Resumo No ano de 2012, a cidade do Rio de Janeiro passou a ser considerada pela UNESCO Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural. Essa relação entre a.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação Ambiental
Advertisements

AMAPÁ ... Uma imagem! ... Um sabor! ... Um lugar!.
O ESTUDO DA HISTÓRIA E A ORGANIZAÇÃO DAS PRIMEIRAS SOCIEDADES
Empresa Individual de Responsabilidade Limitada EIRELI.
CULTURA   Conceito: Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, lingüísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Exemplos: música,
A ORTODOXIA DO DESENVOLVIMENTO ENDÓGENO
CONSEQÜÊNCIAS Novas oportunidades na realização do trabalho
Angela Mª de Lima Nascimento Diretora de Programas
PATRIMÔNIO CULTURAL.
MATA ATLÂNTICA.
VITÓRIA – 452 ANOS Léa da Silveira Seixas.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS ou MÉTODOS UTILIZADOS
Ministério da Cultura.
Ministério da Cultura.
Patrimônio Cultural UMA CONCEITUAÇÃO Hélvio Polito Lopes Filho.
Patrimônio Cultural UMA CONCEITUAÇÃO Hélvio Polito Lopes Filho.
Realização Iniciativa www. educarede.org.br/minhaterra2009 Parceria.
Perguntas para a Mesa Redonda III: Possibilidades e limitantes legais para a constituição e gestão de mosaicos de áreas protegidas.
Está chegando! A Cuiabá do futuro
SESSÃO TEMÁTICA 6 GESTÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL MILITAR
SINALIZAÇÃO TURÍSTICA
Diva Maria de Oliveira Gesualdi Presidente CRCRJ
PRÉ-CONFERÊNCIAS SETORIAIS. As Pré-Conferências Setoriais de Cultura têm caráter mobilizador, propositivo e eletivo e são instâncias regionais da II Conferência.
ORIGEM DO SAMBA DE RODA SUERDIECK
Património Mundial Origem: Wikipédia
O Patrimônio Cultural e São Luiz do Paraitinga

Projeto Semana da Pátria
Prof. Fernando Gondim H-1
PATRIMÔNIO CULTURAL pater (latim) = pai memória PATRIMÔNIO PÚBLICO
II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE NITERÓI REALIZAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE NITERÓI CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA.
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Lei Complementar nº 111/2011 Institui o novo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Sustentável da Cidade do Rio de Janeiro. Plano Diretor é o instrumento.
A cultura de um povo, em suas diferentes formas de expressão, representa todo um modo de “ser e viver,” e o como se relaciona em uma dada sociedade.
ÁREA DE EMPREGABLIDADE TURISMO
8º ano 1º Volume.
O QUE É CULTURA? Noção de cultura como modo de vida:
O que são bens materiais?
IDENTIDADE E PATRIMONIO CULTURAIS CP4 – DR4
 Concurso de projetos baseados nos Princípios de Sustentabilidade e alinhados aos Temas Materiais do Grupo Votorantim, que tenham gerado benefícios para.
Desigualdades sociais no Brasil
Cultura e Identidade Cultura e Identidade Prof. Carlos Magno
3º Ano Ensino Fundamental
Mosaicos de Áreas Protegidas no Amazonas
VIII SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DOS GESTORES E EDUCADORES DO PROGRAMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIREITO À DIVERSIDADE I SEMINÁRIO REGIONAL DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO.
Mapa dos Territórios da Arte
Doces Sonhos CupCake Artesanal
TEMAS DE REDAÇÃO DE TODOS OS EXAMES - ENEM
PEDRO TADDEI NETO - curriculum resumido
Copa do Mundo Turma 33.
COPA 2014 – BELO HORIZONTE - MG. IMAGEM Para o turista internacional: construção conjunta da imagem do país com a Embratur Para a imagem de Minas Gerais,
Pressione “Enter” para mudar de tela
Introdução à História 6° Ano Prof°. Pedro Tavares.
Aula 01 - A ciência geográfica
O que é o Atelie O programa Ateliê foi criado para atender a demanda existente de ações de extensão relacionadas à arquitetura e ao urbanismo e provindas.
Gilson Carvalho HOMENAGENS DO 11º CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA.
Programa Nacional de Extensão Universitária – PROEXT
Declaração Universal dos Direitos da Água
Parque Nacional da Serra da Capivara
 Concurso de projetos baseados nos Princípios de Sustentabilidade e alinhados aos Temas Materiais do Grupo Votorantim, que tenham gerado benefícios para.
Patrimônio Histórico. A preocupação com a preservação remota a antiguidade classica, muitas legislações podem ser encontradas ao longo da história no.
Patrimônio cultural.
GRUPO DE PESQUISA EM RECURSOS HÍDRICOS DA AMAZÔNIA Desenvolvimento de Capacidades em Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Hidrográfica Amazônica.
Contexto histórico - “A modernidade”
C OMUNICAÇÃO E C ULTURA Me. Antonio Fausto Jr. Prof.ª Dr. ª Maria Ataide Malcher Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia Assessoria de Educação.
A Outra Margem e o Programa BNB de Cultura Apresentam Projeto Bem Cultural A presença da Cultura do Piauí na Rede e na Rádio Web A Outra Margem e o Programa.
Património Mundial Trabalho realizado por: Miguel Samagaio; Manuel Monteiro, Adilson Mendes.
O CCDF E SUAS INSTÂNCIAS VINCULADAS. REESTRUTURAÇÃO A reestruturação do CCDF e suas instâncias vinculadas, de acordo com o Projeto da Lei Orgânica da.
Congonhas: 30 Anos de Patrimônio Mundial. Ações de qualificação do sítio histórico: Restauração e limpeza das esculturas dos Passos da Paixão de Cristo.
Programa de Arqueologia Preventiva BR 230. Programa de Arqueologia Preventiva BR 230 O objetivo é realizar um amplo estudo do patrimônio arqueológico.
Transcrição da apresentação:

Resumo No ano de 2012, a cidade do Rio de Janeiro passou a ser considerada pela UNESCO Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural. Essa relação entre a cidade carioca e a paisagem é marcada pela relação entre a sociedade e a natureza estabelecida no sítio da cidade, ou seja, uma integração entre sua população e o local de moradia e transito dessas pessoas.

*2,5% DA ÁGUA DO MUNDO É POTÁVEL; *12% DA ÁGUA POTÁVEL DO MUNDO ESTÁ NO BRASIL; *80% DA ÁGUA POTÁVEL DO BRASIL ESTÁ NA AMAZÔNIA.

ENEM 2013 QUESTÃO 3 No dia 1º de julho de 2012, a cidade do Rio de Janeiro tornou-se a primeira do mundo a receber o título da Unesco de Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural. A candidatura, apresentada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foi aprovada durante a 36.ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial. O presidente do Iphan explicou que “a paisagem carioca é a imagem mais explícita do que podemos chamar de civilização brasileira, com sua originalidade, desafios, contradições e possibilidades”. A partir de agora, os locais da cidade valorizados com o título da Unesco serão alvo de ações integradas visando à preservação da sua paisagem cultural. Disponível em: Acesso em: 7 mar (adaptado).

O reconhecimento da paisagem em questão como patrimônio mundial deriva da a) presença do corpo artístico local. b) imagem internacional da metrópole. c) herança de prédios da ex-capital do país. d) diversidade de culturas presente na cidade. e) relação sociedade-natureza de caráter singular.

RESPOSTA CORRETA: E