UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DE ENSINO GEPFICA – GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM FORMAÇÃO INICIAL,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Metodologia com Tecnologia.
Advertisements

MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
Antonio Francisco de Paula Souza
Implantação do Currículo Oficial do Estado de São Paulo - Geografia
O USO DO JORNAL NA PRÉ-ESCOLA
Maria das Dores Soares Maziero
REPENSANDO A PESQUISA NA ESCOLA: POSTURA E AÇÃO DO EDUCADOR
TIPOLOGIA DAS AULAS AULAS EXPOSITIVAS PELA DOCENTE
APLICAÇÃO DO JOGO MATEMÁTICO ‘PERMUTAÇÃO USANDO CORES’
Eva Cristina Leite Silva Oscar Teixeira
VIVENCIANDO A MATEMÁTICA
Laura Jane Pereira Fernandes Lia Jussara Leães Segala
José Rodrigues Migueis
Vivências e Sobrevivências: Os Desafios do Início da Docência
Professora: Daniela Capra de Azeredo Turma A21 2°ano / 1°ciclo/2012
PROFESSORA LEONOR CHAIM CURY
FOTOS ANTIGAS Juiz de Fora.
Bacharelado em Administração
II Jornada de Recuperación del Patrimonio Historico Educativo
Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Práticas de leitura, escrita e oralidade no contexto social
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
DESENVOLVIMENTO DE SUPORTE DIGITAL PARA GERENCIAMENTO DE CURSOS A DISTÂNCIA Pesquisadora: Kellen Stephany Batista Marques Orientador: Prof. Dr. Vicente.
Programa Sala de Leitura 2014
Site: NUTRA 18 ANOS: A CONSOLIDAÇÃO DO NUTRA COMO UM PROGRAMA DE REFERÊNCIA MA ÁREA DO TRABALHO Área temática: Trabalho Autores:
UNIR- Universidade Federal de Rondônia
MESTRADO EM EDUCAÇÃO Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Profª Drª Suenny Fonsêca de Oliveira.
Arutim, Cury e Fenelon Advogados Associados
A vida de Trindade Coelho
MATEMÁTICA Brincando com as cores e formas geométricas
Eixo 1. Democratização do acesso Edição de literatura indígena O projeto consiste na edição e publicação, com recursos do FNDE (convênio SECAD-MEC/FALE-UFMG),
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE LETRAS Construindo Saberes na Formação Inicial: Envolvimento.
Adilson Adriano Barbosa da Silva
Programa Sala de Leitura 2014
E então? Assustados com o tamanho do desafio? Todos sabemos que, na prática, as mudanças ainda vão consumir muito tempo até serem bem assimiladas. Até.
SignWriting in Brazilian Deaf Education 1996 to present
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NOME COMPLETO DO ALUNO TÍTULO SÃO CARLOS 2013.
INTRODUÇÃO xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx.
1. INTRODUÇÃO Para saber o impacto do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA), o Grupo de Estudos Pedagógicos (GEP), do Campus de Vilhena,
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ IV REUNIÃO EQUATORIAL DE ANTROPOLOGIA XIII REUNIÃO DE ANTROPÓLOGOS NORTE E NORDESTE JUVENTUDE INDÍGENA: ETNOGRAFANDO A ORGANIZAÇÃO.
NUTRIÇÃO APLICADA AO EXERCÍCIO FÍSICO Características do Curso
Profª. Drª / Orientadora Nair Casagrande - Depto. III de Educação Física, Faculdade de Educação – UFBA Leonardo Dantas D’Icarahy - Depto. de História,
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Profa. Dra. Claudete da Silva Lima Martins Julho de 2014
CARTILHAS.
Implementação no Brasil
Universidade Federal da Bahia Faculdade de Educação – Departamento I Disciplina: EDC 287 – Educ. Tecnologias Contemporâneas Professor: Menandro Ramos Alunos:
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – ENSINO À DISTÂNCIA LINGUAGEM E EDUCAÇÃO – EIXO VII POWER POINT.
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Brincando, aprendendo e interagindo na Educação Infantil
O que é mídia-educação Maria Luiza Belloni
“O RIO DE JANEIRO CONTINUA ÍNDIO” O PAPEL DO EDUCADOR INDÍGENA
Ivan Bursztyn e Davis Sansolo Instituto Virtual de Turismo Metodologia e Ferramentas de comunicação do Workshop Virtual.
I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NA AMAZÔNIA Diálogos Interculturais: Povos Indígenas e Universidade De 30 de janeiro a 01 de Fevereiro de 2013 no.
A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR A PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA Neniane Correia dos Santos BANCA.
UNIAFRO Política de Igualdade Racial no Ambiente Escolar - Especialização - EaD.
Introdução à Medicina Veterinária
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
São Paulo IES-Local:UNICAMP Municípios/escolas Estaduais PROFESSORES
PIBID/UEPB – GEOGRAFIA E. E. E. F. E MÉDIO ASSIS CHATEAUNBRIAND
REFERÊNCIAS. É o conjunto de obras utilizadas pelo autor na feitura do trabalho, a qual deverá ser disposta ao final do trabalho, em consonância à NBR.
UME PROF. ANTÔNIO DEMÓSTENES DE SOUZA BRITTO
1 Os Métodos de alfabetização e as Cartilhas Leduc Laboratório de Estudos de Linguagem, Leitura, Escrita e Educação Margareth Brainer de Queiroz Lima Eliana.
Convidados Profª Dr.ª Suraya Darido – UNESP Prof. Dr. João Danilo Batista - UEFS Mesa redonda Horário: 14:30h as 17:00h “A formação na Licenciatura em.
Decanato de Caçapava Comissão Paroquial da Pastoral Familiar Relatório Nufesp de Caçapava.
PROPOSTA DE ATIVIDADE Para nós bolsistas, talvez uma das maiores dificuldades enfrentadas tenha sido transpor os conteúdos e práticas aprendidas durante.
A Escola Nova como proposta de organização do sistema educativo e escolarização do social.
Universidade Federal Do Pampa campus Jaguarão Curso Licenciatura em Pedagogia Bolsista: Tatiane Silveira Conceição Coordenadora: Patrícia Moura Supervisora:
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DE ENSINO GEPFICA – GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM FORMAÇÃO INICIAL, CONTINUADA E ALFABETIZAÇÃO  MEMÓRIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS: A UTILIZAÇÃO DAS CARTILHAS DE ALFABETIZAÇÃO POR DUAS PROFESSORAS DE ESCOLAS RURAIS DE SANTA MARIA/RS

