1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O sol O Sol é uma estrela, como todas as outras que vemos no céu à noite. A diferença é a distância. As outras estão a anos-luz de distância, ao passo.
Advertisements

O Sistema Solar.
A Terra e o sistema solar
SLC0597 – Estrutura da Matéria Marcelo Pereira
Planetas, Satélites, Cometas e Asteróides.
Sistema Solar.
SISTEMA SOLAR.
Ano de Escolaridade: Área disciplinar: Conteúdo:
Unidade 2: Terra, um planeta único e especial!
Mercúrio SÍMBOLO.
translação e rotação da Terra e as estações do ano
Planetas Gasosos Denise Daniel Isabela P. Bruno Matheus
Sistema Solar Adaptação: Fernanda Gonçalves.
Oceanos além da Terra Por Silvia R.Calbo Vênus pode ter tido oceanos? Marte teve vida ? Candidatos atuais a terem oceanos: Europa de Júpiter Titã.
Uma breve história do Universo
CDA - Centro de Divulgação da Astronomia
O que os cientistas pensam sobre a previsão dos Maias?
3.2. – Movimentos e Forças Unidade 3 – Planeta Terra Forças
Fases da Lua Física e Química A Angélica Teles nº3; Cátia Cabral nº 5;
TERRA - UM PLANETA COM VIDA
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA 2011
Conhecendo o universo Professor João luiz
Os astros Prof. Marcelo.
Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel
TERRA NO ESPAÇO 1. UNIVERSO
Planetas Telúricos.
Geocentrismo e Heliocentrismo
Movimentos de rotação.
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA 2011
Trabalho de Ciências E.M.E.F Professor Carlos Pasquale Professora Eloíza Nomes 8ª A Grupo 3 Gabriel Correa da.
A busca por vida em Marte
NOME: ALINE ANA PAULA TRABALHO SOBRE O PLANETA MERCÚRIO
Professora Fernanda Landim
Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I - Profª Lucia Helena Amim CIÊNCIA E RELIGIÃO.

CONHEÇA MARTE Créditos pelas fotos:
A TERRA NO UNIVERSO.
Escola Secundária de São João da Talha
Origem e propriedades da água
Os Astros O Sistema Solar.
Ciências Físico-Químicas
Descubra dez curiosidades sobre o sol
O planeta terra está esquentando
O PLANETA TERRA E A ORIGEM DA VIDA
O Sistema Solar.
O Ciclo da Água Sara Francisca 4ºD.
Terra, o nosso Planeta.
Trabalho de Física.
Profa. Gabriela Soares Traversi
A Terra: Os dias e as Noites
Professora Carol/Geografia
Aventuras no Baú Mágico Geografia Continentes e Oceanos.
O Sistema Solar 8-abr-17.
Professora: Marise Rabelo
A mais antiga das ciências
O SISTEMA SOLAR.
UFOLGIA NO BRASIL Durante a II Guerra Mundial, pilotos de aviões militares começaram a relatar que avistavam estranhos objetos nos céus das cidades que.
Os astros. Os astros Astros O Universo é constituído pelo Espaço e tudo o que nele existe. Os astros são os corpos celestes que existem no Espaço.
REVISÃO – AVALIAÇÃO MENSAL DE CIÊNCIAS
Sistema Solar.
HISTÓRIA DA ASTRONOMIA
O que existe no Sistema Solar
Aula 02 Geografia Física Profª. Bruna B. dos Santos PET – HST/MTM
A Terra Forma e Movimentos.
Generalidades Faz parte da Via Láctea Estrela
AUTOR: WAGNER PEDRO MENEZES CLICAR O gigantismo do Universo foge dos padrões métricos e numéricos que bem conhecemos. Imagine: cada estrela que cintila.
DESCOBRINDO O CÉU.
Júpiter, o Planeta Soberano
Fonte:
O QUE NÓS SABEMOS SOBRE MARTE? Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel Mars (Trouvelot, 1877)
Transcrição da apresentação:

