Pecado/Estudo apologético (FERREIRA&MYATT, págs. 466-477)
A utopia no naturalismo e nas religiões No início do século XX era muito comum a crença em utopias relacionadas ao futuro da raça humana. A teoria da evolução ofereceu a idéia de que o progresso seria inevitável. Porém, o século XX se tornou o mais sangrento da história.
Um ser humano deturpado! Somente Deus pode curá-lo! Um ser humano bom? Não! Um ser humano deturpado! Somente Deus pode curá-lo!
Pelagianismo, semipelagianismo e realismo Noção pelagiana: Adão foi apenas um mal exemplo (Rm 5.12: todos “pecaram”; morte de crianças [pelo pecado]; ambiente pode ocasionar, mas não é a causa do pecado).
Noção semipelagiana: receberam natureza corrupta, mas não estavam em Adão (mas, por que crianças morrem?). Noção realista: natureza e culpa, porém efetivada apenas quando se chega à idade da razão (Erickson).
A teologia da libertação Para eles, o pecado é um atributo das estruturas sociais injustas, que são a fonte de opressão das classes operárias e pobres (marxismo). A causa da pobreza é o capitalismo.
??? Esse grupo faz uma distinção entre imagem e semelhança. Na queda o homem perdeu a semelhança com Deus, não a imagem, que inclui a espiritualidade da alma, a liberdade da vontade e a capacidade de raciocinar.
O livre-arbítrio não foi escravizado pelo pecado. Há uma distinção entre os pecados que resultam em perda da salvação e os pecados que merecem apenas um castigo menor.
Conclusão Será que o homem morto pode ressuscitar a si mesmo? Dependendo da resposta, você crê ou não numa depravação total. Para um bom retrato do ser humano, veja Romanos 3.10-18. O cristão sabe qual é o grande problema da humanidade, o fator “pecado”.