Cloud Computing Willamys Araújo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Redes Windows.
Advertisements

Caso Google vs Microsoft
Encontro Computação em Nuvem
Paulo Pedrosa Tiago Nogueira
Sistemas Distribuídos
IBM Blue Cloud computer
Bancos de Dados e Web, Gerenciando recursos e assegurando a qualidade de dados 1.
Marketing Digital.
Scheila,Marilse e Eliana.
Professor Victor Sotero
Aplicações em nuvem O conceito de computação em nuvem (em inglês, cloud computing) refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento.
Unicamp 2012 – Prova de Redação
Transparência Total! O Software Secullum TI.Net foi desenvolvido para facilitar o gerenciamento das informações que circulam nos computadores conectados.
A grande rede mundial de computadores
Fernando Seabra Chirigati
Cloud Computing.
Acesse o Prontuário dos seus Pacientes de qualquer lugar
Cloud Computing Universidade Federal do Rio de Janeiro
Na barra de mensagens, clique em Habilitar Edição,
O que é o .
Arquitetura Cliente /Servidor
Corporativo com o Google Apps Standard Apresentação destinada a câmaras municipais aderidas ao Programa Interlegis, auxiliar na implementação de.
DEBIAN.
WEBSITE Como utilizar um site Assistente de Criação
A empresa Ironhide Informática foi idealizada da necessidade de um atendimento amigável e personalizado com o cliente. Um sistema diferenciado na manutenção.
Cloud Computing Também conhecido no Brasil como computação nas nuvens ou computação em nuvem, cloud computing se refere, essencialmente, à ideia de utilizarmos,
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
BOA NOITE Alex Sandro Souza de Oliveira 23/09/2010.
S ISTEMAS O PERACIONAIS Prof. André Aparecido da Silva.
Microsoft Azure Apresentação de visão geral para parceiros
Tópicos Avançados de Redes de Computadores Prof. Fabiano Sabha.
Facebook Treinamento VipSaúde. A VipSaúde empenha todos os seus esforços na venda de Planos de Saúde pela Internet. Obviamente, o contato direto com as.
SISTEMAS OPERACIONAIS I
Alexandre Barbosa de Lima SF/PMSP
11 13/01/10 CLOUD COMPUTING O QUE É COMPUTAÇÃO EM NUVEM ?
Intercloud Cauê R P Moresi.
O primeiro passo para a nuvem
Processos.
Conceito Cloud Computing
COMPUTAÇÃO NAS NUVENS.
Prof. Rafael Folha SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO SISTEMA DE.
Aplicações de redes em sistemas de informação
Infra-estrutura da tecnologia de informação
Virtualização/Hipervisão/Servidores Microsoft
INTERNET BÁSICA.
Tópicos Avançados Prof. Bal. Emerson Meneses Inocente.
DNS Willamys Araújo 1. Introdução A internet possui uma infinidade de sites e, para acessá-los, você digita um endereço no campo correspondente do seu.
Professor Izaias Cordeiro Néri
Loja Online Smart Ecommerce completo, com layout responsivo
Trabalhos Realizados pela Soft Web Informática SEU EMPREENDIMENTO SEGURO E GARANTIDO.
Convergência Digital Porque ela aconteceu:
Introdução aos Sistemas Operacionais
FIREWALL.
Computação em Nuvem Felipe Carvalho UFES 2009/2 Conceitos Básicos.
Serviços de rede e internet Jackson Eduardo da Silva.
SEIS PREVISÕES DO FUTURO PÓS-CLOUD Engenharia de Software II.
O que são drivers de computador? É uma forma de um dispositivo e a central de processamento de um computador se “ligarem”, é mais uma comunicação entre.
Computação em Nuvem Felipe Carvalho UFES 2009/2 Windows Azure.
Gerência da Informação Na era da INFORMAÇÃO EXTREMA Cerutti – gerência aula 4.
Por que Redes? Estamos cercados por redes: supermercados, lojas, bancos, cinemas, farmácias e inúmeros outros lugares; Com a queda do custo de implementação.
Emerson Felipe GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MARIA EDUARDA RAMOS DE BARROS.
COMPUTAÇÃO NAS NUVENS Prof. André Aparecido da Silva Disponível em:
Google Apps Possibilidades de Utilização Super Imperatriz e RBSM.
Computação em Nuvem Google Chrome OS Felipe Carvalho UFES 2009/2.
Angelo Gonçalves da Luz Sérgio Luis Rodrigues.  Cloud Computing é um paradigma de computação em larga escala que possui foco em proporcionar economia.
Wubi: como instalar o Ubuntu Linux sem mexer no Windows Valdir Barbosa
Comunicação mediada pelo computador: correio eletrônico Objetivos: - Identificar procedimentos de segurança na web: antivírus - Criar conta de num.
Tutorial Webnode Criando site 1. Registrando Acesse o endereço: e preencha os dados solicitados e clique em Registre-se e crie.
Escolha uma nova senha: Escolha uma pergunta secreta e a resposta para essa pergunta:
ARMAZENAMENTO NAS NUVENS Proposição 2: Armazenamento em nuvens Companhias de grande porte, como Apple e Google, decidiram oferecer suas nuvens (na verdade,
Transcrição da apresentação:

