QUAL A MINHA POSIÇÃO SOBRE AS IDÉIAS DO AUTOR?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESENHA Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural,
Advertisements

Dra. Elizabeth Teixeira
Título do Trabalho (Arial 54)
Universidade do Estado da Bahia-UNEB Curso:Direito Disciplina:Produção de Texto Técnico-Científico Docente:César Costa Vitorino.
Breves Noções Metodológicas de Leitura e Interpretação de Texto
Roteiro de Elaboração WEBQUEST.
TEXTO EXERCÍCIO Em um piano distante, alguém estuda uma lição lenta, em notas graves. (...) Esses sons soltos,indecisos, teimosos e tristes, de uma lição.
PRODUÇÃO RESENHA.
LEITURA CRÍTICA DO ARTIGO CIENTÍFICO
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos
TRABALHO INTERDISCIPLINAR DO 8ª ANO
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
Desenvolvimento de PROJETOS.
Prof. Msc. Diego Silvestre de Barros.
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
RESENHA Resenha-resumo:
Redação de sínteses Rodney Caetano.
ANALISE CRITICA Prof. Ms. Cid Hernandes.
Leitura de Textos Científicos
Curso de Pedagogia Introdução à Prática da Pesquisa em Educação I: Fontes Professora: Maria Fátima Aucar Soler.
Resenha Produção de texto.
Professora Sabine Mendes Moura, Dn. Nivelamento: oficina de produção textual.
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa Classes e Objetos em Java.
RESENHA Profa. Drª Marli Hatje UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Avaliando um objeto cultural.
Trabalho nas regras ABNT
Título do Projeto Área do projeto
Como elaborar um trabalho de pesquisa
Projeto de Pesquisa: Estrutura, elementos e recomendações gerais
Resumo.
Você vai escrever uma resenha crítica de algum livro que tenha lido recentemente para publicar no jornal mural da sua escola ou biblioteca/sala de leitura.
Resenha Crítica HOSS, Osni. Ms. e Doutorando.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NOME COMPLETO DO ALUNO TÍTULO SÃO CARLOS 2013.
1. Definições Resenha-resumo:      É um texto que se limita a resumir o conteúdo de um livro, de um capítulo, de um filme, de uma peça de teatro ou de.
Apresentação da Disciplina
Resenha Crítica.
Como Estrelas na Terra - Toda Criança é Especial
Formatação da Defesa da Monografia Versão de 18/01/10
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
RESENHA[1][1] CARITA, Ana et al. Como ensinar a estudar. Lisboa: Editorial Presença, Parte 1. Renato Gomes Neves[2][2] Carita et al. (1997) trabalham.
RESENHAS Prof.: Rodney Caetano.
METODOLOGIA CIENTÍFICA (ENG2510)
Como elaborar um trabalho de Pesquisa
1. Definições Resenha-resumo:      É um texto que se limita a resumir o conteúdo de um livro, de um capítulo, de um filme, de uma peça de teatro ou de.
RESENHA.
CONCURSO PREFEITURA 2009 Professor Inglês Fundamental II e Médio
A palavra pede passagem...
Metodologia da Pesquisa Científica
Professor(es) Apresentador(es):
Profa. Jeiel Lucena RESENHA CRÍTICA Profa. Jeiel Lucena
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Orientações gerais para a elaboração da resenha crítica.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
QUE NÃO EXIGEM PROCESSO FORMAL DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
Metodologia Científica
Estrutura para trabalho acadêmico Kirlla Cristhine Almeida Dornelas, Psicóloga/Pesquisadora, Dr a. DOCENTE Psicologia Organizacional.
REGRAS E MODELO PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
Resenha Características: texto breve, apresentado como um resumo comentado de uma publicação. Constituem apreciações, análises crítica e interpretativa.
Formação continuada 2º Encontro
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Texto expositivo & argumentativo
P/ Projetos científicos, resumos, artigos e trabalhos escolares Prof° Everton Leal.
Resenha acadêmica Professora Rita de Cassia Lorga Carnielli Material baseado nos estudos do Prof. Dr. André Lopez.
Introdução a atividade acadêmica
COMO FAZER UMA RESENHA. Como um gênero textual,uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado.
Transcrição da apresentação:

QUAL A MINHA POSIÇÃO SOBRE AS IDÉIAS DO AUTOR? RESENHANDO…

Na resenha acadêmica crítica, os sete passos a seguir formam um guia ideal para uma produção completa: Identifique a obra: coloque os dados bibliográficos essenciais do livro ou artigo que você vai resenhar; Apresente a obra: situe o leitor descrevendo em poucas linhas todo o conteúdo do texto a ser resenhado; Descreva a estrutura: fale sobre a divisão em capítulos, em seções, sobre o foco narrativo ou até, de forma sutil, o número de páginas do texto completo; Descreva o conteúdo: Aqui sim, utilize de 3 a 5 parágrafos para resumir claramente o texto resenhado; Analise de forma crítica: Nessa parte, e apenas nessa parte, você vai dar sua opinião. Argumente baseando-se em teorias de outros autores, fazendo comparações ou até mesmo utilizando-se de explicações que foram dadas em aula. É difícil encontrarmos resenhas que utilizam mais de 3 parágrafos para isso, porém não há um limite estabelecido. Dê asas ao seu senso crítico. Recomende a obra: Você já leu, já resumiu e já deu sua opinião, agora é hora de analisar para quem o texto realmente é útil (se for útil para alguém). Utilize elementos sociais ou pedagógicos, baseie-se na idade, na escolaridade, na renda etc. Assine e identifique-se: Agora sim. No último parágrafo você escreve seu nome e fala algo como “Acadêmico do Curso de Letras da Universidade de Caxias do Sul (UCS)”

RESENHA[1] CARITA, Ana et al. Como ensinar a estudar. Lisboa: Editorial Presença, 1997. Parte 1. Renato Gomes Neves[2] Carita et al. (1997) trabalham no Serviço de Psicologia e orientação (SPO) de uma escola de 3 º Ciclo e de Ensino Secundário na cidade de Lisboa, Portugal. As autoras desenvolvem um programa de desenvolvimento de competências de estudo. A equipe parte do seguinte pressuposto: [...] é fundamental ajudar os alunos na aquisição e/ou no desenvolvimento de um conjunto de competências básicas e de valor transversal que compõem o ofício de estudante e que são susceptíveis de optimizar o rendimento acadêmico (p.16). A nosso ver, a perspectiva que norteia o programa, como escrito no texto, assume um caráter holístico e ecológico, pois busca situar o problema na interação entre o indivíduo e o seu meio ou sistema. O que a equipe desenvolve é uma abordagem menos individualista e clínica (cada caso é um caso e cada um por si), mais dirigida à esfera total da vida do aluno e indivíduo e ao seu desenvolvimento. As autoras desenvolvem com os alunos a concepção e a percepção do que precisam saber e saber-fazer para aprender, e depois, favorecem esse processo com atividades de controle e operacionalização desse saber e saber-fazer para aprender. ____________________________ [1] Trabalho apresentado à Disciplina MTC, Profa. Dra. Elizabeth Teixeira. [2] Aluno da Turma 1TUV1, Matrícula 20050001.