Programa VI Roteiro 11.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ABRIR O CORAÇÃO A DEUS CONHECER-ME EM DEUS
Advertisements

Ninguém Chega Ao Pai Senão Por Mim
DEUS Você acredita em DEUS?.
Dois modos de ler a Bíblia.
Programa III Roteiro 01.
Programa II Roteiro 01.
presença e escondimento
Federação Espírita Brasileira Módulo XIV: Lei de Igualdade
D E U S.
ENTENDENDO O FENÔMENO RELIGIOSO
Colégio Batista Brasileiro
09: O Credo Apostólico e a criação
A PODEROSA PRESENÇA “EU SOU”
Arte da Imagem, Arte da Música e Arte do Pensamento
Criação: Marlos Urquiza Cavalcanti
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Tábua de Esmeraldas.
Vivei o Presente Abdruschin (Escrito em 1931).
VINDE A MIM.
Pensamentos de Santa Teresa de Jesus
Os fiéis ainda têm de trabalhar para vencer o pecado e crescer na santidade, por isso levantam os olhos para Maria (LG 65). Realmente, há séculos o.
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO CAPÍTULO VI
FINLÂNDIA NO INVERNO SÉRIE “ADMIRAR O MUNDO E CONHECER PIETRO UBALDI”
A EXISTÊNCIA DE DEUS DAMIÃO - Agosto/1999.
Um Tratado sobre Magia Branca O Caminho do Discípulo 204
a vida e o seu valor maior
A PONTE PARA DEUS SIGAMOS A PAZ MENSAGENS REFLEXIVAS
MINAS GERAIS Colégio Maria Imaculada - SP Feira das Nações 2012
Inteligências que percorreram, construíram e herdaram de si mesmas tudo o que a expressão humana fantasticamente pode conceber, não nos cabe mais a fundação.
Leis Morais Lei de Liberdade
“Há muitas moradas na casa de meu Pai” Capítulo III itens 1 a 7
A VERDADE Letícia Thompson.
A natureza tríplice do homem TRICOTOMIA A natureza tríplice do homem.
EXPLICAÇÃO DA PRÁTICA DA MEDITAÇÃO SHINSOKAN DE ORAÇÃO MÚTUA
Este é o momento de examinar o seu coração e a sua vida para ver se há mais que você gostaria de trazer ao ser, mais que gostaria de tornar possível.
Antes de tudo: respire profundamente e acalme-se.
Política Divina "Eu, porém, entre vós, sou como aquele que serve."
O REINO DOS CÉUS pode comparar-se a um proprietário, que saiu muito cedo a contratar trabalhadores para a sua vinha.
NÓS, OS AGNÓSTICOS LIVRO ALCOÓLICOS ANÔNIMOS - CAPÍTULOS 4.
Faça o seu coração vibrar!
LEI DE LIBERDADE E IGUALDADE NA SOCIEDADE
ANJOS DA GUARDA ESPÍRITOS PROTETORES FAMILIARES SIMPÁTICOS LIVRO DOS ESPÍRITOS Livro II Questões 489 ao 521.
Nos ensinar nos fazer compreender nos endireita nos ajuda  A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro,
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
O VALOR DO QUEBRANTAMENTO
Tábua de Esmeraldas.
Mês de junho, Coração de Jesus e Maria.
CAMINITO Rocío Dúrcal Aprendiz da VIDA.
SÉRIE ARTE/REFLEXÃO FLORES, OBRAS DIVINAS DA NATUREZA
O Amor Universal "Purifica o teu coração antes de permitires que o amor entre nele, pois até o mel mais doce azeda num recipiente sujo." Pitágoras.
Deus e Seus Atributos DEUS é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. (LE, Q.1) Atanásio Rocha – 07/09/2014.
DESENCARNAÇÃO A vida futura
DOUTRINA DE DEUS AULA 2: COMO É ESTE DEUS?.
A Vida Futura e a Imortalidade da Alma
O VALOR DO QUEBRANTAMENTO
ENTÃO SE VERÁ O FILHO DO HOMEM, VINDO SOB AS
By Búzios Slides A VERDADE.
FlorES dO cactus MENSAGEM REFLEXIVA UMA MENSAGEM DE VIDA
SÉRIE FONTE VIVA/REFLEXÃO
Esse sentimento estimula o desejo de orar e ler a Bíblia.
Há uma busca natural e constante pelo “perfeito” (não, perfeição) que nem sempre significa o que você está pensando.
A natureza do desejo - Osho
CAMINITO Rocío Dúrcal Aprendiz da VIDA.
Professor: Suderlan Tozo Binda
O CAMPO DA RELIGIÃO Prof. Helder Salvador. É só com a filosofia moderna que se começa tratar a religião, e com isto também a fé cristã, filosoficamente,
LUDWIG FEUERBACH Deus é a essência do homem projetada em um imaginário ser transcendente. Também os predicados de Deus (sabedoria, potência,
Conheça a Si Mesmo Shanta Gabriel.
O conhecimento Spinoza.
“Ainda que me abandonem pai e mãe, o Senhor me acolherá.” Sl
A vida precisa do vazio… “Não estou paralisada. É tempo de gestação. Eu sempre sonho que uma coisa gera, nada nunca está morto. O que não parece vivo,
Transcrição da apresentação:

