está nas relações pessoais. É uma atualização da cordialidade; uma resposta à tentativa de imposição da lei impessoal.

Variações: Quem você pensa que é? Onde você pensa que está? Recolha-se à sua insignificância. Vê se te enxerga!

Essas frases restabelecem uma hierarquia momentaneamente perdida. O oposto americano: a formalidade reage à “malandragem” com o who do you think you are? Na versão americana, a pergunta aparece para restabelecer a igualdade, é um rito igualitário.

Qual é, então, o dilema brasileiro? Sociedade com dois ideais: igualdade e hierarquia. “Aos meus amigos tudo; aos meus inimigos a lei” (GV). O Brasil opera com duas noções sobrepostas: pessoa E indivíduo.

Pessoa X indivíduo Indivíduo: lei universal, igualdade, anonimato. Pessoa: exige atenção enquanto alguém diferenciado; quer a curvatura da lei à sua personalidade. No Brasil há a sobreposição dessas duas noções. >> Código duplo. EUA excluem a pessoa, Índia os indivíduos. Paradoxo brasileiro: o Estado moderno, individualizante e cidadão, só existe para os menos favorecidos.

São duas formas de agir e conceber o mundo social. O “você sabe...” é a tentativa drástica de mudança de chave. O dilema brasileiro: Temos regras universalizantes feitas para corrigir as desigualdades. No entanto, elas as reforçam.

Caso ocorrido em julho de 2002: Ao fazer cumprir a lei, a guarda de trânsito Rosimeri Dionísio, no Rio de Janeiro, recebendo uma punição inusitada: foi parar na delegacia e autuada depois de multar o carro do filho de um desembargador - um Golf - e mais sete veículos estacionados em local proibido (Rua Lacerda Coutinho, em Copacabana). O desembargador era o renomado jurista Eduardo Mayr, da 7ª Câmara Criminal, o qual alegou desacato à autoridade e abuso de poder para fazer o registro de ocorrência na polícia contra a guarda de trânsito.