Retratos Fotojornalismo-Cesnors/UFSM 2007
Interesso-me sobretudo pelo intelecto e a alma da pessoa à frente da minha câmara. E quanto maiores forem, maior será o meu interesse. Yosuf Karsh
Mostrando a personalidade Não existem dois rostos iguais A posição da cabeça é crítica Evite tomadas de frente. É melhor mostrar ¾ do rosto A altura da cabeça é muito importante. Se ela estiver erguida e a câmara voltada opara cima, o rosto fica mais largo Quando se aponta a máquina para baixo, o rosto é afinado, realçando-se a testa
Primeira foto – tirada de frente Segunda foto – tirada de cima, destaque para o olhos
Como mostrar a personalidade Prestar atenção a gestos, maneirismos e expressões características Olhos e bocas são os traços mais capazes de expressar emoções e indicam o estado de espírito da pessoa Linhas existentes em torno dos olhos e bocas também são bons indicadores O rosto da maior parte das pessoas tem um lado mais favorável
Retrato formal e informal Retrato formal – feito em estúdio ou locação combinada entre fotógrafo e modelo Retrato informal – a maior parte das fotografias se encaixa nesta definição. É a foto do modelo em uma situação do seu cotidiano
Retrato formal em estúdio
Retrato formal ao ar livre
Retrato informal
Uso de fundos O fundo não pode em momento algum dominar ou atrapalhar a foto Um cenário inadequado pode destruir a composição O modelo só pode aparecer com um segundo plano se estiver interagindo com ele Quanto mais contraste entre o rosto e fundo melhor Se não tem um fundo neutro, fotografe a pessoa contra o céu
Conversar para distrair
Perfil e acentuando uma característica
Variação do ponto de vista e demarcação de detalhes da personalidade
Gente, trabalho e muita diversão