Programa VI Roteiro 11

RELAÇÃO DA CRIATURA COM O CRIADOR

AMOR A DEUS , ADORAÇÃO, VIDA CONTEMPLATIVA

Leitura das questões 649 a 657 do LE

1.O que é adoração a Deus? 2. Como se caracteriza a adoração nos Espíritos pouco adiantados? E nos evoluídos? 3. Ainda existe adoração através de manifestações exteriores (ritualísticas). Isto é necessário? Por que? 4. Como pode o homem desenvolver o seu conheci-mento, e consequentemente o seu amor, a Deus? 5. Por que Jesus revelou um perfeito entendimento com Deus ao dizer: eu e o Pai somos uno? 6. Por que a adoração faz parte da Lei Natural ou Divina? 7. A vida contemplativa traz benefícios ao homem? Justifique a resposta. 8. Quando se faz necessário a meditação?

"(...) A questão de Deus é o mais grave de todos os problemas suspensos sobre as nossas cabeças e cuja solução se liga, de maneira estrita, imperiosa, ao problema do ser humano e de seu destino, ao problema da vida individual e da vida social. O conhecimento da verdade sobre Deus, sobre o mundo e a vida é o que há de mais essencial, de mais necessário, porque é Ele que nos sustenta, nos inspira e nos dirige, mesmo à nossa revelia (...)". "(...) Deus é o Espírito de Sabedoria, de Amor e de Vida, o Poder infinito que governa o mundo (...)".

Diz-nos Pietro Ubaldi que Deus é infinito e, só gradualmente conseguiremos entender a essência da Sua manifestação, quando do desenvolvimento das nossas capacidades perceptivas e conceptuais for-mos aprendendo a penetrar na profundidade das coisas. "(...) Deus é o princípio (...); é o absoluto, o infinito, o eterno (...)“ que, perante nossa visão, está dissolvido no "(...) relativo, no finito, no progressivo. Deus é conceito e matéria, princípio e forma , causa e efeito, conjugados intimamente, (...)".

É realmente maravilhoso que Espíritos ainda em acanhada evolução, tal como a nossa, ou mesmo aqueles em primeiras experiências, tenhamos concebido, desde sempre, a certeza da existência de um Ser Superior que a tudo governa. E a idéia inata de Deus que todos temos. De início esta idéia é vaga e muito abstrata. Com a evolução constante, através de inúmeras experiências reencarnatórias, aprendemos ver a Deus de uma maneira diferente.

A sabia Natureza limitou nossas percepções e nossas sensações A sabia Natureza limitou nossas percepções e nossas sensações. É degrau a degrau que ela nos conduz no caminho do saber. É lentamente, trecho por trecho, vidas depois de vidas, que ela nos leva ao conhecimento do Universo, seja visível, seja oculto. O ser sobe, um a um, os degraus da escadaria gigantesca que conduz a Deus. E, assim, de uma idéia primitiva de Deus, chegamos a um entendimento mais dilatado e superior. Neste instante, "(...) Deus, tal qual o concebemos, não é, pois, o Deus do panteísmo oriental, que se confunde com o Universo, nem o Deus antropomorfo, monarca do céu, exterior ao mundo, de que nos falam as religiões do Ocidente. Deus é manifestado pelo Universo – de que e a representação sensível – mas não se confunde com este.

E esse grande Ser, absoluto, eterno, que conhece as nossas necessidades, ouve o nosso apelo, nossas preces, que é sensível as nossas dores, é qual o imenso foco em que todos os seres, pela comunhão do pensamento e do sentimento, vêm haurir forças, o socorro, as inspirações necessárias para os guiar na senda do destino, para os suster em suas lutas, consolar em suas misérias, levantar em seus desfalecimentos e em suas quedas. (...)"