1

2

3

Alguns dados sobre Marte: Rotação:24,6 horas Revolução: 687 dias Diâmetro: 6794 km Temperatura: -87°C até -5°C Inclinação do eixo de rotação: 25° Quarto planeta depois do Sol, Marte é o último dos planetas rochosos ou telúricos. Chamado de Ares pelos gregos e de Marte pelos romanos, simboliza o deus da guerra, provavelmente sua coloração avermelhada foi a origem da atribuição à este nome. Para os babilônios era conhecido como Nergal, o deus da morte, pestes e calamidades. Para os japoneses, chineses e coreanos conhecido somente como estrela de fogo. Uma das ideias difundidas no século 19 era a de que o Sol emitia luz e calor graças graças à uma continua diminuição do seu diâmetro (não conhecia-se o processo de fusão nuclear). Se isso realmente fosse verdade, o Sol teria sido mais quente em seu passado e esfriaria continuamente até seu fim. Utilizando esta lógica planetas mais quentes(próximos ao Sol) deveriam refletir nosso passado e os planetas mais frios o nosso futuro, assim, acreditava-se que Vênus era constituído por pântanos habitado por insetos e anfíbios primitivos e que Marte seria habitado por seres mais evoluídos em relação aos habitantes do planeta Terra.

Temperatura mínima: -87°C Rotação: 24,6h Revolução:687 dias Diâmetro: 6794 km Temperatura mínima: -87°C Temperatura máxima: -5°C Inclinação do eixo de rotação: 25° 7

Gregos: Ares Deus da Guerra Romanos: Marte 8

Babilônios: Nargul, deus do caos, pestes e calamidades Japoneses, coreanos e chineses: Estrela de Fogo 9

Início século XIX Acreditava-se que o Sol emitia luz e calor graças graças à uma continua diminuição do seu diâmetro (não conhecia-se o processo de fusão nuclear). Se isso realmente fosse verdade, o Sol teria sido mais quente em seu passado e esfriaria continuamente até seu fim. Utilizando esta lógica planetas mais quentes(próximos ao Sol) deveriam refletir nosso passado e os planetas mais frios o nosso futuro. 10

Vênus 11

12

Marte 13

14

A origem das lendas acerca da existência de vida inteligente no planeta vermelho tiveram origem em um simples erro de tradução. Em 1877 o astrônomo italiano Giovanni Schiaparelli utilizou o termo “canali” para descrever os riscos que ele observou na superfície de Marte. Quando traduzido para o inglês, este termo foi associado à palavra “canals”, o que significa canal no sentido de uma obra construída artificialmente ao invés do termo “ channels” que está ligado à canais naturais. Isso aliado ao fato da construção do canal de Suez (a maior obra de engenharia da época) semeou a ideia de que havia seres inteligentes em Marte, capazes de construir esse sistema de canais artificiais e de que nós terráqueos estávamos no caminho certo para a evolução. Entusiasmado por esta idéia Percival Lowell construiu um grande observatório astronômico com seu próprio dinheiro em 1894 com o objetivo de estudar Marte, e afirmou ter identificado pelo menos 400 canais que irrigavam todo o planeta com o derretimento do gelo das calotas polares, formando uma complexa rede de irrigação que abastecia oásis em cujos erguiam-se grandes cidades. Observou também as “estações” de Marte, supostamente identificadas por variações de coloração na superfície de Marte, mais tarde constatou-se que essa variação na coloração tratava-se de tempestades de areia, visíveis aqui da terra. Percival dedicou-se durante mais de 15 anos à esses canais até sua morte. Esses canais, na verdade não passam de ilusões de óptica e alguns cânions causados por tempestades de areia. Em alguns raros casos tratava-se de leitos secos de rios.

Giovanni Schiaparelli 1877: Observação dos canais de Marte 17

18

Canals: canais artificiais Canali Canals: canais artificiais Channels: canais naturais

Em 1891 uma rica viúva francesa, Clara Gouguet Guzman oferece um prêmio de 100 mil Libras para quem conseguisse se comunicar com extraterrestres. Esses extraterrestres não podiam ser de Marte, considerado fácil demais para contatar. O Prêmio foi administrado pela Academia Francesa de Ciências.Em pouco tempo os marcianos tornaram-se febre, principalmente quando o escritor inglês Herbert George Wells publicou em 1898“ A Guerra dos Mundos”, onde narra a invasão da Terra por marcianos em busca de água, já escassa em seu planeta moribundo Em 30 de outubro de 1938, Orson Welles deixou a América em pênico graças à uma transmissão de rádio baseada no livro de Wells, onde se anunciava a invasão marciana no planeta Terra. Logo após as previsões meteorológicas começou a tocar música, interrompida bruscamente comunicando a queda de um meteoro em Nova Jersey, a programação continuou até que foi interrompida novamente com um repórter que estava próximo ao meteoro, o qual abriu-se e de onde saíram seres gigantes com tentáculos. Logo em seguida o reporte foi “morto” por um raio disparado pelos seres extraterrestres. Isso deixou a população em pânico, muitos deixaram suas casas e houve inclusive casos de suicídio.

