BULLYING O preconceito a ser evitado.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“O que é Bullying” 7º ANO D.
Advertisements

Escola Municipal Professor Antonio Lopes Lins
BULLYING.
A instituição escolar e a violência
^. VIOLÊNCIA O QUE É VIOLÊNCIA? Vem do latim vis=força; É uma força(ação destrutiva) se exerce contra uma pessoa ou coisa; Coisificamos o outro cada.
15 DE SETEMBRO DE 2011 E.E.SENADOR FILINTO MULLER EXTENSÃO
BULLYING “Prevenir e acabar com o bullying, especialmente nas Escolas é a nossa missão”. Elaborado pelo Prof. Luiz Antonio Burim E- mail-
Trabalho sobre o Bullying
Diga não ao Bullying....
TRABALHO SOBRE O BULLYING
PROJETO: DIA ESTADUAL DA CONSCIENTIZAÇÃO,PREVENÇÃO E COMBATE AO BULLYING NAS ESCOLAS.
RESPEITO À DIFERENÇA EVITA O BULLYING
^ ESCOLA ANGELINA JAIME TEBET. Projeto: Escola patrimônio professora: Amanda Nery.
VIOLÊNCIA. VIOLÊNCIA O QUE É VIOLÊNCIA? Vem do latim vis=força; É uma força (ação destrutiva) exercida contra uma pessoa ou coisa; “Coisificamos” o.
Rebeldia e Rivalidades Entre Jovens.
Bullying.
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO MOGI DAS CRUZES
Isolamento Social.
ESCOLA DE PAIS Pauta: Apresentação: Bullying Espaço Aberto: Participação dos Pais e Responsáveis Vídeo: Felicidade – Içami Tiba Dinâmica: Centro das Atenções.
BULLYNG
BULLYING.
Doenças Psicossociais X Bullying nas escolas
BULLYING O termo “bullying” tem o seu significado da palavra inglesa para definir a forma intencional de maltratar outra pessoa.
VIOLÊNCIA NA ESCOLA desafios contemporâneos
PRECONCEITO E PRÁTICAS DISCRIMINATÓRIAS
BULLYING - ligue o som -.
Bullying, isso não é brincadeira!
EDUCAÇÃO E VIOLÊNCIA BULLYING
Campanha Contra o Bullying
O PODER DOS PAIS: ECA E PRÁTICAS EDUCATIVAS
O Bullying Autores : Daniil Pavlov, nº4 João Gariso, nº9
Bullying Trabalho realizado por: André Duarte nº1 Theodora nº25
CAMPANHA CONTRA O BULLYNG
Compreendendo o Fenômeno
O que é Bullying?.
O que é o Bullying? Onde o Bullying ocorre?
Professora Roseli Candida Leite
Violência? Diga não!.
Perigos relacionados com a internet
Cyberbullying É uma forma de violência verbal e psicológica, usada para humilhar e atormentar vítimas indefesas.
Maria Antonia, Sarah e Alícia 7ºB
O QUE É BULLYING? Bullying é uma palavra de origem inglesa adotada por muitos países para definir o desejo consciente e deliberado de agir com violência.
O que é? Termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo.
Uma ameaça a dignidade humana
Bullying.
Perigos relacionados com a internet
BULLYING O QUE E ???.
BULLYING Marta de Sousa Vasconcelos Sá. Bullying BULLY: valentão, tirano, mandão, brigão. BULLYING: conjunto de atitudes de violência física ou psicológica,
BULLYING TEMA PARA REFLEXÃO E DEBATE
BULLYING.
Cinara Mateus Réus Clemes Bolsa do Ar. 170 Psicologia - Araranguá
Bullying Caique Garcia Nº. 05 2º. CM.
Fenômeno Bullying: a prevenção começa pelo conhecimento
BULLYING: UM FENÔMENO DE AGRESSÃO NA ESCOLA
Quando a brincadeira perde a graça...
Ano Lectivo 2009/2010 Bullying nas escolas.
Você sabia que muitas crianças morrem ou matam por causa do bullying? Você sabia que você pode estar sofrendo ou praticando bullying contra alguém?
TEMA DE REDAÇÃO: BULLYING.
“ Educando para a vida” ESCOLA ESTADUAL MÁRIO SPINELLI
INTRODUÇÃO TAREFA PROCESSOS PESQUISA 1 PESQUISA 2 CRIAÇÃO ARTÍSTICA
FISMA - FACULDADE INTEGRADA DE SANTA MARIA
BULLYING : UM FENÔMENO DE AGRESSÃO NA ESCOLA Psicopedagoga: Márcia J.P.Nunes.
BULLYING ESSA BRINCADEIRA NÃO TEM GRAÇA!. O QUE É?  O termo BULLYING compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que.
O QUE PODEMOS FAZER? 2 Seis colegas da minha turma deixaram de falar comigo e de se sentar ao pé de mim. Elas gozam comigo e lançam falsos rumores acerca.
Bullying O que é?. Bullying, é um comportamento que se caracteriza pela ameaça ou agressão propositada e repetida, durante largos períodos de tempo,
Transcrição da apresentação:

BULLYING O preconceito a ser evitado

O QUE É BULLYING? O termo BULLYING compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s),causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder.

ORIGEM DA PALAVRA De origem inglesa e sem tradução ainda para o português. Dicionário inglês: BULLY Indivíduo valentão, tirano, mandão e brigão. A expressão BULLYING corresponde a um conjunto de atitudes de violência física e/ ou psicológica praticada por um BULLY (agressor).

