Prof. Erika Meirelles de Castro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Portefólio eb1 da Ruvina- Turma II
Advertisements

Primeiros socorros em caso de electrocussão
Programa De Atendimento À Primeiros Socorros SEESMT Serviço Especializado Em Engenharia De Segurança E Medicina Do Trabalho SEESMT.
Pérfuro-cortantes. Pérfuro-cortantes O que são Pérfuro-cortantes? Todo material que possa provocar cortes ou perfurações.
Primeiros Socorros Conceito:
Primeiros Socorros Ë o atendimento imediato a uma vítima acidentada ou acometida de mal súbito até a obtenção de assistência qualificada.
Primeiros Socorros.
CURSO BRIGADA DE INCÊNDIO
trabalho realizado por:
Admissão do Paciente na Unidade Hospitalar
Introdução: O Problema dos Acidentes
Plano de ação emergêncial
Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil
Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil
Câmara Municipal de Felgueiras
O que é um sismo? fenómeno natural, resultante de uma vibração mais ou menos violenta da crosta terrestre.
Cicloturismo.
Jet-ski.
PRIMEIROS SOCORROS O QUE É???
AVALIAÇÃO MÓDULO II GERÊNCIA ADMINISTRATIVA SEGURANÇA EMPRESARIAL.
Padrões Mínimos de Segurança
APRESENTA.
Academia Snooker Clube Sorocaba - SP Paulo Dirceu Dias
MANOBRA DE HEIMLICH SABEM O QUE É ISTO? CLICAR SEMPRE.
DIA ESTADUAL DE REDUÇÃO DE DESASTRES
SEGURANÇA PESSOAL NO TRÂNSITO
HISTÓRIA DO SOCORRISMO
RESSUSCITAÇÃO CARDIO-PULMONAR
Segurança no Laboratório
Primeiros Socorros SIPAT NSN Como atuar numa emergência
DOENÇAS CARDIOVASCULARES
PRIMEIROS SOCORROS É a 1ª etapa ou assistência dada a uma vítima de acidente ou doença súbita para estabilizar a sua situação antes da chegada de uma ambulância.
ABORDAGEM INICIAL
SEGURANÇA PESSOAL NO TRÂNSITO
Curso de Extensão em Grandes Eventos
Capítulo 1 Papel do Socorrista.
Desmaios os síncopes.
Tenice T. Silvestre GEOCSI – Desenvolvimento e Treinamento (41) / RECURSOS HUMANOS O KIT DE.
SUPORTE BÁSICO DE VIDA.
PRIMEIROS SOCORROS.
RISCOS ASSOCIADOS À ELECTRICIDADE
Plano de ação emergêncial
Sabias que... Na escola ou em casa, por vezes, sofremos pequenos acidentes que provocam ferimentos que necessitam de ser tratados com urgência? Pois é...
Marcelo Kressin Técnico em Segurança do Trabalho
Prof. Erika Meirelles de Castro
Feridas e Escoriações Princípios de Actuação
Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida
Digamos (apenas por hipótese) que às 18:15 você está regressando para casa, depois de um dia de trabalho especialmente difícil. Está cansado e frustrado……
ACIDENTES DOMESTICOS COMO EVITA-LOS.
TRÂNSITO O trânsito é um local de grande incidência de lesões por acidente sendo praticamente todas elas evitáveis com medidas mais cuidadosas e com lesões.
Os primeiros socorros são apenas a primeira ajuda a ser dada ao ferido
Química do Petróleo II Prof. Eng. Marcelo Silva, M. Sc.
Oficina de Formação a cargo de : Aníbal Augusto Gonçalves 2003/04 Formando: Carla Maria C. Alves Lopes.
Primeiros Socorros Tipos de Infecções.
CAUSA NECESSIDADES FUNÇÕES/FINALIDADES TRATAMENTO CONSELHOS ÚTEIS
Projeto P.A.I. (Prevenção de Acidentes Infantis)
Primeiros Socorros : RCP – Engasgo – AVC – Ataque Cardíaco
Professora: Ft. Esp. Sheila Bezerra Costa
Atualização em Curativos (Materiais e Técnicas)
Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil
CHOQUES ELÉTRICOS. Não deixe que ninguém se aproxime da vítima, nem tente ajudá-la antes de a corrente elétrica ser desligada (a distância mínima a ser.
Introdução ao Suporte Básico de Vida
Aula 01 (pág. 113).
Sopradora de Plásticos
Primeiros socorros Esta apresentação demonstra as novas capacidades do PowerPoint, sendo melhor visualizada na Apresentação.
CIÊNCIA E TECNOLOGIA Sondagem: Inserir uma imagem para fazer os conhecimentos prévios dos alunos. (questionamentos). Problematização: Quais são os riscos.
Tópico 9: Normas básicas de segurança no laboratório de química
PRIMEIROS SOCORROS Como agir em situações de emergência
SEGURANÇ A NO LAR.
Transcrição da apresentação:

