Aula 1 - Genética mendeliana:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conceitos Básicos em Genética
Advertisements

Genética I MENDELISMO Prof. JOSE AMARAL/2012.
Genética 1º Lei de Mendel.
Leis de Mendel.
Os Experimentos de Mendel e a Primeira Lei
Genética: 1ª e 2ª Leis de Mendel
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS
Lei de Mendel (Mendelismo)
Primeira Lei de Mendel.
1ª Lei de Mendel ou Monoibridismo
Introdução a Genética Gregor Mendel ( ), monge austríaco, é considerado o “pai da genética”. Desenvolveu seus trabalhos com plantas de ervilha.
Hereditariedade 20 Período - UCB.
Genética – Conceitos Básicos
Genética – Conceitos Básicos
Primeira e Segunda Leis de Mendel
MONOIBRIDISMO.
Genética – Conceitos Básicos
Genética 1º Lei de Mendel.
GENÉTICA Profª. Rosangela Dondé
Genética 1º Lei de Mendel.
Introdução a Genética Primeira Lei de MENDEL.
Genética – Conceitos Básicos
Pensávamos que o nosso futuro estava nas estrelas, hoje acreditamos que está nos nossos genes. James watson.
Hereditariedade: Transmissão da informação genética
Noções básicas de hereditariedade
Exploração genética: Drosófilas, cromossomos, DNA e cia.
GENÉTICA Prof. Marco Aurelio de Castro Ribeiro.
Genética – Conceitos Básicos
Genética 1º Lei de Mendel.
Sumário Revisão dos conceitos-chave abordados na aula anterior relativos à Primeira Lei de Mendel – Lei da segregação factorial Resolução conjunta de exercícios.
Sumário Segregação de caracteres em cruzamentos de Diibridismo: Lei da segregação independente Exercícios de aplicação como forma de avaliação formativa.
OS EXPERIMENTOS DE MENDEL
LEI DA SEGREGAÇÃO GENÉTICA
Genética:. Genética: Genoma:conjunto básico de genes de uma determinada espécie .
Genética Básica.
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
GENÉTICA Conceitos Fundamentais
GENÉTICA MENDELIANA.
As origens da Genética A genética experimental teve início no jardim de uma abadia com os trabalhos de um monge.
Genética Gregor Mendel (1866) Fundamentos da genética moderna
2a. Lei de Mendel Princípio da segregação independente
Produção e utilização de material didático tipo hipermídia no processo de ensino/aprendizagem de genética em escolas do nível médio As leis de mendel.
A 1ª lei de Mendel.
Genética.
Primeira e Segunda Leis de Mendel Profa. Adriane Martins Dias
1ª. Lei de Mendel Material utilizado Ervilha de cheiro (Pisum Sativum)
2a. Lei de Mendel Princípio da segregação independente
Genética – Conceitos Básicos
INTRODUÇÃO À GENÉTICA GENÉTICA – é o ramo da Biologia que estuda a hereditariedade. Gregor Mendel: pai da genética Trabalhou com ervilhas. Postulou que.
Herança Monogênica Introdução: Homem Genética
Porque é que somos parecidos com os indivíduos da nossa espécie?
1ª Lei de Mendel Selecionou ervilhas verdes puras e amarelas puras (auto fecundação); Geração Parental (P) cruzamento por fecundação cruzada; 1ª geração.
GENÉTICA E EVOLUÇÃO A primeira Lei de Mendel
A lei da segregação genética.
Genética 2ª lei de Mendel.
Genética: 1ª e 2ª Leis de Mendel
Leis de Mendel (Mendelismo)
Gregor Mendel e seus Modelos de Herança
Conceitos Básicos em Genética
Genética: 1ª Lei de Mendel
Apresentação de biologia
Genética Profa. Debora 2015.
Leis de Mendel (Mendelismo)
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CURSO SUPERIOR EM ENOLOGIA Professora Marielen A. C. da Silva.
O que é genética? É o ramo da ciência que estuda os genes e o modo da sua transmissão para as gerações futuras. É o estudo da hereditariedade!
Lei da Segregação Genética.
HEREDITARIEDADEHEREDITARIEDADE COC 1 - Cap. 03 Gregor Mendel- pai da GENÉTICA.
1 Património Genético. 2 Introdução Introdução 3 Nos descendentes é possível identificar características dos progenitores.
Conceitos fundamentais em genética.
Hereditariedade.
Transcrição da apresentação:

Aula 1 - Genética mendeliana: Disciplina Genética e Evolução Aula 1 - Genética mendeliana: 1ª Lei de Mendel Profª. Christianne Perali

O que é genética? É o estudo dos genes e de sua transmissão para as gerações futuras. É dividida em: Genética Clássica  Mendel (1856 – 1865) Genética Moderna  Watson e Crick (1953).

Gene Genética Clássica  unidade fundamental da hereditariedade. Genética Moderna  pedaço de DNA que codifica uma proteína.

