Capacitação dos Tutores Informática na Educação 2 (UNIRIO)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tutora: Profª Ticyara Halik S. Vicente
Advertisements

AS TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS NA ESCOLA
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
“Um melhor aprendizado não surge das descobertas de novas maneiras do professor instruir, mas de dar ao aprendiz melhores oportunidades de construir.”
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Universidade sem Fronteiras
ComunicaTEC: Ferramentas de Comunicação para Educação e Colaboração Pimentel1 / 12SBSI, Curitiba-PR, 8-10 Nov Pimentel
AulaNet: um ambiente gratuito para educação online e colaborativa
Um exemplo de disciplina para Educação a Distância
Prof. Dr. Pimentel Ricardo R. Nunes
TIAE: um exemplo de disciplina para Educação a Distância
Ferramentas de Mediação no Moodle
Um curso utilizando o moodle: Mecânica Rotacional
Produção do conhecimento em EAD
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Portal Educacional Clickideia 4ª Capacitação Professores Coordenadores 25/08/2011 – Auditório FATEC.
ALEXANDRA ALINE VERA.
Requisitos de Hardware e Software Conhecimentos Básicos Acesso ao EaD
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
Utilização educativa de blogues Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março na Escola EB 2, 3 Gaspar Correia.
Formas de Interação.
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Orientações Gerais.
TelEduc FASCIMINAS- Faculdade de ciências Aplicadas de Minas Gerais
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
República Federativa do Brasil Governo Federal Ministério da Educação Chamada Pública para Seleção de Pólos Municipais de Apoio Presencial e de Cursos.
Informações sobre o Teleduc
OFICINA “ A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, através do computador"
UFPB Virtual: histórico e operacionalidade do curso
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Tecnologia e Educação Iolanda B. C. Cortelazzo
ComunicaTEC: Ferramentas de Comunicação para Educação e Colaboração Pimentel1 / 15 Prêmio Br TIC, Brasília, Nov 2006 Prof. D.Sc. Mariano Pimentel.
Conhecendo o TelEduc UNIMINAS - União Educacional Minas Gerais
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
EJA ENSINO MÉDIO – ENSINO À DISTÂNCIA
Ambiente Virtual de Aprendizagem Simone Krause Suecker 2014/2.
Deise Kramer Lima Fernandes
Plataforma NetAula Ambiente Aluno
Internet na Educação Médica Renato M.E. Sabbatini, PhD Silvia Helena Cardoso, PhD Núcleo de Informática Biomédica Universidade Estadual de Campinas.
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
DISCIPLINA: Os recursos tecnológicos e a Psicopedagogia
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
PEDAGOGIA GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL - UNIMINAS Saiba mais sobre o ambiente educacional.
Pesquisa para Avaliação de Disciplina
Ferramentas/Recursos do TelEduc. Os recursos do ambiente são distribuídos da seguinte forma: Estrutura do Ambiente: contém as informações sobre o funcionamento.
as primeiras formas de uso do computador pelas crianças
Tecnologias na escola Numero de docentes: 12 Numero de entrevistados: 8.
Uniminas- União Educacional de Minas Gerais Curso Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Professores:Gilca Vilarinhos Juliene Vasconcelos Zeila Miranda.
Informática Aplicada a Educação II Profº Gilca Dos Santos Vilarinho Introdução Educação á Distância III Profº Zeila Miranda Didática doa Meios II Profº.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 11.
CONHECENDO O. O que é o TelEduc O TelEduc é um ambiente para realização de cursos a distância através da Internet. Está sendo desenvolvido no Nied (Núcleo.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
O computador como Meio e como Fim...
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional TelEduc Fabiana Resende de Oliveira.
ComunicaTEC: Tecnologias de Comunicação para Educação e Colaboração ComunicaTEC Pimentel1 / 12 UNIRIO, Prof. Dr. Pimentel
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Transcrição da apresentação:

Capacitação dos Tutores Informática na Educação 2 (UNIRIO) Pimentel - pimentel@uniriotec.br (Coordenador da Disciplina IE2-UNIRIO) PAIEF, UNIRIO 24 de Março de 2007 Pimentel (Coordenado da Disciplina IE2) Capacitação de Tutores, PAIEF, 24 Mar 2007

Agenda Relatório verbal dos tutores: Como anda a disciplina IE2 nos pólos? Avaliação a Distância: Guia de correção da AD1 e sugestões para AD2 Tópico especial sobre o conteúdo: “Informática como ferramenta para mudança de paradigma-educacional: do comportamentalismo para o construtivismo e o interacionismo” Pimentel (Coordenado da Disciplina IE2) Capacitação de Tutores, PAIEF, 24 Mar 2007

