Improviso em Teclas Pretas Forma Binária e Ternária em Teclas Pretas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2001.
Advertisements

24 Acorde Maior X Acorde Menor - Conteúdo
Ligadura de prolongamento Harmonização de canções por audição
Você deve participar das três propostas de atividades disponibilizadas nesta unidade. Execução das canções Frutas e Tocam os Sinos Execução da peça March.
Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2008.
18 Teclas pretas e brancas - Atividades
8 Grandes Pianistas - Atividades Participe da atividade a seguir: Fórum sobre grandes pianistas Seleção e audição de grandes interpretações Bom trabalho!
6 Cordas Dedilhadas - Atividades
15 Tutorial do E-book Violão - Atividades
Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2008.
7 Captação, Amplificação e Efeitos Sonoros - Atividades Participe da atividade a seguir: Organização de uma palestra Audições Adicionais Bom trabalho!
Introdução Tópicos a serem revisados Material elaborado para o Curso de Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas.
Você deve participar das propostas de atividades disponibilizadas nesta unidade. Revisão de conteúdos e recuperação de atividades anteriores Avaliação.
Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2008.
Você deve participar da proposta de atividade disponibilizada nesta unidade. Programa de Recital Cartaz de Recital Bom trabalho! E-book Violão Material.
Projeto Individual Progressivo Atividades Complementares Estágio
Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2008.
15 Tutorial do E-book Teclado - Conteúdo
6 Cordas Dedilhadas - Conteúdo Introdução Antigos Cordas de nylon
AO - Prática de Tom e Semitom AO - O Cravo brigou com a Rosa
Você deve participar das duas propostas de atividades disponibilizadas nesta unidade. Execução: Estudo 08, 09, 10, 11 e 12 Improvisações diversas Bom trabalho!
Identificação de notas: dó, ré, mi fá sol, lá e si
Cadeia de valor 1.
Tópicos Especiais em Educação Musical Princípios de Educação Musical
Folha de Cálculo TIC 10.
Personalizando Tabelas
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
Portfólio de matemática
Menu de opções Fácil Esta ferramenta tornará mais fácil a montagem de suas pesquisas de Clima Organizacional, ou de Satisfação, desde a sua construção,
Aplicando novas ferramentas
Todos os parceiros que terceirizam suas operações de atendimento com a MKBG Contact Center® recebem um login e uma senha de acesso para controle da sua.
CLIMA OS PRINCIPAIS TIPOS DE PRECIPITAÇÕES.
O mundo das letras.
Tutorial de Utilização do Controle de Pendências – JIRA
“Aprender conteúdos & desenvolver capacidades” Cesar Coll e outros
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
IFSC Curso de Técnico em Informática
Título Trabalho UNIPAR – Universidade Paranaense
TEORIA MUSICAL Iniciante
Áudio na Apresentação.
Você deve participar das duas propostas de atividades disponibilizadas nesta unidade. Pesquisa de Vídeos Fórum: Le tic tac choc Bom trabalho! Material.
Cálculo de intervalos de quarta justa com apoio do teclado
3 Recursos do Teclado - Conteúdo E-book Teclado Introdução Timbres Elaboração do timbre Uso de acompanhamento automático Material de apoio ao Curso Licenciatura.
21 Tom e Semitom - Conteúdo
13 Liderança nos Grupos - Atividades
6 Tipos de Conhecimento – Material de Apoio
Musicalização no Prolicenmus C
31 Três Reis Magos: Melodia e Forma – Material de Apoio
Você deve participar das propostas de atividades disponibilizadas nesta unidade. Diversidade de sistemas de notação para Violão Fórum Uso de Cifras ao.
31 Três Reis Magos: Melodia e Forma – Atividades
Você deve participar das duas propostas de atividades disponibilizadas nesta unidade. Planejamento de Estudo Entrevista com um instrumentista Bom trabalho!
Teorias da aprendizagem
Tutorial com as orientações básicas para o primeiro acesso dos acadêmicos ao portal universitário.
Fernando Feltrin Criando uma revista Fernando Feltrin
Apontamentos sugestões e orientações práticas. Apontamentos nas Aulas Esta tarefa irá permitir-te estar mais atento e mais concentrado na aula. O registo.
Instruções para realização de ditados
Prof. Felipe Leonardo. Apreciação Musical O que é apreciação musical? “Apreciar uma bela música é compreender a manifestação sonora dos arquétipos de.
37 Seriados da TV: Ritmo – Material de Apoio
PROJETO PILOTO Outubro/Novembro 2015
NETWORKING Rede de possibilidades
Jingle Vem do inglês e quer dizer música pequena
Introdução O que é necessário retomar? Identificando o padrão maior na melodia Identificando o padrão menor na melodia Tonalidades homônimas Intervalos.
Você deve participar das duas propostas de atividades disponibilizadas nesta unidade. Estudo 18 Escalas Diatônicas Maiores e Menores Bom trabalho! 26 Formação.
Você deve participar das três propostas de atividades disponibilizadas nesta unidade. Construção de Acordes de Subdominante Execução do Encadeamento I.
 Analisei as práticas musicais dos cristãos, na pesquisa de campo verifiquei o que há nas proximidades do templo, existem outras igrejas cristãs bem.
Sound & Structure John Paynter Prof. Marcos Câmara de Castro Adriana Moraes - MEMES I, 2015.
Zoltan Kodály. Nasceu na Hungria em 1882 Nasceu na Hungria em 1882 Nacionalista: carregou a tarefa de reconstrução da música cultural húngara. Nacionalista:
A Construção da Leitura e da Escrita. DICAS PARA MELHOR FALAR EM PÚBLICO.
De: Lucas Matos. Para pessoas que buscam o sucesso financeiro pela internet! E- book distribuído pelo meu blog –
Transcrição da apresentação:

