Biomas e Hidrografia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
HIDROGRAFIA Módulo VI Sem água não há vida..
Advertisements

Hidrografia do Brasil O Brasil é dotado de uma vasta e densa rede hidrográfica, sendo que muitos de seus rios destacam-se pela extensão, largura e profundidade.
Hidrografia dos países em desenvolvimento
América Latina : Quadro natural
Recuperação Semestral de Geografia (6º anos)
As formas de relevo Prof. Neno
Bacias hidrográficas.   Bacia hidrográfica é a área drenada por um rio ou uma rede de drenagem.   classificação das bacias segundo o escoamento global.
ÁGUAS CONTINENTAIS ÁGUA SUBTERRÂNEA ÁGUA que se infiltra e é levada através do solo até a zona saturada, onde a água preenche todos os espaços entre.
JEFFERSON MAMEDE NUNES
BACIAS HIDROGRÁFICAS DO BRASIL
América Anglo-Saxônica: paisagens naturais e atividades econômicas
Recuperação Anual Geografia
Hidrografia de Santa Catarina
HIDROGRAFIA Prof. Rui Piassini.
Antonio Neto Lima Bonfim
Bacias Hidrográficas do Brasil
A Dinâmica das Bacias Hidrográficas
RECURSOS HÍDRICOS: MANEJO E ESTADO ATUAL
Hidrografia brasileira
Bacia Amazônica: Abrange uma área de km2 – a maior do mundo
Águas Continentais.
HIDROLOGIA.
Os oceanos e os mares Planeta água..
Geografia – Etapa 2 Mariane Biteti
Módulo 02 – As formas de relevo e a hidrosfera
Profªѕ Andrea, Fabiana, Hálida, Ivana, Leidiane, Nívia
Hidrografia e Clima.
A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS HÍDRICOS
CIVILIZAÇÕES DE REGADIO
AGENTES INTERNOS: O VULCANISMO
A ÁGUA NOS CONTINENTES Disciplina: Geografia
Relevo e solo – formação e classificação
Capítulo 11 – Hidrografia
Prof. Raphael Barbosa Ramos
HIDROGRAFIA BRASILEIRA
HIDROSFERA Prof. Márcia.
Prof.: Fabrício Américo
HIDROGRAFIA E ENERGIA NO BRASIL (cap. 12)
HIDROGRAFIA DO BRASIL Características gerais
Hidrografia.
América Central Aspectos naturais e povoamento.
Dinâmica das bacias hidrográficas
HIDROGRAFIA.
Hidrografia Brasileira
ÁGUAS DOCES Rio.
BACIAS HIDROGRÁFICAS.
Aquecimento da água pelo Sol Evaporação Vapor se eleva com o ar quente
A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS HÍDRICOS
Bacias Hidrográficas brasileiras
Bacia Platina – reúne as bacias do Paraná, Paraguai e Uruguai
HIDROGRAFIA.
SEMIEXTENSIVO GEO-A Prof. Groth Aula 10.
Conceitos: Geologia: ciência cujo objeto é o estudo da origem da formação e das sucessivas transformações do globo terrestre, e da evolução do seu mundo.
HIDROSFERA. HIDROSFERA ÁGUA MAIS ABUNDANTE RECURSO NATURAL DISPONÍVEL NO PLANETA. É CONSIDERADA UM SOLVENTE UNIVERSAL FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO.
Hidrografia
HIDROGRAFIA Características dos rios Forma de relevo
CONCEITOS EROSÃO FLUVIAL
OS RIOS E SUAS PRINCIPAIS FUNÇÕES.
Distribuição da água doce e salgada na Terra.
Os Biomas, Solos, Hidrografia, Recursos Naturais
ÁGUAS CONTINENTAIS – CAPÍTULO 12
Recursos hídricos A questão da água.
Curso de Ciências Biológicas Ecossistemas do ES Professor: Danilo Camargo 25 de Março de 2013 Rios do Espírito Santo.
GEOGRAFIA Professor Juan Dorado Licenciado em Geografia - Universidade Federal Fluminense - UFF Bacharel em Geografia - Universidade Federal Fluminense.
Bacias hidrográficas brasileiras
O PLANETA TERRA A Terra tem uma forma esférica, achatada nos polos, e nela existem oceanos e continentes. Oceanos: Pacífico, Atlântico, Índico, Antártico.
O CICLO HIDROLÓGICO. O CICLO HIDROLÓGICO DISTRIBUIÇÃO DA ÁGUA NO PLANETA E NO BRASIL.
Hidrografia Professor: Jeferson.
Hidrografia Professor: Jeferson. Ciclo da água.
Transcrição da apresentação:

