Samba.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

Sivuca e Glorinha Gadelha
Música Popular Brasileira
Frevo.
Música Brasileira.
E.E.Braz Sinigáglia Trabalho de História
MUITOS TIPOS DE MÚSICA Dependendo da época e do lugar em que vive o compositor, da sua intenção com a música, dos instrumentos musicais que tem à disposição,
Rio de Janeiro.
Samba.
Chiquinha Gonzaga.
LUIZ GONZAGA DO NASCIMENTO O REI DO BAIÃO....
Ritmos Afro-brasileiros
SÃO JOÃO.
Ritmos Afro-brasileiros
João Tarcísio Alves Maia Filho
Estilos Musicais ♫ Guilherme – Nº17 Nicolas – Nº31 Bandeirante.
Professsora: Aíla Rodrigues
História do:
Turminha, vocês sabem o que nós vamos falar na aula de hoje?
Ari Barroso.
Cultura Afro – Brasileira Professores Abel Willian e Janislei P
Cultura Afro – Brasileira Professores Abel Willian e Janislei P
O maior compositor... maestro latino – americano do século XX...
CHITA FINA.
Música Brasileira 1ª Metade do Século XX.
Cultura Afro - Brasileira
O teatro brasileiro no século XIX
Boi Bumbá Carnaval Festas Juninas Maracatu Folia de Reis
Ritmos Afro-brasileiros
Ritmos Afro-brasileiros
Cultura Afro - Brasileira
A DINÂMICA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
Xote & Coco de roda Maykon Wanderley Leite Alves da Silva
Literatura PRÉ-MODERNISMO
Madonna e Cindy Lauper.
Danças. Ciranda e Frevo..
GÊNERO MUSICAL.
Música ELEMENTOS Básicos.
CSP – Teresópolis Centenário de Dorival Caymmi *30/04/1914 †16/08/2008.
Profa. Msc. Ana Lúcia Fontenele
Diverte-te com Hip-Hop
Carnaval no Brasil
Trabalho realizado por: Inês Cardoso nº 12 6ºC
Curiosidades do Hip Hop - Dança
AXÉ MUSIC.
O Blues O Ragtime O Jazz Artes A Música no Final do Séc. XIX.
MÚSICA.
O MODERNO SAMBA URBANO Síntese de parte do livro
A Cidade do Rio na Uerj Datas Especiais 450 anos da cidade do Rio Quatro séculos e meio depois que o português Estácio de Sá fundou a cidade, entre os.
Rolagem Automática Faixa 3 do CD “Recantos Brasileiros 1”
Uma maneira de entender a música
TRIBOS URBANAS FUNKEIROS.
HOMENAGEM AOS 100 ANOS LUIZ GONZAGA DO NASCIMENTO O REI DO BAIÃO...
Prof. Felipe Leonardo. Apreciação Musical O que é apreciação musical? “Apreciar uma bela música é compreender a manifestação sonora dos arquétipos de.
Sociedade e música popular brasileira
DE SENTIMENTOS HUMANOS.
Universidade Cultural Projeto criado com o intuito de organizar eventos e atividades artísticas e culturais na UNIFEI. Contatos:
Temática Apresentada História de uma deputada
RAP POESIA MUSICADA.
Gêneros Musicais Samba Choro Baião Movimento Tropicalista
O RIO DE JANEIRO E O CARIOCA. A PRAIA A praia é o principal ponto de socialização do carioca. Todos os outros programas vêm depois dela. A razão disso.
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
Zoltan Kodály. Nasceu na Hungria em 1882 Nasceu na Hungria em 1882 Nacionalista: carregou a tarefa de reconstrução da música cultural húngara. Nacionalista:
Por Josiane da Conceição Paulo
ORIGEM DO SAMBA E SAMBA CANÇÕES
Músicas Africanas.
Dorival Caymmi (Salvador, 30 de abril de 1914 — Rio de Janeiro, 16 de agosto de 2008) foi um cantor, compositor, violonista, pintor e ator brasileiro.
Arte Popular Urbana Como se formou? Qual a sua importância?
Transcrição da apresentação:

Samba

O samba é um gênero musical e um tipo de dança de raízes africanas surgido no Brasil e é tido como o ritmo nacional por excelência. Considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras, o samba se transformou em símbolo de identidade nacional.

Dentre suas características originais, está uma forma de dançar acompanhada por pequenas frases melódicas e refrões de criação anônima. Apesar do samba existir em todo o país - especialmente nos Estados da Bahia, do Maranhão, de Minas Gerais e de São Paulo - sob a forma de diversos ritmos e danças populares regionais que se originaram do batuque, o samba como gênero é uma expressão musical urbana do Rio de Janeiro, onde de fato nasceu e se desenvolveu entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX.