Cloud Computing Willamys Araújo

Introdução A denominação Cloud Computing chegou aos ouvidos de muita gente em 2008, mas tudo indica que ouviremos esse termo ainda por um bom tempo. Também conhecido no Brasil como Computação nas Nuvens ou Computação em Nuvem, Cloud Computing se refere, essencialmente, à ideia de utilizarmos, em qualquer lugar e independente de plataforma, as mais variadas aplicações por meio da internet com a mesma facilidade de tê-las instaladas em nossos próprios computadores.

O que é Cloud Computing

O que é Cloud Computing Estamos habituados a utilizar aplicações instaladas em nossos próprios computadores, assim como a armazenar arquivos e dados dos mais variados tipos neles. No ambiente corporativo, esse cenário é um pouco diferente, já que nele é mais fácil encontrar aplicações disponíveis em servidores que podem ser acessadas por qualquer terminal autorizado por meio de uma rede.

O que é Cloud Computing A principal vantagem desse modelo está no fato de ser possível, pelo menos na maioria das vezes, utilizar as aplicações mesmo sem acesso à internet ou à rede. Em outras palavras, é possível usar esses recursos de maneira off-line. Entretanto, todos os dados gerados estarão restritos a esse computador, exceto quando compartilhados em rede, coisa que não é muito comum no ambiente doméstico. Mesmo no ambiente corporativo, isso pode gerar algumas limitações, como a necessidade de se ter uma licença de um determinado software para cada computador, por exemplo.

O que é Cloud Computing A evolução constante da tecnologia computacional e das telecomunicações está fazendo com que o acesso à internet se torne cada vez mais amplo e cada vez mais rápido. Em países mais desenvolvidos, como Japão, Alemanha e Estados Unidos, é possível ter acesso rápido à internet pagando-se muito pouco. Esse cenário cria a situação perfeita para a popularização da Cloud Computing, embora esse conceito esteja se tornando conhecido no mundo todo, inclusive noBrasil.

O que é Cloud Computing Com a Cloud Computing, muitos aplicativos, assim como arquivos e outros dados relacionados, não precisam mais estar instalados ou armazenados no computador do usuário ou em um servidor próximo. Esse conteúdo passa a ficar disponível nas "nuvens", isto é, na internet. Ao fornecedor da aplicação cabe todas as tarefas de desenvolvimento, armazenamento, manutenção, atualização, backup, escalonamento, etc. O usuário não precisa se preocupar com nada disso, apenas com acessar e utilizar.

