Grupo: 1 Capítulo: 2 Tema: Introdução aos estudos históricos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONCEITO DE HISTÓRIA E SEU ESTUDO E PRÉ-HISTÓRIA
Advertisements

Revisão para a Recuperação Paralela do 1º Trimestre
Roteiro de estudo Caros alunos, nossa trimestral será no dia 27 de novembro. Para uma revisão significativa você, agora, deve formar uma dupla e iniciar.
A PESQUISA HISTÓRICA INVESTIGAR O PASSADO NA BUSCA DE COMPREENDER MELHOR A REALIDADE DA SOCIEDADE; ANALISAR AS “FONTES HISTÓRICAS” COMO PROVA DAS RELAÇÕES.
A PESQUISA HISTÓRICA INVESTIGAR O PASSADO NA BUSCA DE COMPREENDER MELHOR A REALIDADE DA SOCIEDADE; ANALISAR AS “FONTES HISTÓRICAS” COMO PROVA DAS RELAÇÕES.
Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH
O TRABALHO DO HISTORIADOR
Historia Geral Periodização da História
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
Passagem da Antiguidade para o Feudalismo
Poder, Política, Regimes Políticos, Liberalismo e Democracia
SEGUNDO O DICIONÁRIO AURÉLIO HISTÓRIA É:
O que pesquisa o historiador
POR QUE UM ADOLESCENTE DO TERCEIRO MILÊNIO DEVE APRENDER HISTÓRIA?
A História me precede e antecipa-se a minha reflexão
Pré-História e História
Professor Edley
Fernando frente 01 módulo 01 dividindo o tempo
Grupo: 1 Capítulo: 2 Tema: Renascimento Cultural
Grupo: 1 Capítulo: 3 Tema: A pré-história
Periodização da História
AS FÁBULAS.
A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA
Curso de Pedagogia 2013 Disciplina: História da Educação
O Brasil e a África do século XVIII
Centro Educacional Canguru
Introdução ao Estudo da História
REVISÃO PARA O TESTE I UNIDADE Professora: Cláudia Luz Saraiva.
Introdução à História Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 6ª ano – Maj Edmundo – 02/2012.
CONTEÚDOS: 1º BIMESTRE O Feudalismo
A construção da história
Os Números
INTRODUÇÃO.
Conceito de TEMPO SCHIMIDT, M. A.; CAINELLI, M. Ensinar história. São Paulo: Scipione, 2004.
O que é História? É o estudo do passado a partir da ótica de um historiador que analisa os vestígios deixados por civilizações antigas. O historiador não.
Introdução ao estudo da História
A origem do universo e a evolução do homem (pag. 155)
A PESQUISA HISTÓRICA INVESTIGAR O PASSADO NA BUSCA DE COMPREENDER MELHOR A REALIDADE DA SOCIEDADE; ANALISAR AS “FONTES HISTÓRICAS” COMO PROVA DAS RELAÇÕES.
Revisão dos conteúdos do 6º Ano / História
O documento histórico como recurso didático
Tema da aula Grupo – Capítulo
NÚMEROS: A LINGUAGEM DO UNIVERSO
Números naturais e sistemas de numeração
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE HISTÓRIA
A ORIGEM DOS NÚMEROS.
Joana Machado Marques Kelber Filho Costa Simão
A partir do século XVIII
Professora Selma Ap. Cesarin 2011
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 PROBLEMATIZANDO A PRÉ– HISTÓRIA
Seja Bem Vindo.
Aula 1 Grupo 1 Capítulo 1/2 A origem do universo e a evolução do homem/Introdução aos estudos históricos.
HISTÓRIA Prof. Maurício Drumond.
Introdução à História 6° Ano Prof°. Pedro Tavares.
OS PRIMEIROS POVOS PAULA CAROLINA FERREIRA DA COSTA
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS
CULTURA O QUE É?.
Sistema de Numeração Emanuel Pires Nº4 Cef oi.
Introdução e contextualização histórica.  Origem – Pólis  Pensamento sobre a sociedade  O que é política?  Política institucionalizada:  Governo,
Surgimento da filosofia
P.G. 01) Ache o 10° termo da PG. (2, 4, 8,...).
Para estudar o passado, o historiador procura identificar dados e informações em fontes de diversas naturezas. FONTES ESCRITAS: cartas, jornais, inscrições.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA HISTÓRIA – CONCEITOS INICIAIS
Direito Civil Aula
O que é Sociologia?.
Conteúdos: Sondagem Revisão dos conteúdos do 6º Ano / História
Para a História, Espaço e Tempo são fundamentais.
ÉMILE DURKHEIM * Idéias influenciadas por Comte.
A ARTE DE CONTAR E DESCONTAR AULA – 1 INTRODUÇÃO A PORCENTAGEM
TECNOLOGIAS & MÍDIAS PROFESSOR CASÉ AULA 1.
Capítulo 1: Tempo e história Professora: Arluce Dantas Bezerra.
Transcrição da apresentação:

Grupo: 1 Capítulo: 2 Tema: Introdução aos estudos históricos Aula - Grupo: 1 Capítulo: 2 Tema: Introdução aos estudos históricos

O historiador Estuda o homem, suas relações sociais e as mudanças ocorrida na vida dos povos. A História depende do ponto de vista de quem a conta, de seu ponto de vista, de suas crenças, seus valores e seus interesses.

As fontes históricas É o objeto pelo qual o historiador reconstrói o passado Existem três tipos de fontes históricas Escritas Não escritas Orais Jornais, livros, revistas, leis, etc. Fotografias, armas, joias, moedas, etc. Músicas, relatos, lendas, etc.

A marcação do tempo e a divisão da História Para facilitar o estudo da História, o tempo foi dividido em cinco grandes períodos Anos: números indo-arábicos Séculos: algarismo romano Exemplo: Vivemos no século XXI durante o ano de 2014

Tempo Histórico Pré-História Idade Antiga Idade Média Idade Moderna Idade Contemporânea

Lição de casa Apostila: 1 Capítulo: 2 Exercícios:2 e 3 (pg. 17); 6 (pg. 172); 2 (pg. 173) 1 e 2 (pg. 174 e 175);