Quem foi Gregor Mendel? O monge Gregor Mendel (1822 – 1884) realizou experimentações com ervilhas cultivadas em seu jardim, no mosteiro de Brunn, na Áustria. O trabalho de Mendel, apresentado em 1865, passou despercebido pelo mundo científico, pois na mesma época Darwin apresentava sua teoria da seleção natural.

Conceito Gerais Gene: fragmento de DNA que pode ser transcrito na síntese de proteínas. Locus (Loco): local, no cromossomo, onde se encontra o gene. Alelos: genes que ocupam o mesmo locus em cromossomos homólogos. Homólogos: cromossomos que possuem genes para as mesmas características.

Escolha do objeto de estudo Ervilha Psim sativum: fácil cultivo; ciclo de vida curto; flores hermafroditas ; Autofecundação; características contrastantes: amarelas ou verdes; lisas ou rugosas; altas ou baixas; flores púrpuras ou brancas,...

Por que deu certo? seleção e análise criteriosa, em separado, para cada par das sete características que identificou; número apreciável de indivíduos de várias gerações; Escolha de exemplares puros (6 gerações de autofecundação) Características qualitativas, reguladas por único par de genes por dominância completa.

rr RR r R Rr R r R r R RR Rr r Rr rr

Como fez? fecundação cruzada da parte masculina de uma planta de semente amarela com a feminina de uma verde (geração parental, ou P) Descendentes (F1) somente de sementes amarelas. Autofecundando os F1  F2 apresentou proporção de 3 sementes amarelas para 1 verde (3:1).

Esquematizando: F1 X P V = amarela v = verde Genótipo: V V Gametas: V Fenótipo: amarelas

Da mesma forma: P X F1 V = amarela v = verde vv Genótipo: Gametas: v Fenótipo: verdes

Cruzando as duas puras: V = amarela v = verde VV vv Genótipo: Gametas: V v F1 Vv Genótipo: Fenótipo: amarelas

F1 F2 Proporção genotípica: 1 VV : 2 Vv : 1 vv X Gametas: v V VV v v F2 Vv Proporção genotípica: 1 VV : 2 Vv : 1 vv Proporção fenotípica: 3 amarelas : 1 verde

Quadro de Punnet pode ajudar a identificar os tipos de gametas produzidos:

Quadro de Punnet O Quadro de Punnet é uma forma de representar todas as combinações possíveis de junção dos gametas (fecundação). Partindo da proporção genotípica dos gametas em duas populações, prevê a proporção genotípica esperada na geração híbrida.

Quadro de Punnet A partir desta proporção genotípica pode-se explicar a proporção fenotípica observada e deduzir relações de dominância, co-dominância, alelos múltiplos, interação gênica, etc. A proporção pode ser observada tanto contando-se os quadrados quanto multiplicando a frequência dos gametas progenitores (p.ex. ½ a X ½ a = ¼ aa).

O que ele concluiu? Mendel considerou as sementes verdes como recessivas e as amarelas, dominantes. Fazendo o mesmo tipo de análise para as outras características dessa planta, concluiu que, em todos os casos, havia a mesma proporção de 3:1.

O que isto trouxe de importante? Caracteres ou traços dos pais ("genes") passam às gerações sucessivas. Cada indivíduo possue 2 fatores: cada um recebido do macho ou da fêmea. Não faz nenhuma diferença se o fator foi herdado do macho ou da fêmea: ambos contribuem na mesma maneira.

O que isto trouxe de importante? Estes fatores às vezes são expressados, as vezes escondidos, mas nunca perdidos. Cada fator é passado à próxima geração, independe dos “fatores restantes".

Primeira Lei de Mendel “Cada caráter é determinado por um par de fatores genéticos denominados alelos. Estes, na formação dos gametas, são separados e, desta forma, pai e mãe transmitem apenas um para seu descendente.”

Mendel criou quatro conceitos importantes: Heterozigoto ou híbrido: é usado para designar os indivíduos que carregam um par de genes diferentes, por exemplo um dominante e um recessivo (Aa). Homozigoto é usado para designar indivíduos de linhagens puras, que carregam um par de genes iguais, dominantes ou recessivos (AA ou aa).

Dominante: Genótipo que sempre se manifesta (indivíduo AA é dito homozigoto dominante); Recessivo: Genótipo que se manifesta apenas se estiver em homozigose, ou seja, é inibido pelo outro alelo (um indivíduo aa, homozigoto recessivo).

Genótipo: conjunto de genes de um indivíduo. Fenótipo: características observáveis de uma espécie, que são determinadas por genes e que podem ser alteradas pelo ambiente. No caso da cor das ervilhas, se um indivíduo for Aa e outro for AA, isto quer dizer que temos dois genótipos (cada par de genes) diferentes, que expressam o mesmo fenótipo: a cor amarela.

Alelos: descreve um par de genes que determinam a mesma característica (AA, Aa ou aa).

RESUMINDO E REVISANDO:

Esta é a famosa 1ª lei de Mendel, a origem de toda a genética moderna. Embora ela não seja universal (não vale para todos os casos de herança em todos os seres vivos conhecidos), seus princípios básicos se tornaram o fundamento matemático e conceitual de tudo que se faz hoje na área.