FORMAS DE BULLYING

VERBAL Insultar Colocar apelidos ofensivos Falar mal de outro pelas costas

FÍSICO E MATERIAL Bater Chutar Espancar Empurrar Ferir Beliscar Roubar, furtar ou destruir os pertences da vítima Atirar objetos contra as vítimas FÍSICO E MATERIAL

PSICOLÓGICO E MORAL Irritar Humilhar e ridicularizar Ignorar, desprezar ou fazer pouco caso Discriminar Aterrorizar e ameaçar Chantagear e intimidar Perseguir Difamar

SEXUAL Abusar Violentar Assediar Insinuar

VIRTUAL Aparelhos e equipamentos de comunicação (celular e internet) O CYBERBULLYING é uma forma mais agressiva, pois o alcance da internet é muito maior que no Bullying tradicional, e tem o agravante de o autor ter o anonimato preservado.

Quem são os envolvidos? Vítimas - são os alunos que só sofrem BULLYING; Vítimas/ agressores - são os alunos que ora sofrem, ora praticam BULLYING; Agressores - são os alunos que só praticam BULLYING; Espectadores - são os alunos que não sofrem nem praticam BULLYING, mas convivem em um ambiente onde isso ocorre.

PERFIL DOS ENVOLVIDOS

VÍTIMA Alunos que apresentam pouca habilidade social; Geralmente são tímidos e reservados; Não conseguem reagir aos comportamentos provocadores e agressivos dirigidos contra elas; Normalmente são mais frágeis fisicamente ou apresentam alguma “marca” que as destaca da maioria dos alunos.

VÍTIMA AGRESSORA Reproduz os maus tratos sofridos como forma de compensação, procurando outra vítima ainda mais frágil e vulnerável. Aciona o efeito cascata ou de círculo vicioso. Transforma o bullying em um problema de difícil controle e que ganha proporções de epidemia mundial de ameaça à saúde pública.

AGRESSOR Pode vir a exercer uma influência negativa sobre o grupo. Podem ser de ambos os sexos. Em geral, desde pequeno é um mal seguidor de regras Gosta de ser admirado e de colocar medo nos outros alunos Dificuldade de relacionamento Pode vir a exercer uma influência negativa sobre o grupo. Frequentemente pertencem à famílias desestruturadas ou com pais extremamente permissivos. Precisam mais de ajuda que de punição.

ESPECTADOR São a grande maioria dos alunos, que convivem com a violência e se calam, por medo de se tornarem as "próximas vítimas". Apesar de não sofrerem as agressões diretamente, os alunos que veem as agressões podem se sentir incomodados e inseguros sobre o que fazer. Tudo isso pode prejudicar de forma dramática o seu desenvolvimento escolar e social.

Vídeo 1 Vídeo 2

CONSEQUÊNCIAS PARA OS ENVOLVIDOS

AS VÍTIMAS PODEM ... Não superar, parcial ou totalmente, os traumas sofridos na escola. Crescer com sentimentos negativos, especialmente com baixa autoestima, tornando-se adultos com sérios problemas de relacionamento. Vir a sofrer ou a praticar o BULLYING no trabalho .

OS ESPECTADORES PODEM ... Assumir um comportamento agressivo. Se vendo afetadas por esse ambiente de tensão, tornarem-se inseguras e temerosas de que possam vir a se tornar as próximas vítimas. Assumir um comportamento agressivo. Desenvolver Transtornos Psiquiátricos como: Transtorno do Pânico, Fobia Escolar, Fobia Social, Transtorno de Ansiedade Generalizada, Depressão, Anorexia e Bulimia, Transtorno Obsessivo Compulsivo e Transtorno do Estresse Pós – Traumático.

OS AGRESSORES PODEM ... Levar para a vida adulta o mesmo comportamento antissocial: atitudes agressivas no seio familiar e no ambiente de trabalho. atitudes delinquentes ou criminosas.

PRINCIPAIS COMPORTAMENTOS Demonstrar falta de vontade de ir à escola. Sentir-se mal perto da hora de sair de casa. Pedir para trocar de escola. Revelar medo de ir ou voltar da escola. Chegar muitas vezes em casa com machucados inexplicáveis. Tornar-se uma pessoa fechada, arredia; Parecer angustiado, ansioso, deprimido;

PRINCIPAIS COMPORTAMENTOS Apresentar manifestações de baixa autoestima; Ter pesadelos frequentes; "Perder", repetidas vezes, seus pertences, seu dinheiro; Evitar falar sobre o que está acontecendo, ou dar desculpas pouco convincentes para tudo;

O QUE A ESCOLA PODE FAZER? Escola tem que deixar clara a sua posição sobre o Bullying Promover debates, a fim de disseminar o assunto Estimular os estudantes a fazerem pesquisas sobre o tema. Divulgar os dados das pesquisas. Incentivar os próprios alunos a criarem as regras de disciplina. Permitir que os alunos busquem soluções capazes de modificar o comportamento e o ambiente.

O QUE A ESCOLA PODE FAZER? Se houver algum caso, os pais dos alunoss envolvidos deverão estar cientes. Interferir diretamente nos grupos, sempre que isso for necessário para quebrar a dinâmica de Bullying. Conversar com os alunos sobre as diferenças de cada um. Reflitir com eles sobre como deveria ser uma escola onde todos se sentissem felizes, seguros e respeitados. (Fonte “Diga Não ao Bullying”)

VIOLÊNCIA