Foi no Rio de Janeiro que a dança praticada pelos escravos baianos migrados entrou em contato e incorporou outros gêneros musicais tocados na cidade (como a polca, o maxixe, o lundu, o xote, entre outros), adquirindo um caráter totalmente singular e criando o samba carioca urbano e carnavalesco. Durante a década de 1910, foram gravadas algumas composições sob a denominação de samba, mas estas gravações não alcançaram grande repercussão. No entanto, em 1917, foi gravado em disco "Pelo Telefone", aquele que é considerado o primeiro samba.

Existem vários de tipos de samba como: Samba-chulado Samba-maxixe Samba-Enredo Samba-de-terreiro Samba-Exaltação Samba-Canção Samba Rock

Samba-chulado Também conhecido como samba-raiado, é uma espécie de samba de roda com melodia mais complexa e extensa, no qual se entremeiam versos de tradição popular. O samba-chulado é uma das variantes que tem influência da música sertaneja-rural, vertente muito comum no início do século XX, ainda com forte influência do samba-rural baiano e trazido para o Rio de Janeiro pelas "tias baianas" e sendo ainda visto como uma variante do samba de roda..

Samba-maxixe Originado de procedimentos empregados pelos músicos de grupos de choro e bandas de coretos do Rio de Janeiro desde a década de 1860, o futuro gênero de música popular chamado de maxixe ia surgir a partir de 1880 acompanhando a maneira exageradamente requebrada de dançar tal tipo de execução, principalmente de polca-tango. Vertente influenciada pela dança maxixe e tocada basicamente ao piano. Teve como expoente o compositor Sinhô, que detinha a alcunha de "O Rei do Samba".

Samba-Enredo É o estilo cantado pelas escolas de Samba durante os desfiles de carnaval. Inicialmente, o samba-enredo não tinha enredo, mas isso mudou quando o Estado - mais propriamente o Estado Novo de Getúlio Vargas - assumiu a organização dos desfiles e obrigou o sambas-enredo a ser sobre a história oficial do Brasil. A letra do samba-enredo conta uma história que servirá de enredo para o desenvolvimento da apresentação da escola de samba. Em geral, a música é cantada por um homem, acompanhado sempre por um cavaquinho e pela bateria da escola de samba, produzindo uma textura sonora complexa e densa, conhecida como batucada.

Samba-de-terreiro Na década de 1930, era costume em um desfile de escola de samba que, na primeira parte, esta apresentasse um samba qualquer e, na segunda parte, os melhores versadores improvisassem, geralmente com sambas saídos do terreiros das escolas (atuais quadras).

Samba-Exaltação O samba-exaltação, é caracterizado por composições "meta-regionais", o ufanismo observado nas composições exalta por assim dizer a cultura do país e não um folclore específico, constituindo o primeiro momento de exportação da música popular sem precedentes na história, apresentando as cores, a aquarela do país ao resto do mundo. Aquarela do brasil, de Ary Barroso, é a composição que inaugura esse estilo de samba. Carmen Miranda destaca-se como uma das grandes expoentes.

Samba-Canção Surgido na década de 1920 e firmando-se na década seguinte, o samba-canção era uma forma "mais leve" do samba, inicialmente tinha influência do fox e, na década de 1940, do bolero. Se o "samba de morro" tratava de temas diversos como malandragem, mulheres comportadas, favelas, o samba-canção mudou o foco para o lado subjetivo das dores e ingratidões, principalmente pela ótica do sofredor amoroso, tendo como resquício a temática do bolero.

Samba rock Dança que surgiu da criatividade dos freqüentadores dos bailes em casas de família e salões da periferia de São Paulo no final da década de sessenta começo da década de setenta mesclando se os movimentos do rock and roll hoje rockabilly com os passos do samba ao som das equipes a despeito deste ou daquele ritmo importando tão somente o tempo da musica em relação à dança.

Pelo telefone O primeiro samba registrado na Biblioteca Nacional foi a canção "Pelo Telefone", em 1917, de autoria de Ernesto dos santos, o Donga e Mauro de Almeida. A primeira gravação da música foi feita por Bahiano naquele mesmo ano. Pouca semelhança há entre o primeiro samba e os que se ouvem quase um século depois. Na gravação de Baiano não há a percussão característica do samba atual e os instrumentos não parecem os mais utilizados no samba, exceção feita ao violão. No entanto, já estava presente ai o embrião de um novo ritmo.

Primeiro samba pelo telefone

CIRCULE OS Vestuário do samba

Como surgiu o samba? O samba é um gênero musical e um tipo de dança de raízes africanas surgido no Brasil e é tido como o ritmo nacional por excelência.

Quais os tipos de sambas? Samba-chulado Samba-maxixe Samba-Enredo Samba-de-terreiro Samba-Exaltação Samba-Canção Samba Rock

Quais os artista que canta samba que você conhece? Pericles Thiaguinho Zeca pagodinho Angela Maria Martinho da Vila Exaltassamba Diogo Nogueira Seu Jorge

Circule os artista que canta samba:

Professora: Aurora Maria Disciplina de arte alunos:Luiz Henrique Ana Carolina Anelise Débora

Fonte: wwww.Youtube.com www.Google.com.br www.Wikipédia.ws