MARCOS 1.16-2.7 A autoridade de Jesus
Autoridade para chamar discípulos e controlar o coração humano (1
Autoridade para ensinar (1.21,22)
Autoridade sobre os demônios (1.23-28)
Autoridade sobre as doenças (1.29-34)
Jesus vai orar no deserto (1.35-39)
Autoridade sobre a doença mais temível da época: a lepra (1.40-45)
Autoridade para perdoar pecados (2.1-7)
PARA REFLETIR...
O Evangelho mostra a história de um único herói, Jesus Cristo O Evangelho mostra a história de um único herói, Jesus Cristo. Todas as suas palavras, todos os seus feitos, tudo o que foi escrito têm o propósito de mostrar que ninguém é como esse homem, ninguém pode fazer o que Ele fez. Por isso, não pensemos que a Bíblia é apenas um manual de coisas para fazer! Ela é o livro do Grande Deus, Jesus, nosso Rei, e diante dEle o que temos a fazer é reconhecer a sua autoridade e nos submetermos.
Escolher entre o “bom” e o “mal” é mais fácil, mas escolher entre o “bom” e o “melhor” não é tão simples. As curas são “boas”, mas o “melhor” é a pregação da Palavra. Que possamos ser uma igreja que prefere a pregação da Palavra mais do que as boas experiências de cura e milagre.
Se você é alguém que tem gastado seu tempo correndo atrás apenas destas coisas “boas”, saiba que Jesus tem muito mais pra te oferecer. Ele quer transformar seu coração a fim de que você se satisfaça de modo suficiente nEle e na Sua Palavra. Desista de se apegar a coisas secundárias e aprenda a amar a Deus acima de todas as coisas. Abandone essa meninice e ame a Deus por aquilo que Ele é e não por aquilo que Ele pode te oferecer.
Se você tem gastado tempo correndo atrás do “melhor”, a Palavra, permaneça nessa rocha. Não desanime! Não se sinta tentado a buscar aquilo que todos correm, isso é vaidade! Saiba que trocar o “melhor” pelo “bom” é ceder à tentação. Por isso, mesmo sozinho, levante bem cedo e busque a Deus em oração. Aprenda a se satisfazer mais e mais no amor maravilhoso que Deus demonstrou na cruz por nós.
A fama foi um inimigo que Jesus teve de enfrentar, pois ameaçava sua atividade principal, a pregação. Quais são os inimigos, hoje, que nos impedem de pregar? O que nos impede de falar o Evangelho aos vizinhos, colegas de trabalho e amigos?
O que nos impede de amar mais ao Senhor e dedicarmos mais tempo a sua Palavra? Será que a novela, o futebol, as preocupações desta vida, o frio, a idade e outros fatores não estão prejudicando a qualidade de nosso relacionamento com Deus? Será que nosso coração não está amando demais as coisas erradas? O nosso grande problema foi resolvido por Jesus no Calvário, é de lá que encontramos a provisão necessária para cada dia.