NÃO PODE SER EXTRATERRESTRE DE MARTE!!! MUITO FÁCIL... Clara Gouguet Guzman 1891: Oferece prêmio de 100 mil Libras para quem conseguisse contatar extraterrestres. NÃO PODE SER EXTRATERRESTRE DE MARTE!!! MUITO FÁCIL...

Percival Lowell 1894:Construiu com seu próprio dinheiro um observatório para observação de Marte 24

25

26

Os canais levam água dos pólos para as cidades marcianas 27

A variação das estações de Lowell era na verdade resultado de tempestades de areia

Herbert George Wells 1898: Guerra dos Mundos 29

1938: Transmissão radiofônica de Guerra dos Mundos Orson Welles 1938: Transmissão radiofônica de Guerra dos Mundos 31

32

34

Indícios de vida inteligente em Marte: A face de Marte: Vista pela primeira vez pela sonda viking, a face foi supostamente construída por uma civilização extraterrestre visitante do Sistema Solar em tempos antigos, juntamente com algumas pirâmides (pirâmides de Cydonia), constituía uma cidade e um forte em ruínas. Acredita-se que os construtores dessas pirâmides também foram os responsáveis pela construção das pirâmides do Egito. Na verdade, tanto a face como as pirâmides são resultado de erosão sobre montes e que sob determinados ângulos aparentam padrões comuns ao cérebro humano. A capacidade de reconhecer tais padrões, principalmente faces é conhecida como pareidolia. Homenzinho de Marte”, fotografado pelo sonda Spirit. Essa foto reacendeu a polêmica sobre a existência de vida em Marte. Porém este “homenzinho” não se moveu sequer um milímetro durante os 3 dias em que foi fotografado. Fotos com mais detalhes mostram que esse homenzinho não passa se um amontoado de pedras. Smile de Marte: na superfície de marte encontra-se um grande smile, como aqueles utilizados em emoticons de msn. Ao contrário de especulações de que isso é uma mensagem de marcianos, o Smile trata-se somente de uma grande cratera O meteorito ALH 84001: este meteoro encontrado na Antártida em 1984 originado de Marte, ainda causa polêmica, Acredita-se que este tenha sido lançado do planeta após o choque deste com um grande meteoro. Esse meteoroide vagou pelo espaço cerca de 4,5 milhões de anos até cair no planeta Terra. Em 1996, cientistas encontraram supostos micro fósseis deixados em pela vida Marciana, o que indica atividade biológica, mas. Algumas semanas depois os cientistas afirmaram que na verdade tratava-se de uma contaminação terrestre e o assunto continua em debate.

A face marciana 38

O “homenzinho” de Marte 40

O Smile de Marte 42

O martelo de Thor Obelisco Cidade Inca 44

Pareidolia

Sem conclusões sobre a existência de vida inteligente em Marte

ALH84001(1984) Vestígios atmosfera marciana Composição química idêntica à de Marte Sinais de matéria orgânica Estruturas semelhantes à fósseis 47

FIM 48

Fontes: http://www.on.br/site_edu_dist_2009/site/modulos/modulo_2/4-marte/historia/seculo19.html http://rpg_ficcao.sites.uol.com.br/Historia/Marte1.htm http://bitaites.org/reedicoes/do-bau-marte-marcianos-e-panico-na-america http://www.ceticismoaberto.com/fortianismo/2209/pareidolia-e-os-marcianos http://www.comciencia.br/reportagens/espaco/espc10.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Geografia_de_Marte http://capacitorfantastico.blogspot.com/2009/04/marte-na-imaginacao-dos-escritores-de.html http://www.zenite.nu/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Marte_%28planeta%29#Vida_em_Marte http://pt.wikipedia.org/wiki/Meteorito_ALH84001 http://www.pucrs.br/famecos/vozesrad/guerradosmundos/index3.htm http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL273108-5603,00.html