Interfaces Conversacionais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Modal Verbs.
Advertisements

Passado Simples e Presente Perfeito
Object and Subject Pronouns
Interfaces Conversacionais
DIRETORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE CIÊNCIAS HUMANAS E ENGENHARIAS DISCIPLINA: INGLÊS FUNDAMENTAL - NOITE PROFESSOR: JOSÉ GERMANO DOS SANTOS PERÍODO LETIVO
SUBJECT PRONOUNS.
Verbo Modal Could = Poderia
VERBO CAN O CAN é usado para dizer se alguma coisa é possível ou se alguém tem a habilidade para fazer alguma coisa.
Modal verbs O modal Verb é um tipo especial de verbo auxiliar que é usado junto com um verbo principal. De modo geral, indica possibilidade, obrigação,
MODAL verbs.
Indirect Object Pronouns - Pronomes Pessoais Complemento Indirecto
Pronomes Indefinidos.
Avaliação Constituição dos grupos de trabalho:
Wh- Questions e Short Answers
SIMPLE PRESENT O Simple Present é o equivalente, na língua inglesa, ao Presente do Indicativo, na língua portuguesa. O Simple Present é usado para indicar.
10/ Daily Goal Sheet & Daily Checklist for Teachers Folha do Objetivo Diário & Checklist diário para os Professores By Por David Batty PSNC #7.
EXAME DO PRIMEIRO MÓDULO
Teacher Cadu English Review
Inglês Técnico TERMOS E EXPRESSÕES UTILIZADAS EM PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES E ATIVIDADES RELACIONADAS A INFORMÁTICA ________________________________________________.
FAMILY IS FAMILY.
suas Tecnologias - Inglês Possessive Adjectives/Possessive Pronouns
HABITS.
Básicos de Português Por: Karla Salazar.
RELATIVE PRONOUNS O pronome relativo é utilizado para retomar uma pessoa ou um objeto que foi falado anteriormente e funciona como conector do sujeito.
Unit 8 Subject and Object Pronouns.
Phrasal Verbs.
REVISÃO DA PROVA MENSAL DO 7º ANO (2º Bimestre)
Rafael Polo UNIRIO/PPGI.  Os seres humanos, como criadores e consumidores de conhecimento, criaram um espaço de conhecimento global. A World Wide Web.
MAKE VS. DO Make and Do, são traduzidos como “fazer” em Português. Seu uso é confuso por isso vamos estudá-los gradativamente e interiorizar seu uso mais.
EREM Professor Barros Guimarães Teacher: Josiane Lima
I could start dreamin, but it never ends Eu poderia começar a sonhar mas isso nunca terminaria As long as you're gone we may as well pretend Enquanto.
At school... Conhecendo os colegas (relembrando).
XML Namespaces XML Namespaces provê um método para evitar conflito de nomes de elementos.
Verbos III Sentenças Perfeitas
O que são os alertas do Google?
A Birthday Party Público-alvo: 7º ano Ensino Fundamental.
SIMPLE PRESENT TENSE.
Used to.
WIKISPACE Tutorial. Índice TópicoSlide Creating an accountslide 3 Introductory informationslide 4 Edição básicaslides 5 – 7 Inserção de arquivos e imagensslides.
O Professor de Inglês Aprendendo e Ensinando
Can Must Verbos Modais Could Should.
Modal verbs II Verbos modais 2.
Se você partir, se me deixar Como vou ficar...morrendo devagar Se você partir, a vida nada vai significar Se você partir, se me abandonar Vou pedir.
Modal verbs Verbos Modais.
PSTDP Week 20 Thursday Reading/Writing.
Introductions, Sustaining a Basic Conversation, and learning about family.
QUESTION TAGS or TAG QUESTIONS
By Búzios Slides Sincronizado com a Música All For Love Bryan Adams & Rod Stewart.
P REPOSITION Conctores – parte 2. D EFINIÇÃO E T IPOS : Definição: liga substantivos, pronomes e outras palavras numa frase Posição: antes do substantivo.
MODAL VERBS Cecília Hartt.
Na linha Tradução Rolagem automática On the Line Michael Jackson.
Adriano Melo IDE Eclipse + Subclipse Link para download: \\cin01\scratch_astm$\eclipse.zip
May 6th – Good Morning.
Língua Estrangeira - Inglês
Adjectives of quantity: some / any
WHEN, WHERE, WHO, WHAT, WHY, WHAT TIME, HOW OFTEN
LÍNGUA INGLESA Subject Pronouns x Object Pronouns
INDEFINITE PRONOUNS Os pronomes indefinidos são invariáveis e têm empregos específicos de acordo com a forma (afirmativa, interrogativa e negativa). 
PASSIVE VOICE PASSIVE VOICE What happened? Do you know who did it? © Teacher: Catarina Fernandes.
Verbo to be. Outros verbos.. Verb to be Simple present Am Is Are.
Subject pronouns x possessive adjectives
1 102nd Workshop Reflexão sobre a Ação: O Professor de Inglês Aprendendo e Ensinando PUC -D.
MODALIZAÇÕES. MODALIZAÇÃO  Para expressar graus de probabilidade e de frequência em afirmações ou perguntas, temos à disposição inúmeros operadores modais.
Abril 2016 Gabriel Mormilho Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo Departamento de Administração EAD5853 Análise.
Grammar Reference Simple Future Future Continuous Upgrade 2 - Unit 2
Unit l Verb to be.
Music: expression of culture
Simple Present Tense. . In English the Simple Present is used to express actions that are made with a certain frequency, like go to school, work, study…
Pesquisadores envolvidos Recomenda-se Arial 20 ou Times New Roman 21.
shut up! Go on! Multi-word verbs Hold on, please! Look out!
Transcrição da apresentação:

