SISTEMAS DE JOGO DEFESA Pressão total, e a partir do seu próprio campo

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Transcrição da apresentação:

SISTEMAS DE JOGO DEFESA Pressão total, e a partir do seu próprio campo Marcação por zona (flutuação) Troca de marcação Homem a menos 2. CONTRA ATAQUE Saída pelas pontas Saída pelo meio 3. ATAQUE - Sob marcação pressão - Sob marcação zona - Homem a mais 4. RETORNO À DEFESA - Pelo meio (funil) - Pelo meio marcando as pontas

DEFESA Marcação pressão total: - após perder a posse de bola, os jogadores retornarão à defesa, marcando os adversários individualmente, atentos para a necessidade de uma troca de marcação - ao retornarem ao próprio campo de jogo, os jogadores de defesa devem se posicionar pelo lado da bola, com o quadril virado para a mesma - ao retornarem ao próprio campo de jogo, os jogadores de defesa devem se posicionar de frente para o oponente, com os ombros alinhados com o adversário - retardar ao máximo a primeira falta no perímetro - o defesa deve se movimentar junto com o atacante, não deixando que ele tenha a dianteira da ação - o jogador de defesa deve olhar constantemente para o atacante do centro 2. Marcação pressão meia piscina: - após perder a posse de bola, os jogadores retornarão ao próprio campo para, só depois, iniciar a marcação individual aos adversários, sempre atentos a necessidade de uma troca de marcação - Repetir a movimentação do item anterior

3. Marcação por Zona ( Flutuação ) inicia com marcação pressão, retardando ao máximo a primeira falta no perímetro tem a finalidade de impedir o passe da bola ao jogador de centro tem a finalidade de preparar e iniciar um contra-ataque infiltrações com um ou mais jogadores zona setorial não é recomendável utilizá-la durante todo o período de defesa 4. Troca de marcação - da pressão para flutuação - da flutuação para pressão - retardar ao máximo a primeira falta no perímetro 5. Homem a menos >>> Marcação 3x3 os três atacantes que atuam nas posições 1 – 5 – 6 terão marcação individual nos outros três atacantes das posições 2 – 3 – 4, os dois defensores restantes se posicionarão entre eles, tentando interceptar o passe e/ou atrapalhar o chute.

IMPORTANTE: Todos os jogadores deverão combater com o braço levantado. >>> Marcação 4x2 a defesa marcará 3x2 - três jogadores na linha de 2m e dois jogadores na linha de 4m dos dois jogadores da linha de 4m: > o da posição 2 deverá marcar os jogadores das posições 2 e 6, além de fechar a passagem do passe para o jogador da posição 4. > o da posição 3 deverá marcar os jogadores das posições 3 e 5, além de fechar a passagem do passe para o jogador da posição 1. dos três jogadores da linha de 2m: > o defensor da posição 6 deverá marcar a sua posição e o da posição 1 > o defensor do meio deverá marcar as posições 5 e 6 > o defensor da posição 5 deverá marcar a sua posição e o da posição 4 IMPORTANTE: Todos os jogadores deverão combater com o braço levantado.

CONTRA ATAQUE Saída pelas pontas: dos três jogadores mais adiantados, dois irão pelas pontas até os dois metros o terceiro, irá nadar até os dois metros, em frente a uma das traves dos três jogadores mais atrasados, dois irão pelas pontas, e um deles irá receber a bola na altura do meio da piscina o jogador da ponta que não receber a bola deverá seguir no contra ataque até os dois metros, colocando-se na ponta ou em uma das traves. o jogador que recebeu a bola procurará dar andamento à mesma, colocando-a imediatamente na linha de dois metros - após o passe, deverá nadar em diagonal, se colocando entre os seis e quatro metros. o último jogador, provavelmente o marcador de centro, nadará primeiro em linha reta, depois para o lado oposto ao jogador que recebeu a bola, na saída do contra ataque. o final do contra ataque, quando concluído com a chegada de todos os jogadores, deverá posicionar a equipe numa armação 4x2, correspondente a de um homem a mais - a partir desse momento, poderão existir variações.

Saída pelo meio: dos três jogadores mais adiantados, dois irão pelas pontas até os dois metros o terceiro irá nadar até os dois metros, em frente a uma das traves dos três jogadores mais atrasados, dois irão pelas pontas, e o marcador de centro irá nadar de costas para receber a bola e dar continuidade ao contra ataque se a defesa marcar as pontas durante o retorno para o campo, o jogador com a posse de bola deverá seguir em direção ao campo adversário, da mesma forma que os outros dois jogadores mais atrasados, também pelas pontas após ultrapassar o meio da piscina, um dos jogadores que nadava pela ponta, irá seguir em linha reta, pela ponta, para os dois metros, ou nadará em diagonal, e irá parar em frente a uma das traves em qualquer dos dois procedimentos acima, o jogador com a posse de bola irá nadar para o mesmo lado que o companheiro de equipe, que iniciou o contra ataque junto com ele, estiver, logo à frente ao final do contra ataque, quando concluído com a chegada de todos os jogadores, a equipe deverá se posicionar numa armação 4x2, correspondente a de um homem a mais - a partir desse momento, poderão existir variações

ATAQUE Sob marcação pressão: sempre pedir a bola em movimento antes e depois de receber uma falta, olhar o posicionamento do centro movimentar a bola para o lado do centro abrir a defesa, nadando para o lado oposto ao da bola não permitir que o ataque recue 2. Sob marcação zona: entender qual a marcação que está sendo feita realizar a movimentação correspondente à defesa apresentada objetivos: colocar a bola no centro melhor posicionamento possível para chutar a gol 3. Homem a mais: Posicionamento 4x2 nos primeiros 10” fazer a bola andar rápido, usando sempre as duas pontas nos últimos 10” preparar e finalizar a jogada prevista

RETORNO À DEFESA Pelo meio (funil): quando a equipe que estiver atacando perder a bola, os três jogadores mais afastados do gol adversário retornarão ao campo de defesa, um ao lado do outro, e, a partir do meio da piscina, nadarão de costas os dois jogadores posicionados nas pontas, e na linha de dois metros, iniciarão o retorno para a defesa em linha reta, depois nadarão em diagonal até se posicionarem à frente dos três jogadores que já haviam iniciado o retorno o último jogador, o do centro, deverá retornar à defesa em linha reta, e marcar o jogador adversário mais longe do seu gol, ou aquele que a defesa lhe entregar 2. Pelo meio, marcando as pontas: os dois jogadores posicionados nas pontas, e na linha de dois metros, iniciarão o retorno para a defesa em linha reta, marcando os adversários, para que os mesmos não recebam a bola e dêem continuidade ao contra ataque o último jogador, o do centro, deverá retornar à defesa em linha reta e marcar o jogador adversário mais longe do seu gol, ou aquele que a defesa lhe entregar.

D E F E S A

A T A Q U E