Biomas e Hidrografia

Biomas no mundo

ESTEPES

HIDROGRAFIA É uma parte da geografia física que classifica e estuda as águas do planeta

Rios tipos de drenagem O curso do rio define seu tipo de drenagem: Endorréica: O rio corre para dentro do continente. Causa a concentração de sais. (Mar de Aral, Mar Morto) Exorréica: O rio corre para fora do continente. Arréica: O rio não possui uma direção certa, simplesmente desaparece por evaporação ou por infiltração. (Existem rios que desaparecem no meio do deserto) Criptorréica: Caracterizada por rios subterrâneos, como em áreas calcárias(grutas

Rios regime Pluvial: suas nasecentes são abastecidas pelas águas da chuva Nival: nascentes abastecidas pelo derretimento de neve Misto: pluvial + nival

O Brasil possui a rede hidrográfica mais extensa do Globo, com 55 O Brasil possui a rede hidrográfica mais extensa do Globo, com 55.457km2. Muitos de seus rios destacam-se pela profundidade, largura e extensão, o que constitui um importante recurso natural. Em decorrência da natureza do relevo, predominam os rios de planalto. A energia hidráulica é a fonte primária de geração de eletricidade mais importante do Brasil. A densidade de rios de uma bacia está relacionada ao clima da região. Na Amazônia, que apresenta altos índices pluviométricos, existem muitos rios perenes e caudalosos. Em áreas de clima árido ou semi-árido, os rios secam no período em que não chove. (rios intemitentes) As bacias brasileiras são divididas em dois tipos: Bacia de Planície, utilizada para navegação, e Bacia Planáltica, que permite aproveitamento hidrelétrico.

Os lagos podem ser classificados, segundo a sua origem, nos seguintes tipos: . Lagos de Origem Glacial: Surgiram em depressões escavadas por geleiras . Lagos de Origem Tectônica: Surgiram a partir de dobramentos e falhas no relevo. Geralmente são muito profundos e não têm escoamento para o Oceano. . Lagos de Origem Marinha: Resultam de antigos mares. Por isso, são mais conhecidos pelo nome de Mares. . Lagos de Barragem: São freqüentes nas altas montanhas, onde os obstáculos formados por detritos dão origem a barragens, logo cobertas por água.

Foz Local onde o rio despeja suas águas no mar, em um lago ou em outro rio. Pode ser: . Delta – Constituída por ilhas sedimentares separada por canais. Típica de rios velhos. Estuário – Completamente aberta, sem nenhum obstáculo. Típica de rios jovens

O que são as COP? As COP (Conference of Parties, em inglês) são os encontros dos países que assinaram dois acordos na Rio 92; um sobre a biodiversidade e outro sobre as mudanças climáticas. A COP sobre diversidade biológica é bianual, e realizou sua décima edição em outubro de 2010. A COP sobre mudança climática é realizada anualmente, e Cancún, no México, sedia sua 16ª edição Fonte: http://veja.abril.com.br/multimidia/infograficos/o-que-sao-as-cop O que é o Protocolo de Kioto? Esse Protocolo tem como objetivo firmar acordos e discussões internacionais para conjuntamente estabelecer metas de redução na emissão de gases-estufa na atmosfera, principalmente por parte dos países industrializados, além de criar formas de desenvolvimento de maneira menos impactante àqueles países em pleno desenvolvimento