Interfaces Conversacionais Interação Humano-Computador Fabrício Enembreck

A Técnica Morfológica Técnica Morfológica: (Gramática + Ontologia) Comunicação baseada em sistemas de diálogo Diálogo orientado a tarefas e questão/resposta Um motor de diálogo interpreta atos de diálogo

Arquitetura geral

Análise Sintática (s ‘(When does the flight from Curitiba to Paris leave)) ((S :TYPE WH-Q :WH-QUERY (PP-39 :TYPE WH :HEAD WHEN) :SUBJ (NP :DET THE :HEAD FLIGHT :MODS ((PP :PREP FROM :POBJ (NP :UNKNOW CURITIBA)) (PP :PREP TO :POBJ (NP :UNKNOW PARIS)))) :MAIN-V LEAVE))

Definição de uma gramática ;======================================== ; S (Sentence, an english sentence) S  S1 | S2 | S3 | S4 | S5 | S6 | S7 | S8 | S9 | S10 | S11 | S12 | S13 | S14 | S15 S1  VP-ACTION NP S2  VP S3  AUX NP VP S4  VP NP S5  PP AUX NP VP/PP S6  PP NOUN AUX NP VP/PP S7  WH-WORD S8  PP VP S9  ADV S10  NP AUX VP S11  NP VP S12  NP S13  EXPLA AUX NP VP S14  EXPLA NP VP/PP S15  EXPLA VP NP

Definição de uma gramática ;======================================== ; U (Unknown) U  U1 | U2 | U3 | U4 U1  UNKNOWN U U2  NOUN UNKNOWN U3  UNKNOWN NOUN U4  UNKNOWN ; VP (Verb Phrase) VP  VP1 | VP2 | VP3 VP1  SIMPLE-VP VP2  PRE SIMPLE-VP VP3  SIMPLE-VP PPS ; VP/PP (Verb Phrase) VP/PP  SIMPLE-VP PPS/PP ...

Geração de uma Árvore Sintática: algoritmo de matching Sentence Sentence Conjunction Sentence Simple Verb Phrase Simple Verb Phrase Nominal Phrase Verb Phrase Verb Phrase Noun Verb Art Noun Verb Adv Pedro quebrou o vaso e saiu correndo.

Expressões atômicas de uma gramática WH-WORD  member of the list of “wh” words. Ex.: (why, what, when, …) EXPLA  member of (why, how) PRE  member of the list of prepositions. Ex. : (pos, from, in, on, out, up, to, over, under, at, of, for, with) AP  ' ADV  member of the list of adverbs. Ex.: (yes, no, sure, ok, none, nobody, any) ART  member of the list of articles. Ex.: (a, an, the) NOUN  member of the list of nouns. Ex.: (seat, house, mail, text, morning, age, e-mail, address, name, document, title, paper, file, article, information, flight, time, baby, box, corner, dialog, task, subject, carbon-copy, message, address, arrival, depart, author, date, year, subject, theme, today, morning, page, webpage, web-page, web) PROPER-NAME  member of the list of proper names. Ex.: (mary, boston, cesar, marco, barthes, fabricio) PRO  member of the list of pronouns. Ex.: (I, you, he, she, it, we, they, me, them, this, these, those, that, my, our, your) VERB  member of the list of verbs. Ex. : (set, can, book, do, does, is, exit, like, works, see, eat, am, work, find, locate, search, return, execute, leave, carrying, put, send, excuse, go, burn, hidden, start, abort, cancel, want, know, write, compose, arrive, teach, teaches, means, mean, produce, produces, build, allow, allows, create, creates, look) VERB-ACTION  member of the list of verbs used in actions. Ex.: (search, look, give, return, show, compute, leave, arrive, go, does, do, work, teach, teaches, teach, means, create, creates, produce, build, allow, make) AUX  member of the list of modal verbs. Ex.: (can, do, does, did, should, may, might, must, could)

