Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde XXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde 27 a 30 de junho de 2007 Joinville.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Advertisements

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ
GRUPO 4 Coordenadora: Hilda Participantes:
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
POLÍTICA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE:
Ministério da Educação
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
A formação profissional técnica de
Educação profissional:
Mônica Diniz Durães Consultora Técnica DEGES/SGTES/MS
Prioridades do Ministério da Saúde
Programa Nacional de Telessaúde
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
42 a Reunião Anual da ABENO Salvador Pró-Saúde Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde Ministério da Saúde Ministério da Educação.
Implantação das Diretrizes Curriculares
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
PROJETO OLHAR BRASIL BASES LEGAIS:
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Programa Especial de Treinamento
Educação Superior a Distância Forgrad – maio/2005 Questões, tendências e políticas no âmbito do Ministério da Educação Prof. Rubens Martins
Educação Permanente em Saúde :
SÉCULO XX.
Programa Telessaúde Brasil
O que é? O PET (Programa de Educação Tutorial, antes chamado de Programa Especial de Treinamento) é um programa acadêmico integrado por grupos tutoriais.
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
A Educação a Distância na perspectiva
Política Nacional de Formação de Professores da Educação Básica Decreto nº de 29 de janeiro de 2009.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
Reunião dos Diretores e Coordenadores de Cursos de Medicina
SINAES: Concepções e Diretrizes
Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde
Programa Prevenir DER São Bernardo
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
APROVAÇÃO DO PROJETO CISBAF-2008 EXECUÇÃO DO PROJETO -2010
PATRO Associada da Disciplina de Clínica Geral e Propedêutica do Depto. De Clínica Médica FMUSP CNRM/MEC CREMESP Programa de Residência Médica.
Prof. Emerson Luiz de Castro 21/08/2013
MEC SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NOVEMBRO
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
Sistema Universidade Aberta do Brasil
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
A CNTU e a Saúde no Brasil
“Conectar coletivos na Saúde e na Educação”. Quem respondeu? -Maioria mulheres - Maioria profissionais de saúde -Residentes do Rio de Janeiro -
CONCEITO Espaço de troca de informações e experiências, compartilhamento de saberes e mobilização de recursos entre as Escolas Técnicas do Sistema Único.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
Proposta do Curso É parte da estratégia de fortalecer a capacidade avaliativa e institucionalizar a avaliação nos diferentes níveis de atuação das intervenções.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - SESu PRIORIDADES PARA O ANO DE 2004 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - SESu.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATIVAÇÃO DE PROCESSOS DE MUDANÇA NA
Rio de Janeiro, 28 de Outubro de III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede de Escolas de Governo.
PATRO FMUSP FENAM Federação Nacional dos Médicos
OFICINA – AGENDA ESTRATÉGICA – EDUCAÇÃO NA SAÚDE Intersetorialidade Saúde – Educação Brasília, 07 de dezembro.
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
PROEJA Luiz Augusto Caldas Pereira Diretoria de Formulação de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica.
A Formação de Recursos Humanos para a Saúde
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
SGTES Departamento de Gestão da Educação na Saúde/ SGTES/ MS Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde Pró-Saúde Departamento.
Ministério da Educação - MEC
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
Ministério da Educação - MEC Secretaria de Educação Superior – SESu Diretoria de Desenvolvimento da Educação em Saúde - DDES Coordenação Geral de Residências.
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica João Carlos Teatini Diretor de Educação Básica Presencial - DEB CAPES/MEC Secretaria de Educação.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE THAÍSA TEIXEIRA CLOSS CONGRESSO GAÚCHO DE ASSISTENTES SOCIAIS MAIO 2007.
Transcrição da apresentação:

Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde XXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde 27 a 30 de junho de 2007 Joinville - SC Comissão Interministerial de Gestão da Educação na Saúde Decreto Presidencial de 20 de junho de 2007

Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Comissão Interministerial de Gestão da Educação na Saúde Instituída por Decreto Presidencial de 20/06/2007 Função: ordenar a formação de recursos humanos para a saúde Composição: Ministério da Educação Ministério da Saúde CONASS CONASEMS

Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Atribuições da Comissão Interministerial de Gestão da Educação na Saúde I - subsidiar a definição de diretrizes para a política de formação profissional, tecnológica e superior, incluindo a especialização na modalidade residência médica, multiprofissional e em área profissional da saúde; II - subsidiar a definição de critérios para a autorização, o reconhecimento e a renovação de reconhecimento de cursos superiores na área da saúde; III - subsidiar a definição de critérios para a expansão da educação profissional, tecnológica e superior, incluindo a pós-graduação lato sensu nas modalidades de especialização, residência médica, multiprofissional e em área profissional na área da saúde; IV - identificar, periodicamente, a demanda quantitativa e qualitativa de profissionais de saúde no âmbito do SUS, de forma a subsidiar políticas de incentivo à fixação de profissionais de saúde, conforme as necessidades regionais; V - identificar, periodicamente, a capacidade instalada do SUS, a fim de subsidiar a análise de sua utilização no processo de formação de profissionais de saúde; e VI - estabelecer diretrizes para a educação na promoção da saúde, prevenção de doenças e assistência à saúde na rede pública de educação básica.

Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde PET - Sáude Francisco Campos Secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Ana Estela Haddad Diretora de Gestão da Educação na Saúde Gustavo Gusso Coordenador de Ações Estratégicas de Educação na Saúde José Noronha Secretário de Atenção à Saúde Luis Fernando Rolim Diretor de Atenção Básica Claunara Schilling Mendonça Assessora

Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde PET Saúde Portaria Interministerial nº 1.507/2007 DEGES/SGTES/MS, DAB/SAS/MS e SESu/MEC A Educação Tutorial caracteriza-se pela presença de um professor tutor com a missão de orientar e estimular a aprendizagem ativa dos estudantes a partir de uma prática fundada em compromissos éticos e sociais. No PET Saúde, além do Tutor Acadêmico, cria-se a figura do Preceptor, que tem como requisito ser um profissional do serviço de saúde. O Tutor Acadêmico deverá oferecer, além da orientação aos estudantes de graduação, a capacitação pedagógica ao Preceptor e a orientação voltada à pesquisa e produção de conhecimento relevante para o serviço de saúde. Por outro lado, terá a oportunidade de aprender também, e agregar ao curso de graduação, conhecimentos sobre o modelo de atenção, as necessidades de aprendizagem, a solução de problemas e a produção de conhecimento emanados do serviço.

Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Objetivos do PET Saúde facilitar o processo de integração ensino-serviço. institucionalizar as atividades pedagógicas dos profissionais do serviço valorizar esta atividade pedagógica promover a capacitação docente dos profissionais do serviço estimular a inserção das necessidades do serviço como fonte de produção de conhecimento e pesquisa na universidade estimular o ingresso de profissionais do serviço na carreira docente

Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Funcionamento: Edital de seleção Público-alvo: IES públicas, integrantes do Pró- Saúde, alunos do PROUNI Valor das bolsas: Tutor Acadêmico e Preceptor: R$ 1.045,89 (CNPq) Estudantes: R$ 300,00