O que é Cloud Computing Um exemplo prático desta nova realidade é o Google Docs, serviço onde os usuários podem editar textos, fazer planilhas, elaborar apresentações de slides, armazenar arquivos, entre outros, tudo pela internet, sem necessidade de ter programas como o Microsoft Office ou OpenOffice.org instalados em suas máquinas. O que o usuário precisa fazer é apenas abrir o navegador de internet e acessar o endereço do Google Docs para começar a trabalhar, não importando qual o sistema operacional ou o computador utilizado para esse fim. Neste caso, o único cuidado que o usuário deve ter

O que é Cloud Computing Um exemplo prático desta nova realidade é o Google Docs, serviço onde os usuários podem editar textos, fazer planilhas, elaborar apresentações de slides, armazenar arquivos, entre outros, tudo pela internet, sem necessidade de ter programas como o Microsoft Office ou OpenOffice.org instalados em suas máquinas. O que o usuário precisa fazer é apenas abrir o navegador de internet e acessar o endereço do Google Docs para começar a trabalhar, não importando qual o sistema operacional ou o computador utilizado para esse fim. Neste caso, o único cuidado que o usuário deve ter é o de utilizar um navegador de internet compatível, o que é o caso da maioria dos browsers da atualidade.

Algumas características da Cloud Computing

Algumas características da Cloud Computing Conforme já dito, uma das vantagens da Cloud Computing é a possibilidade de utilizar aplicações diretamente da internet, sem que estas estejam instaladas no computador do usuário.

Algumas características da Cloud Computing - na maioria dos casos, o usuário pode acessar determinadas aplicações independente do seu sistema operacional ou de hardware; - o usuário não precisa se preocupar com a estrutura para executar a aplicação: hardware, procedimentos de backup, controle de segurança, manutenção, entre outros, ficam a cargo do fornecedor do serviço; - compartilhamento de dados e trabalho colaborativo se tornam mais fáceis, uma vez que todos os usuários acessam as aplicações e os dados do mesmo lugar: a "nuvem". Muitas aplicações do tipo já são elaboradas considerando essas possibilidades;

Algumas características da Cloud Computing - dependendo do fornecedor, o usuário pode contar com alta disponibilidade, já que, se por exemplo, um servidor parar de funcionar, os demais que fazem parte da estrutura continuam a oferecer o serviço; - o usuário pode contar com melhor controle de gastos. Muitas aplicações em Cloud Computing são gratuitas e, quando é necessário pagar, o usuário só o fará em relação aos recursos que usar ou ao tempo de utilização. Não é, portanto,necessário pagar por uma licença integral de uso, tal como acontece no modelo tradicional de fornecimento de software;

Algumas características da Cloud Computing - dependendo da aplicação, o usuário pode precisar instalar um programa cliente em seu computador. Mas, neste caso, todo ou a maior parte do processamento (e até mesmo do armazenamento de dados) fica por conta das "nuvens".

Algumas características da Cloud Computing Note que, independente da aplicação, com a Cloud Computing o usuário não necessita conhecer toda a estrutura que há por trás, ou seja, ele não precisa saber quantos servidores executam determinada ferramenta, quais as configurações de hardware utilizadas, como o escalonamento é feito, onde está a localização física do datacenter, enfim. O que importa ao usuário é saber que a aplicação está disponível nas nuvens, não importa de que forma.

Software as a Service(Saas)

Software as a Service(Saas) Intimamente ligado à Cloud Computing está o conceito de Software as a Service (SaaS) ou, em bom português, Software como Serviço. Em sua essência, trata-se de uma forma de trabalho onde o software é oferecido como serviço, assim, o usuário não precisa adquirir licenças de uso para instalação ou mesmo comprar computadores ou servidores para executá-lo. Nesta modalidade, no máximo, paga-se um valor periódico - como se fosse uma assinatura - somente pelos recursos utilizados e/ou pelo tempo de uso.