Análise Semântica (:OBJECT ((S :TYPE WH-Q :WH-QUERY (PP-39 :TYPE WH :HEAD WHEN) :SUBJ (NP :DET THE :HEAD FLIGHT :MODS ((PP :PREP FROM :POBJ (NP :UNKNOW CURITIBA)) (PP :PREP TO :POBJ (NP :UNKNOW PARIS)))) :MAIN-V LEAVE)) (:OBJECT ((:OBJECT FLIGHT :SLOT FROM :VALUE (:OBJECT CURITIBA)) (:OBJECT FLIGHT :SLOT TO :VALUE (:OBJECT PARIS))) :SLOT LEAVE)) :SLOT TIME)

Motor de Inferência A partir da representação semântica, procura na ontologia os valores e objetos solicitados A ontologia é representada na forma de uma rede semântica (MOSS) Cada tipo de enunciado possui uma semântica bem determinada

Diálogo questão/resposta

Diálogo orientado a tarefas

Diálogo orientado a tarefas Serve a solicitar serviços Informações terminológicas

Diálogo orientado a tarefas(cont.) Informações Estruturais

Grafo de diálogo

Grafo de diálogo Construído apriori Construído dinamicamente O programador lista todas as possibilidades de respostas dos usuários e especifica as ações associadas a cada possibilidade Custo alto de modelagem Construído dinamicamente Precisa de um mecanismo de coordenação O mecanismo de coordenação deve indicar a sequência de nós a visitar em função das entradas do usuário Coordenação pode ser complexa

Motor/Coordenação de Diálogo

Explorando conhecimento com Linguagem Natural

Explorando conhecimento com Linguagem Natural(cont.)

Base de conhecimentos gerais

Base de conhecimentos sobre mecânica

Questões específicas User: How can I create a vacuum cleaner? System: Firstly, a switch is needed to physically alternate the polarities from the power supply so the motor runs in a clockwise or CCW direction. If you use a Remote control, it must be… The production of an AC motor must… User: Why must I create an ac motor? System: The production of an AC motor for a suction cleaner needs take into account a relative speed, high torque for turning a fan unit and the belt drive.

Sobre sistemas de diálogo Atos de diálogo podem ser utilizados para construir sistemas capazes de responder a sentenças em linguagem natural Independência entre modelo de diálogo e conhecimentos do domínio Motor de diálogo genérico + estrutura explícita das tarefas torna o sistema escalável

Trabalho (Segunda Parcial) Escolher um dentre as duas alternativas a seguir. Vc deve decidir também qual técnica utilizar (palavras-chave, morfológica ou semântica) Alternativa 1: Desenvolver um chatterbot capaz de responder perguntas sobre alguém. Esse sistema deve rodar na web e responder perguntas sobre: Tratamento pessoal (apresentação, cumprimentos em geral) Dados pessoais (nome, endereço, idade, etc.) Características físicas (altura, cor dos olhos, cabelos, etc.) Atividades acadêmicas (onde estuda, desde quando, oq estuda, etc.) Atividades profissionais (onde trabalha, oq faz, desde quando, etc.) Hobbies (oq gosta de fazer, oq faz no final de semana, etc.)

Trabalho (Segunda Parcial) Alternativa 2: Desenvolver um sistema para reserva de passagens rodoviárias inter-municipais usando linguagem natural. O sistema deve conter: Um grafo de diálogo Um mecanismo de coordenação de diálogo Permitir ao usuário saltar de um nó para outro no diálogo de maneira natural Uma base de passagens fictícias para confirmar a reserva ou informar passagens que satisfazem parcialmente os dados dos usuários Obter do usuário as seguintes informações: Quantidade de passagens Cidade de partida Cidade de destino Horário de saída Data da viagem (incluindo valores como “amanhã”, “sexta-feira”, etc.) Tipo do bilhete (convencional, leito, semi-leito, etc)

Trabalho (Segunda Parcial) Alternativa 3: Desenvolver um Agente Assistente capaz de auxiliar um usuário a navegar em um site web. O sistema deve: Rodar no browser Utilizar um site com pelo menos 20 páginas que contém pelo menos uma tela de texto cada uma Responder perguntas dos usuários sobre as informações do site Indicar as páginas e parágrafos relacionados com a resposta do usuário O site deve ser comercial

Entrega do trabalho Entregar documento com descrição do sistema, modo de instalação (se houver), funcionamento e código fonte. Fazer teste de autoria e avaliação do funcionamento do sistema no laboratório Equipe: máximo duplas Valor total: 10.0 pontos (3a. parcial) Data de entrega final (documento (2.0 Pontos) + programa (8.0 Pontos)): 05/12