Literatura, 2014. Professora Nichele. Estratégias para conseguir determinado efeito no texto ou na fala podem estar relacionadas a diferentes aspectos:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Figuras de Linguagem.
Advertisements

Figuras de Linguagem “Palavras“
Denotação, Conotação e Polissemia
Profª Cláudia Rodrigues
DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO Profª Andréa Fávaro.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA
Figuras de Linguagem Por Anna Frascolla Design por Bruna Frascolla.
FIGURAS DE SINTAXE SÃO RECURSOS ESTILÍSTICOS DE EXPRESSÃO CRIADOS COM BASE NA CONSTRUÇÃO SINTÁTICA DOS ENUNCIADOS. As figuras de sintaxe são muito utilizadas.
FIGURAS DE LINGUAGEM Profª Karen Olivan.
Figuras de estilo Literatura.
Figuras de Linguagem 1.
Língua Portuguesa Professora Bia.
Figuras de Linguagem Comparacao, metafora, metominia eufemismo sinestesia antitese paradoxo ironia personificaçao.
FIGURAS DE LINGUAGEM PROFESSOR JESWESLEY MENDES.
Introdução à estilos e figuras de linguagem
Aliteração- repetição de sons consonantais (consoantes)
ENTENDIMENTO DO TEXTO AULAS 19 A 22.
FIGURAS DE LINGUAGEM PROFESSORA: ADRIANA CARVALHO DE ANDRADE.
FIGURAS DE LINGUAGEM.
FIGURAS DE LINGUAGEM.
Por Veridiana B. B. Corrêa
Recursos estilísticos. O texto literário diferencia-se dos demais pelo emprego recorrente da linguagem conotativa, que torna possível a exploração dos.
Interpretação textual Aulas 03
Prof.ª Marcelle Pimentel
FIGURAS DE LINGUAGEM Profª. Karen Olivan.
Recursos Expresssivos
FIGURAS DE LINGUAGEM JN Profª. Luciana Balduíno.
ENENDIMENTO DE TEXTO AULA 15 A 18.
As figuras de linguagem nos textos:
Estrutura e composição
Figuras de linguagem Figuras de linguagem.
EXERCÍCIOS FIGURAS DE LINGUAGEM

Figuras de linguagem ou estilo
FIGURAS DE LINGUAGEM 1 - Figuras de linguagem, também chamadas de figuras de estilo, são recursos especiais de que vale quem fala ou escreve, para comunicar.
São recursos que tornam as mensagens mais expressivas.
Principais Figuras de Linguagem.
FIGURAS DE LINGUAGEM.
FIGURAS DE LINGUAGEM Profª Sirlene Kolb
TEXTO LITERÁRIO, NÃO LITERÁRIO E FIGURAS DE LINGUAGEM
FIGURAS DE LINGUAGEM Figuras de linguagem são certos recursos não-convencionais que o falante ou escritor cria para dar maior expressividade à sua mensagem,
GRAMÁTICA Prof. Glauberto Nascimento
São recursos que tornam as mensagens que emitimos mais expressivas.
Figuras de Linguagem Prof. Rafael Costa.
LINGUAGEM LITERÁRIA Figuras de Linguagem.
FIGURAS DE LINGUAGEM.
FIGURAS DE LINGUAGENS Profª. Patrícia.
Figuras de Linguagem Jacira Fernandes.
Figuras de Linguagem.
Figuras de linguagem.
Interpretação textual Aula 02- Linguagem Figurada - Pensamento
FIGURAS DE LINGUAGEM É UMA FORMA DE EXPRESSÃO QUE CONSISTE EM UTILIZAR PALAVRAS EM SENTIDO FIGURADO, ISTO É, EM UM SENTIDO DIFERENTE DAQUELE EM QUE CONVENCIONALMENTE.
FIGURAS DE LINGUaGEM.
FIGURAS DE LINGUAGEM.
FIGURAS DE LINGUAGEM A linguagem possibilita-nos exprimir não só nossa compreensão de mundo (ideias, conceitos, opiniões...), mas também nosso mundo psíquico.
UNIUBE 1° Seminário de integração Etapa VI
Figuras de linguagem são recursos que tornam o texto mais expressivo.
Comunicação e Redação Empresarial
Figuras de Linguagem 1.
Rua Hum, nº303. Bairro: Santa Maria.
Figuras de linguagem Revisão 2015.
Figuras de Linguagem Figuras de Pensamento.
  Língua Portuguesa Recursos expressivos.
FIGURAS DE LINGUAGEM.
Segundo Mauro Ferreira, a importância em reconhecer figuras de linguagem está no fato de que tal conhecimento, além de auxiliar a compreender melhor os.
Recursos utilizados pelo autor para produzir efeito de sentido destinados a tornar mais expressivos os enunciados.
LITERATURA BRASILEIRA
Figuras de linguagem.
Língua Portuguesa – 2º trimestre 3º ano E. M. – Prof. Eduardo Belmonte.
Transcrição da apresentação:

