O Quinhentismo no Brasil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Condições e motivações da Expansão Marítima Portuguesa
Advertisements

Crise Econômica Colonial
O QUINHENTISMO.
Brasil Colônia Capitanias Hereditárias Governo Geral
BRASIL DENTRO DO ANTIGO SISTEMA COLONIAL
AMÉRICA PORTUGUESA: BRASIL
A ADMINISTRAÇÃO INICIAL DA COLÔNIA
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A ESTRUTURA POLÍTICO-ADMINISTRATIVA.
Quinhentismo.
Quinhentismo no Brasil
QUINHENTISMO Literatura Prof.: Mara Magaña.
Literatura Informativa
Profª. Karen Neves Olivan
A Expansão territorial
Colonização portuguesa na América
Quando tudo começou? Qual o primeiro texto da história da literatura brasileira? Quando foi escrito? Por quem foi escrito? Do que falava esse texto?
Estrutura político-administrativa da Colônia
Universidade Federal do Amapá
Quinhentismo 1500 a 1601.
Brasil pré-colonial e estrutura político-administrativa da Colônia
COLÉGIO CEME Profº Bergson Morais Vieira Disciplina: História
História dos Portugueses no Mundo
A formação do território brasileiro
Frente: História do Brasil 1° Semestre de 2013 Professora: Franciely – Fran-
QUINHENTISMO -Portugal está em plena Expansão Marítima;
Literatura de informação no Brasil.
Os funcionários da administração colonial portuguesa
Quinhentismo no Brasil
Quinhentismo no Brasil (1500 – 1601)
Primeira missa no Brasil- 26/04/1500 local: Porto Seguro - Bahia
Módulo 5 1º. Ano - EM Quinhentismo.
Aula 2 - Descobrimento e Período Pré-Colonial ( )
Profª. Karen Neves Olivan
Profª. Karen Neves Olivan
Quinhentismo – Literatura Brasileira
História dos Portugueses no Mundo
Quinhentismo O Quinhentismo corresponde ao período literário que abrange todas as manifestações literárias produzidas no Brasil à época de seu descobrimento,
QUINHENTISMO Imagem: Oscar Pereira da Silva / Desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro em 1500, / Museu Paulista / Public.
A consolidação do Estado Brasileiro e suas divisões regionais
LITERATURA DE INFORMAÇÃO Profº Christiano
História do Brasil trabalho e riqueza na empresa colonial
Administração Colonial
Os Portugueses no Brasil
Profa. Karen Neves Olivan
A ADMINISTRAÇÃO COLONIAL
Cronistas do descobrimento
Nem tudo que reluz é ouro.
Trabalho de história primeiro contato entre índios e portugueses em 1500 foi de muita estranheza para ambas as partes. As duas culturas eram muito diferentes.
A Expansão Portuguesa.
Administração Colonial
OS PRIMEIROS DESBRAVADORES DO ESTADO DO PARANÁ
Profa. Karen Neves Olivan
EXPANSÃO MARÍTIMA EUROPÉIA
Quinhentismo Séc. XVI.
TRATADO DE TORDESILHAS (1494)
Descrição da Cidade de Sergipe d’el-Rei
Quinhentismo O Quinhentismo corresponde ao período literário que abrange todas as manifestações literárias produzidas no Brasil à época de seu descobrimento,
Produção literária no Brasil-colônia
Profª. Lilian Larroca. Mas muitas capitanias fracassaram… O Brasil ficava muito longe de Portugal Não havia pessoas para o cultivo da terra Os índios.
LITERATURA INFORMATIVA
José de Anchieta Apóstolo do Brasil
Quinhentismo no Brasil O Brasil-colônia de 1500 a 1600
Brasil Pré-colonial Mão-de-obra: indígena. Escambo Produto: Pau-brasil
NAVEGADOR, PROVAVELMETE NASCEU EM GENOVA VIAJOU A SERVIÇO DA ESPANHA NAVEGADOR FLORENTINO REALIZOU VARIAS VIAGENS A SERVIÇO DE DIFERENTES GOVERNOS EUROPEUS.
Bandeirantes.
BRASIL COLONIAL SÉCULOS XV - XVII
Processo de Independência brasileiro: o declínio colonial Prof. Alan.
Prof. Teófilo Beviláqua
ERA COLONIAL QUINHENTISMO – 1500
Colonização portuguesa na América
Transcrição da apresentação:

O Quinhentismo no Brasil Nem crônicas, nem memórias … … descrições de fatos e dados … às vezes, com elementos mágicos e características fantásticas.

Produção literária no Brasil-Colônia

Século XVI (1500): a metrópole procurou garantir o domínio sobre a terra descoberta: organizado-a em capitanias hereditárias, enviando negros da África para povoá-la e enviando jesuítas da Europa para catequizar os índios

Século XVII (1600): A cidade de Salvador, na Bahia: foi povoada por: aventureiros portugueses, índios, negros e mulatos, tornou-se o centro : das decisões políticas e do comércio de açúcar.

Século XVIII (1700): A região de Minas Gerais: transformou-se no centro de: exploração do ouro e das primeiras revoltas políticas contra a colonização portuguesa, entre as quais se destacou o movimento da Inconfidência Mineira.

literatura brasileira Embora a literatura brasileira tenha nascido no período colonial. Durante o período colonial, ainda não eram solidas as condições essenciais para o florescimento da literatura. Os livros produzidos por escritores nascidos no Brasil eram então impressos em Portugal e depois trazidos à Colônia.

A Literatura de Informação “A feio deles e serem pardos, quase avermelhados, de rostos regulares e narizes bem feitos; andam nus sem nenhuma cobertura; nem se importam de cobrir nenhuma coisa, nem de mostrar suas vergonhas. E sobre isto são tão inocentes, como em mostrar o rosto”.

Carta, de Pero Vaz de Caminha Esse fragmento pertence ao primeiro texto escrito no Brasil: a Carta, de Pero Vaz de Caminha, escrivão-mor da esquadra liderada por Cabral quando do descobrimento oficial do Brasil, em 1500. Essa carta e muitos outros textos em forma de cartas de viagem, diários de navegação e tratados descritivos formam a chamada literatura de informação.

Principais produções do seculo XVI A Carta, de Pero Vaz de Caminha O Diário de navegação, de Pero Lopes de Sousa O Tratado da terra do Brasil, de Pero de Magalhães Gandavo O Tratado descritivo do Brasil, de Gabriel Soares de Sousa Os Dialogos das grandezas do Brasil, de Ambrosio Brandão A Historia do Brasil, de Frei Vicente do Salvador As Duas viagens ao Brasil, de Hans Staden A Viagem a terra do Brasil, de Jean de Levy

A literatura de catequese: José de Anchieta

Os Jesuitas vindos ao Brasil com a missão de catequizar os índios deixaram inúmeras cartas, tratados descritivos, crônicas históricas e poemas.

José de Ancheita Chegou ao Brasil em 1553 com o padre Manuel da Nobrega. Fundou no Planalto de Piratininga, um colégio que se tornou o núcleo da futura cidade de São Paulo Escreveu vários tipos de texto com finalidade pedagógica, como poemas, hinos, canções e autos.