Prof. Erika Meirelles de Castro Primeiros Socorros

INTRODUÇÃO A expressão “Primeiros Socorros” significa o atendimento imediato prestado a uma pessoa vítima de um acidente ou de um mal súbito. Quando aplicados com eficiência, significam a diferença entre “vida e morte”, “recuperação rápida e hospitalização longa” ou, “ invalidez temporária e invalidez permanente”.

INTRODUÇÃO Imagine que você está no local de um grave acidente de trabalho. Você saberia como ajudar um colega de trabalho que necessite de cuidados médicos imediatos?

PROCEDIMENTOS DE EMERGÊNCIA Examinar o local do acidente Enviar alguém para chamar o serviço médico de emergência(SME) Acalmar-se e ganhar a confiança da vítima. Os acidentes variam; mas o que não variam são os passos de primeiros socorros.

EXAMINAR O LOCAL Esteja atento a riscos, tais como: Fumaça, Fios elétricos, Líquidos escorrendo, Vapores químicos e Objetos em queda. Nunca entre em um local que não seja seguro. Se o local em que você estiver não parecer seguro, saia imediatamente. Caso seja necessário mover a vítima e a situação permitir - mova cuidadosamente.

SERVIÇO MÉDICO DE EMERGÊNCIA. BUSQUE AJUDA: Tome a frente avisando seus colegas que você possui conhecimentos de primeiros socorros. Caso você esteja sozinho, grite por socorro, execute os primeiros socorros necessários e depois deixe a vítima por pouco tempo para encontrar a pessoa mais próxima e pedir-lhe para comunicar o SERVIÇO MÉDICO DE EMERGÊNCIA. Envie alguém para acionar o SME.

CONFIANÇA E CALMA Não piore a situação, ao exagerar na sua reação você acaba amedrontando a vítima . Fique calmo e tranqüilize a vítima: Respire fundo e Sente-se calmamente com a vítima e fique falando com ela e assegurando que ajuda está a caminho. REGRA “VOCÊ É O ESPELHO DA VÍTIMA. FIQUE CALMO E ELA FICARÁ TAMBÉM.”

Sugestão para Kit de Primeiro Socorros Ataduras de diversos tipos; Fita adesiva; Esparadrapo; Pacote de gelo químico; Bolas de algodão; Luvas de Látex; Ataduras Plásticas; Band-Aid

Sugestão para Kit de Primeiro Socorros Máscara facial com válvula de não retorno; Lanterna Pequena e pilhas reservas; Gazes de diversos tamanhos e formas; Compressa Plástica; Fósforos; Agulhas hipodérmicas; Lente de aumento ( Lupa); Aspirina ou similar; Antistamínico de uso tópico; Pinça;

Sugestão para Kit de Primeiro Socorros Sabão Neutro; Açúcar; Termômetro oral e retal; Fita adesiva a prova d’água; Tiras Elásticas; Talas Flexíveis; Saco plástico P.S> Todos os itens devem ser colocados numa caixa plástica apropriada para mantê-los limpos e secos

Remoção e Resgate de Vítimas Como regra básica, não se deve mover uma vítima do local do acidente até que todo o processo de remoção tenha sido devidamente organizado. No entanto a remoção deverá ser feita se: Houver perigo de incêndio ou incêndio; Houver materiais perigosos ou explosivos; O local do acidente oferecer perigo a vítima ou ao socorrista; A ambulância não puder chegar ao local.

Remoção e Resgate de Vítimas Uma vítima de ataque cardíaco provavelmente não necessitará ser removida, a menos que seja para posicioná-la no chão ou assoalho, visto que, a RCP deve ser realizada sobre uma superfície sólida. Quando for necessário remover uma vítima, a velocidade de remoção dependerá do motivo , tal como: Remoção de emergência. Se houver fogo, afaste a vítima da área o mais rápido possível; Remoção sem emergência. Se a vítima precisar ser removida para ter acesso a um veículo. Considere criteriosamente as lesões antes e durante a movimentação.

OBRIGADA!!!