Relatório verbal dos tutores Problemas, dúvidas, sugestões, críticas? Material impresso Todos os pólos receberam os volumes 1, 2 e 3? Faltaram exemplares para os(as) aprendizes? Analisar e encaminhar dúvidas sobre o conteúdo Nova Plataforma CECIERJ/CEDERJ Conseguiram acessar o Cronograma e a AD1? Laboratório O laboratório de informática tem horário reservado para uso dos(as) aprendizes de pedagogia? (enviar horário de tutoria) O laboratório está sendo usado pelos(as) aprendizes? (enviar freqüência dos alunos) Há computadores suficientes? (caso seja preciso, enviar pedido de aquisição de máquinas) Os programas (software) satisfazem as necessidades da disciplina? (enviar sugestões de aquisição) Além de computadores e software, há outros equipamentos (impressora, scanner, webcam etc.) ou infra-estrutura que precisem ser atualizados ou adquiridos? Visita da coordenação ao pólo Que pólos desejam uma visita? Algum demanda específica? Relatório: encaminhar para o coordenador da disciplina por email pela plataforma Pimentel (Coordenado da Disciplina IE2) Capacitação de Tutores, PAIEF, 24 Mar 2007

AD1: Guia de Correção QUESTÃO 1 (1.0 ponto): Disserte sobre o uso de computadores na educação. Enumere 3 limitações e 3 possibilidades sobre o uso do computador na realidade da escola. Indique sua resposta e defenda seu ponto de vista sobre o questionamento: o computador é um aliado ou inimigo do professor? A resposta deve conter de 12 a 25 linhas de texto. Analise a resposta fornecida e identifique: Foram abordados 3 limitações ou problemas sobre o uso do computador na realidade da escola? ( ) 1.0 – SIM ( ) 0,5 – PARCIALMEMTE ( ) 0,0 – NÃO Foram abordados 3 possibilidades ou benefícios sobre o uso do computador na realidade da escola? ( ) 1.0 – SIM ( ) 0,5 – PARCIALMEMTE ( ) 0,0 – NÃO Está explícita a posição se o computador é um aliado ou um inimigo do professor? ( ) 1.0 – SIM ( ) 0,5 – PARCIALMEMTE ( ) 0,0 – NÃO A posição foi bem defendida (é coerente)? ( ) 1.0 – SIM ( ) 0,5 – PARCIALMEMTE ( ) 0,0 – NÃO A resposta contém de 12 a 25 linhas? ( ) 1.0 – SIM ( ) 0,5 – PARCIALMEMTE ( ) 0,0 – NÃO Some os pontos. 4,5 a 5,0 pontos → nota sugerida = 1,00 3,5 a 4,0 pontos → nota sugerida = 0,75 2,0 a 3,0 pontos → nota sugerida = 0,50 0,5 a 1,5 pontos → nota sugerida = 0,25 0,0 pontos (ou resposta em branco) → nota sugerida = 0,00 Pimentel (Coordenado da Disciplina IE2) Capacitação de Tutores, PAIEF, 24 Mar 2007

AD: Sugestões dos tutores O que achou da AD1? O que deve ser mantido? Quais os aspectos positivos? O que deve ser repensando? Quais os aspectos negativos? As questões incentivaram os(as) aprendizes a estudar os conteúdos? As questões foram pertinentes aos objetivos das aulas? As questões foram exageradamente difíceis, fáceis ou trabalhosas? Deve-se manter 10 questões, diminuir ou aumentar a quantidade? Enviar sugestões de questões para AD2 Pimentel (Coordenado da Disciplina IE2) Capacitação de Tutores, PAIEF, 24 Mar 2007

Tópico especial sobre o conteúdo “Informática como ferramenta para mudança de paradigma educacional: do comportamentalismo para o construtivismo e o interacionismo” Videoclip: “Another brik in the wall” [do filme “Pink Floyd - The Wall”, de Roger Waters dirigido por Alan Parker, 1982] Discuta: Por que é necessário promover uma mudança na educação? Uso da informática para promover: Comportamentalismo ou Instrucionismo (Skinner) → software de instrução explícita e direta: instrução auxiliada por computador (CAI), tutorial, exercício-e-prática; Construtivismo (Piaget)→ software para exploração auto-dirigida: LOGO e editores (de texto, de imagem, de planilha etc.); Interacionismo (Vigotsky) → tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs): sites, ferramentas de comunicação (correio-eletrônico [e-mail], lista de discussão, fórum, bate-papo [chat], videoconferência etc.) e plataformas de Educação a Distância. Prática: http://www.uniriotec.br/~pimentel/disciplinas/ie2/infoeduc Pimentel (Coordenado da Disciplina IE2) Capacitação de Tutores, PAIEF, 24 Mar 2007

“Dever de Casa” Usando o Fórum da plataforma, com todos os aprendizes da disciplina, continuar o Debate iniciado nesta capacitação: “Informática como ferramenta para a mudança de paradigma educacional: do comportamentalismo para o construtivismo e o interacionismo” Pimentel (Coordenado da Disciplina IE2) Capacitação de Tutores, PAIEF, 24 Mar 2007