“Cartilhas de Alfabetização: a História que perfaz o tempo” Projeto de Dissertação de Mestrado Orientadora: Profª. Drª. Helenise Sangoi Antunes Mestranda: Graziela Franceschet Farias Fontes: Centro de Referência em Educação Mário Covas -http://www.crmariocovas.sp.gov.br/obj_a.php?t=cartilhas01 Projeto “Memória das Cartilhas – http://www.ufrgs.br/faced/extensao/memoria/index1.html

Antonio Feliciano de Castilho. Lisboa: Imprensa Nacional, 1853. Método Castilho Antonio Feliciano de Castilho. Lisboa: Imprensa Nacional, 1853.

Cartilha Maternal João de Deus. Lisboa: Convergência, 1977.

Cartilha da Infância. Tomaz Galhardo Cartilha da Infância. Tomaz Galhardo. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1924.

Cartilha: Leituras Infantis Francisco Viana Cartilha: Leituras Infantis Francisco Viana. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1945.

Cartilha das Mães Arnaldo Barreto Cartilha das Mães Arnaldo Barreto. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1938.

ABC da Infância: Primeira coleção de cartas para aprender a ler Autoria Anônima. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1956.

Cartilha Analítica Arnaldo de Oliveira Barreto Cartilha Analítica Arnaldo de Oliveira Barreto. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1955.

Nova Cartilha Analítico-Sintética Mariano de Oliveira Nova Cartilha Analítico-Sintética Mariano de Oliveira. São Paulo: Melhoramentos, s.d.

Cartilha Ensino Rápido de Leitura Mariano de Oliveira Cartilha Ensino Rápido de Leitura Mariano de Oliveira. São Paulo: Augusto Siqueira & C., 1919.

Cartilha Infantil pelo Método Analítico Prof Cartilha Infantil pelo Método Analítico Prof. Carlos Alberto Gomes Cardim. São Paulo: Augusto Siqueira & C., 1919.

Cartilha do Operário Theodoro de Moraes Cartilha do Operário Theodoro de Moraes. São Paulo: Casa Siqueira - Salles Oliveira & Cia Ltda., 1924.

Cartilha Proença Antonio Firmino Proença. São Paulo: Melhoramentos, s Cartilha Proença Antonio Firmino Proença. São Paulo: Melhoramentos, s.d.

Cartilha do Povo: Para ensinar a ler rapidamente. Lourenço Filho Cartilha do Povo: Para ensinar a ler rapidamente. Lourenço Filho. São Paulo: Melhoramentos, 1939.

Cartilha de Higiene: Para Uso das Escolas Primarias. Dr. A Cartilha de Higiene: Para Uso das Escolas Primarias. Dr. A. de Almeida Júnior. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1939.

Cartilha Fácil Claudina de Barros. São Paulo: Tipografia Siqueira, 1957.

Na Roça: Cartilha rural para alfabetização rápida. Renato Sêneca Fleury. São Paulo: Melhoramentos, s.d.

Cartilha de Higiene Renato Kehl Cartilha de Higiene Renato Kehl. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1936.

Brincar de Ler Renato Sêneca Fleury. São Paulo: Melhoramentos, 1939.

Cartilha Sodré Benedicta Stahl Sodré Cartilha Sodré Benedicta Stahl Sodré. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1951.

Caminho Suave: Alfabetização pela Imagem Branca Alves de Lima Caminho Suave: Alfabetização pela Imagem Branca Alves de Lima. São Paulo: Branca Alves de Lima, 1965.

Caminho Suave: 1o. Livro (Leitura Intermediária) Branca Alves de Lima Caminho Suave: 1o. Livro (Leitura Intermediária) Branca Alves de Lima. São Paulo: Branca Alves de Lima, 1962.

Cartilha de Bitu Aracy Hildebrand. Companhia Editora Nacional, 1960.

Onde Está o Patinho. Cecília Bueno dos Reis Amoroso Onde Está o Patinho? Cecília Bueno dos Reis Amoroso. São Paulo: Melhoramentos, 1955.

Onde está o Patinho. Cecília Bueno dos Reis Amoroso Onde está o Patinho? Cecília Bueno dos Reis Amoroso. São Paulo: Lótus, 1972.

Upa, Cavalinho! Lourenço Filho. São Paulo: Melhoramentos, 1970.

No Reino da Alegria Doracy de Almeida. São Paulo: IBEP, s.d.