Se a idéia de Deus é inata no ser humano, a afirmação contida em O Livro dos Espíritos, questão 651, é absolutamente correta: "(...) Nunca houve povos de ateus. Todos compreendem que acima de tudo há um Ente Supremo. (...)" O homem que nega a Deus encontra-se, transitoriamente, envolvido pelo manto da ignorância. E para esse homem imerso nas trevas, temos a dizer: "(...) desperta e sentirás que Deus está a teu lado, está dentro de ti., é a tua vida, a vida de tudo. Esta é a grande revelação, (...) e que a ciência mesmo nem de leve está em grau de conceber: descobrir a própria imortalidade, o divino que está em nós e com ele aprender a viver eternamente; despertar a própria consciência (...), para compreender que somos filhos de Deus, incomensuravelmente amados por Ele (...)".

A concepção da paternidade divina traz benefícios enormes ao Espírito A concepção da paternidade divina traz benefícios enormes ao Espírito. "(...) Vindas de Deus, todas as Almas são irmãs; todos os filhos da raça humana são unidos por laços estreitos de fraternidade e solidariedade. Da paternidade de Deus decorre a fraternidade humana; todas as relações que nos ligam unem-se a esse fato Em decorrência desses conhecimentos passa-se a entender e a justificar a adoração que os homens devem ter para com o seu Criador. Adorar, consiste "(...) na elevação do pensamento a Deus. Deste, pela adoração, aproxima o homem sua alma. (...)”

A adoração está, pois, "(...) na lei natural, pois resulta de um sentimento inato no homem. Por essa razão é que existe entre todos os povos, se bem que sob formas diferentes. (...)" Espíritos mais evoluídos adoram a Deus em espírito. Espíritos menos adiantados necessitam, neste ato e adorarão, de manifestações exteriores, como as existentes nos cerimoniais e nos rituais religiosos.

Voltando a Pietro Ubaldi, em "Deus e o Universo", "( Voltando a Pietro Ubaldi, em "Deus e o Universo", "(...) o atual homem comum esta tão habituado a conceber qualquer manifestação do ser somente na sua extrema forma exterior e sensória, está tão convencido de que esta é a realidade e toda a realidade, que quando deseja orar a Deus, projeta de Ele uma imagem material, a que ele poderia formar de Deus, e a adora. Ela não e mentira consciente. É uma tradução da linguagem espiritual, que lhe ë incompreensível, em uma linguagem concreta, a ele acessível. Assim ele pode ver e tocar as imagens de Deus. Esta é uma ingênua necessidade de involuídos, que não conseguem pensar e orar a não ser com o corpo, e com os sentidos. (...)" Adorar a Deus em espírito representa elevada conquista evolutiva. "(...) a evolução leva cada vez mais a sentir Deus, não apenas transcendente, mas também imanente. O indivíduo espiritualizado acabará por sentir a presença de Ele não somente em si, mas em torno de si. Então se descobrirá que Deus está em toda parte, que o Seu templo é o universo e a alma e que o Seu altar pode ser o coração do homem (...)".

Este alto grau de identidade do filho com o Pai, da criatura com o Criador nós encontramos em Jesus quando ele diz: "(...) crede-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim (...)" (João, 14:11). Como conseqüência do ato de adoração, muitos homens se afastam do mundo, vivendo isolados, em vida contemplativa. Nenhum mérito traz a vida contemplativa às pessoas; "(...) porquanto, se é certo que não fazem o mal, também o é que não fazem o bem e são inúteis. Demais, não fazer o bem já é um mal. Deus quer que o homem pense nele, mas não quer que só nele pense, pois que lhe impôs deveres a cumprir na Terra. Quem passa todo o tempo na meditação e na contemplação nada faz de meritório aos olhos de Deus, porque vive uma vida toda pessoal e inútil à Humanidade e Deus lhe pedirá contas do bem que não houver feito (...)".

Há momentos na vida que se faz necessário a prática da meditação Há momentos na vida que se faz necessário a prática da meditação. São momentos breves, dentro do cotidiano da nossa existência. Momentos de acomodação interior, quando, em prece, elevando o nosso pensamento a Deus, passamos a refletir nos acontecimentos e lições da própria vida. Isto não significa, porém, afastamento da comunidade onde vivemos, abandono das nossas lutas e provas. Ao contrário, é mais uma atitude de aproximação com o Pai de quem receberemos o suprimento de forças para continuar a caminhada evolutiva. A meditação, assim colocada, é necessária nessa época de grande transição que vivemos; agora, a meditação mística que distancia o homem dos seus semelhantes, a traduzir-se em atitudes contemplativas, sempre será inútil para qualquer um.