Software as a Service(Saas) Há também conceitos derivados, utilizados por algumas companhias para diferenciar os seus serviços, entre eles: - Platform as a Service (PaaS): Plataforma como Serviço. Trata-se de um tipo de solução mais amplo para determinadas aplicações, incluindo todos (ou quase todos) os recursos necessários à operação, como armazenamento, banco de dados, escalabilidade (aumento automático da capacidade de armazenamento ou processamento), suporte a linguagens de programação, segurança e assim por diante;

Software as a Service(Saas) - Database as a Service (DaaS): Banco de Dados com Serviço. O nome já deixa claro que esta modalidade é direcionada ao fornecimento de serviços para armazenamento e acesso de volumes de dados. A vantagem aqui é que o detentor da aplicação conta com maior flexibilidade para expandir o banco de dados, compartilhar as informações com outros sistemas, facilitar o acesso remoto por usuários autorizados, entre outros;

Software as a Service(Saas) - Infrastructure as a Service (IaaS): Infraestrutura como Serviço. Parecido com o conceito de PaaS, mas aqui o foco é a estrutura de hardware ou de máquinas virtuais, com o usuário tendo inclusive acesso a recursos do sistema operacional; - Testing as a Service (TaaS): Ensaio como Serviço. Oferece um ambiente apropriado para que o usuário possa testar aplicações e sistemas de maneira remota, simulando o comportamento destes em nível de execução.

Exemplos de aplicações em Cloud Computing

Exemplos de aplicações em Cloud Computing Os termos Cloud Computing e Computação nas Nuvens são relativamente recentes, como você já sabe, mas se analisarmos bem, veremos que a ideia não é, necessariamente, nova. Serviços de e-mail, como Gmail e Yahoo! Mail; discos virtuais na internet, como Dropbox; sites de armazenamento e compartilhamento de fotos ou vídeos, como Flickr e YouTube. Todos são exemplos de aplicações que, de certa forma, estão dentro do conceito de Cloud Computing.

Exemplos de aplicações em Cloud Computing - Google Apps: esse é um pacote de serviços que o Google oferece que contém aplicativos de edição de texto, planilhas e apresentações (Google Docs), serviço de agenda (Google Agenda), comunicador instantâneo integrado (Google Talk), e-mail com o domínio da empresa (por exemplo, contato@itep.com), entre outros. Todos esses serviços são processados pelo Google e o cliente só precisa criar as contas do usuário. O Google Apps oferece pacotes gratuitos e pagos, de acordo com o número de usuários. Um dos maiores clientes do Google Apps é a Procter & Gamble, que contratou os serviços para mais de 130 mil colaboradores;

Exemplos de aplicações em Cloud Computing - Amazon: é um dos maiores serviços de comércio eletrônico do mundo. Para suportar o volume de vendas no período de Natal, a empresa montou uma superestrutura de processamento e armazenamento de dados, que acaba ficando ociosa na maior parte do ano. Foi a partir daí que a companhia teve a ideia de "alugar" esses recursos, com serviços como o Simple Storage Solution (S3), para armazenamento de dados, e Elastic Compute Cloud (EC2), para uso de máquinas virtuais.

Exemplos de aplicações em Cloud Computing Live Mesh: esta é um tecnologia da Microsoft direcionada ao segmento doméstico. Sua proposta principal é a de permitir que o usuário acesse o seu desktop e seus documentos de qualquer computador, com a diferença de que todos os seus arquivos ficam nas nuvens, isto é, no servidores da Microsoft.

Exemplos de aplicações em Cloud Computing Panda Cloud Antivirus: como o nome indica, este é um programa antivírus da Panda Software, mas com uma grande diferença: a maior parte do trabalho necessário à ferramenta para pesquisar e eliminar malwares fica por conta das "nuvens". Com isso, de acordo com a Panda, essa solução acaba evitando que o antivírus deixe o computador lento;

Exemplos de aplicações em Cloud Computing Aprex: brasileiro, o Aprex oferece um conjunto de ferramentas para uso profissional, como calendário, gerenciador de contatos, lista de tarefas, disco virtual, blog, serviço de e-mail marketing, apresentações, entre outros. Tudo é feito pela Web e, no caso de empresas, é possível até mesmo inserir logotipo e alterar o padrão de cores das páginas. Há opções de contas gratuitas e pagas.