Tipos de Enquadramento e Movimentos de Câmera

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Transcrição da apresentação:

Tipos de Enquadramento e Movimentos de Câmera OFICINA DE VÍDEO Tipos de Enquadramento e Movimentos de Câmera

OFICINA DE VÍDEO A produção de vídeo divide-se basicamente em três etapas: roteiro (deve conter o resultado do planejamento e os objetivos do vídeo) filmagem (a captura das imagens, implicando a execução do roteiro) e edição (seleção das imagens, aplicação de efeitos, legendas e montagem do produto final).

FILMAGEM E ROTEIRO Um vídeo para ser bem feito não depende apenas de um bom enredo, o conteúdo. Precisa também ter uma boa filmagem, ou seja, formato, a maneira como o conteúdo será apresentado. Dentro do roteiro de filmagem filmagem existem três aspectos a serem observados: enquadramento, ângulo e movimento da câmera.

ENQUADRAMENTO É o tipo de plano utilizado para apresentar o(s) personagen(s) e o cenário em cada tomada (take).

Valoriza mais o cenário do que o(s) personagen(s). GRANDE PLANO GERAL Valoriza mais o cenário do que o(s) personagen(s).

Valoriza o personagem e o cenário, igualmente. PLANO GERAL Valoriza o personagem e o cenário, igualmente.

PLANO CONJUNTO Valoriza o personagem, porém ainda utiliza o ambiente como fundo (background).

Enquadra o personagem do joelho até um palmo acima da cabeça. PLANO AMERICANO Enquadra o personagem do joelho até um palmo acima da cabeça.

PLANO MÉDIO Enquadra o personagem da cintura até um palmo acima da cabeça, visando valorizar diálogos, expressões faciais e movimentos gestuais.

Enquadra o personagem do plexo solar (peito) até a cabeça. PLANO PRÓXIMO Enquadra o personagem do plexo solar (peito) até a cabeça.

CLOSE-UP Enquadra o pescoço e a cabeça do personagem, valoriza movimentos faciais e o menear da cabeça.

SUPER CLOSE-UP Valoriza olhos e boca.

Valoriza mãos, olhos, boca... PLANO DETALHE Valoriza mãos, olhos, boca...

ÂNGULOS É o posicionamento vertical (altura) da câmera em relação ao personagem.

Passa ao espectador a idéia de inferioridade, submissão; SUPERIOR Passa ao espectador a idéia de inferioridade, submissão;

Normal (aproxima o olhar do espectador) MÉDIO Normal (aproxima o olhar do espectador)

INFERIOR Transmite uma idéia de superioridade. Torna o personagem grande.

MOVIMENTOS Todos os planos e ângulos podem ser feitos com a câmera estática (parada) ou com a câmera em movimento. Eles se dividem em: Travelling – a câmera corre ou anda acompanhando o personagem; Panorâmica – sob o tripé, ela gira pegando uma visão geral do ambiente (PAN);

MOVIMENTOS Tilt up e Tilt down – a câmera realiza um movimento vertical de cima para baixo e de baixo para cima; Chicote – movimento rápido de câmera utilizado pra fazer transição entre cenas; Dolly in e Dolly out – a câmera corre fechando ou abrindo o plano.

CUIDADOS Não cortar a cabeça; Evitar linhas de fundo; Exageros no cenário (preciosismo) Ter cuidado com a luminosidade e sua falta; Bater o branco para equilibrar as cores de um ambiente; Cuidado com os planos contra-luz (silhuetas).