Improviso em Teclas Pretas Forma Binária e Ternária em Teclas Pretas 16 Improvisação em Teclas Pretas - Atividades Você deve participar das duas propostas de atividades disponibilizadas nesta unidade. Improviso em Teclas Pretas Forma Binária e Ternária em Teclas Pretas Bom trabalho! Posteriormente, os títulos das atividades serão transformados em links, que remeterão às telas seguintes. E-book teclado Material elaborado para o Curso de Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da SEED/MEC. Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2008.

Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2008. 16 Improvisação em Teclas Pretas - Atividades Improviso em Teclas Pretas Clique em Repertório Técnico, no menu laranja do link do ebook Teclado Acompanhamento, em http://caef.ufrgs.br/produtos/ebook2008/index.php?option=com_wrapper&view=wrapper&Itemid=8.m As imagens 1 e 2, encontradas no título Teclas Pretas, desta tela, apresentam um dos grupos de cinco teclas pretas do teclado, indicando que sejam tocadas, respectivamente, com os dedos m.e. 4-3-2 + m.d. 2-3 e m.e. 3-2, + m.d. 2-3-4. Experimente diversas maneiras de tocá-las, sempre respeitando este dedilhado indicado, para cada um dos modelos. Abaixo, seguem algumas sugestões; mas você poderá propor outras mais, criando novos exercícios: Imitação da peça Passo-a-passo, encontrada em Repertório Técnico, no menu laranja do link acima http://caef.ufrgs.br/produtos/ebook2008/index.php?option=com_wrapper&view=wrapper&Itemid=8. Variações de execução, usando todos os dedos simultaneamente, com mãos juntas ou alternadas. Combinações diversas de teclas simultâneas e teclas uma-a-uma (independentes). Teclas independentes, uma de cada vez, em diferentes combinações de movimentos melódicos. Movimentos melódicos ascendentes, descendentes ou contrários, com mãos juntas ou separadas. Pequenas células melódicas, empregando diferentes combinações de teclas e mãos, neste dedilhado. Ao chegar a este ponto, procure cantar as pequenas melodias criadas pelas combinações de teclas; e vice-versa, cantando primeiro e procurando as teclas correspondentes, depois. Use sua imaginação; porém, procure manter-se exclusivamente na emissão vocal de uma das cinco notas oferecidas pelas teclas pretas indicadas. Cante e associe palavras às células melódicas criadas, tais como seu próprio nome ou uma saudação qualquer. Preste atenção na sílaba tônica, acentuando-a também em sua execução ao teclado. Cuide com a postura do corpo e das mãos, assim como da disciplina de estudo, relendo as Unidades de Estudo que falam sobre o assunto. Fazer tantas cópias desta tela, quantas forem as atividades propostas. OBS: Caso a atividade precise de alguma das funcionalidades da plataforma, ela deverá ser descrita aqui, para ajudar na orientação dos alunos, e depois postada devidamente na própria funcionalidade. E-book Teclado Material elaborado para o Curso de Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da SEED/MEC. Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2008.

Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2008. 16 Improvisação em Teclas Pretas - Atividades Formas Binária e Ternária em Teclas Pretas No exercício anterior, mesmo sem saber, você estava improvisando. Por intermédio de improvisos, você pode tanto exercitar seus dedos, como aprimorar sua audição e sua capacidade de cantar, de forma intencional e com compreensão. Porém, mais importante do que isso, é que, na prática e quase brincando, você também executou diversas idéias musicais. Perceba bem isso: você já criou, por improvisação, diversas idéias musicais em teclas pretas, tocadas pelos dedos 2-3-4 das duas mãos! Também já entendeu que cada tecla soa com uma altura diferente e que a combinação destas alturas gera melodias. Além disso, já as cantou com compreensão, e não apenas por simples imitação. Agora, falta relacionar tais células melódicas entre si, gerando formas musicais binárias e ternárias. Para tanto, organize suas células melódicas, uma após a outra, de tal forma que cada seção tenha quatro compassos de qualquer tipo. Se não compreendeu este exercício, peça ajuda a seu tutor e/ou colegas mais experientes. Por outro lado, se você já possui bons conhecimentos musicais, crie arranjos para suas idéias musicais, atribuindo-lhes diferentes estilos (inclusive, você pode acionar os botões de estilo existentes em seu instrumento musical), acompanhe as proposições feitas por seus colegas mais principiantes, e crie outros enunciados de exercícios semelhantes aos aqui indicados. Fazer tantas cópias desta tela, quantas forem as atividades propostas. OBS: Caso a atividade precise de alguma das funcionalidades da plataforma, ela deverá ser descrita aqui, para ajudar na orientação dos alunos, e depois postada devidamente na própria funcionalidade. E-book Teclado Material elaborado para o Curso de Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da SEED/MEC. Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2008.