Literatura, Professora Nichele

Estratégias para conseguir determinado efeito no texto ou na fala podem estar relacionadas a diferentes aspectos:  SEMÂNTICOS – SENTIDO  FONOLÓGICOS – SOM  SINTÁTICOS – DISPOSIÇÃO DAS PALAVRAS NO DISCRUSO

COMPARAÇÃO  QUANDO SE COMPARA UMA COISA COM A OUTRA (USA-SE MUITO “COMO”) “ ELA TEM OS OLHOS NEGROS COMO DUAS JABUTICABAS”

METÁFORA  TAMBÉM É UMA COMPARAÇÃO, MAS UMA COMPARAÇÃO ABREVIADA. “ SEUS OLHOS SÃO ESPELHOS D´ÁGUA.”

HIPÉRBOLE  FIGURA USADA PARA DEMONSTRAR UM EXAGERO. ENFATIZAR ALGO. “ MÃE, EU TÔ MORRENDO DE FOME.”

PERSONIFICAÇÃO OU PROSOPOPÉIA  CARACTERÍSTICAS ANIMADAS A SERES INANIMADOS “E OS MEUS OLHOS FICAM SORRINDO. O VENTO CANTA PARA MIM.”

METONÍMIA  SUBSTITUIÇÃO DE UMA PALAVRA POR OUTRA OU EXPRESSÃO “AS PAREDES OUVEM TUDO”. “ EU OUÇO CHICO BUARQUE.” “ EU LEIO MACHADO DE ASSIS.” “ EU COMI UM PRATO DE FEIJÃO.”

GRADAÇÃO  ENCADEAMENTO DE PALAVRAS OU EXPRESSÕES, DE FORMA CRESCENTE OU DECRESCENTE, SEGUNDO SEU SENTIDO. “SOU O INTERVALO ENTRE O QUE DESEJO SER E OS OUTROS ME FIZERAM. OU METADE DESSE INTERVALO, PORQUE TAMBÉM HÁ VIDA... SOU ISSO, ENFIM...”

ANTÍTESE  APROXIMAÇÃO DE PALAVRAS DE SENTIDOS OPOSTOS. “SEMPRE É POUCO QUANDO NÃO É DEMAIS.”

PARADÓXO  APRESENTAÇÃO DE IDEIAS QUE SE CONTRADIZEM. “FALHEI EM TUDO. COMO NÃO FIZ PROPÓSITO NENHUM, TALVEZ TUDO FOSSE NADA.”

EUFEMISMO  É A ATENUAÇÃO DE UMA PALAVRA OU EXPRESSÃO COM SENTIDO DESAGRADÁVEL OU INCÔMODO. “MENINOS FICANDO AZUIS E DESENCARNANDO LÁ NO BREJO DA CRUZ.”

IRONIA  É A UTILIZAÇÃO DAS PALAVRAS DE FORMA A, PELO CONTEXTO, SUGERIR O OPOSTO DAQUILO QUE SE ESTÁ TRANSMITINDO. “NOSSA, COMO VOCÊ ESTÁ GENTIL HOJE.”

CATACRESE  É UMA METÁFORA QUE SE CRISTALIZOU PELO USO; OU, A NOMEAÇÃO DE ALGO COM A UTILIZAÇÃO DE UMA PALAVRA JÁ EXISTENTE. “A ASA DA XÍCARA QUEBROU. “ “ dente de alho” “ELE EMBARCOU NO AVIÃO.”

ALITERAÇÃO  REPETIÇÃO INTENCIONAL DE UMA MESMA CONSOANTE. “PASSARÁ, TEM PASSADO, PASSA COM A SUA FINA FACA.”

ASSONÂNCIA  REPETIÇÃO INTENCIONAL DE UMA MESMA VOGAL. “SOU ANA, DA CAMA, DA CANA, FULANA, BACANA. SOU ANA DE AMSTERDAM.”

ONOMATOPEIA  TENTATIVA DE REPRODUÇÃO LINGUÍSTICA DE SONS E RUÍDOS. “TOC, TOC, TOC.”

PERÍFRASE  Designa os seres através de seus atributos. O rei dos animais foi generoso. (leão) A cidade Luz é muito bonita. (Paris) A cidade maravilhosa. (Rio de Janeiro)

PLEONASMO  Palavras redundantes, visa um efeito expressivo, reforço da ideia. Foi o que vi com meus próprios olhos! Vicioso: subir para cima; descer para baixo; sair para fora.

POLISSÍNDETO  Repetição de conjunção coordenativa, geralmente e. E há tempos são os jovens que adoecem E há tempos o encanto está ausente E há ferrugem nos sorrisos E só o acaso estende os braços...

ASSÍNDETO  Sem conjunção. A criança acorda, chora, mama, ri, chora, dorme de novo.