Os profetas menores (I) - Oséias

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
JESUS ENCONTRA A SAMARITANA.
Advertisements

de lamentação - Imprecatórios (I)
Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias Malaquias (Anos 700 a 392 a.C) Estudo 01.
“Atende oração de teu servo, ó Senhor”
O Profeta do Julgamento
uma oportunidade perdida
18 de Janeiro de 2009 Domingo II do Tempo Comum Domingo II do Tempo Comum Música do século XIV.
PALAVRAS PARA DIAS TRISTES...
A Restauração de Israel Estudo 06 A difícil reconstrução Esdras 9 e 10
“O que aborreço isso faço” O poder salvador da graça
Os profetas menores (I) (Oséias, Joel, Amós, Obadias e Jonas)
“Não há justo, nem sequer um” Um retrato do ser humano
Os Profetas Menores (I) Oséias / Joel / Amós / Obadias / Jonas
A persistência na oração batei, e abrir-se-vos-á”
Os Profetas Menores (I) O livro do profeta Jonas
Os profetas menores (I) Oseías, Joel, Amós, Obadias, Jonas Estudo 08
Os profetas menores (I) As conseqüências do pecado
Os profetas menores (I)
Tiago, Pedro, João e Judas Os desafios da vida cristã
As Epístolas Gerais Tg/Pe/Jo/Jd Estudo 5 Cuidados necessários
Os profetas menores (I) Oséias exorta ao arrependimento
A vida do cristão no Espírito Texto bíblico – Romanos
Porque o Senhor Jesus é contigo... Ouça este hino e tenha fé...
Profetiza Ez. 37.
CURSO PRÁTICO DE CONSOLIDAÇÃO 12 LIÇÕES
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
O JUÍZO FINAL.
Provérbios de Salomão Capítulo 2 Bíblia Viva
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Domingo II da Quaresma 4 de Março de 2012
DISCERNINDO A VONTADE DE DEUS
1º Crônicas Lição 54 – EBD 1 de agosto de 2010
O amor é mais forte que a morte !
As Bênçãos decorrentes
COMO VOCÊ ENCARA “SEUS PROBLEMAS”.
CONHECENDO A BÍBLIA Baseado no material das classes 1 a 4
Quem é aceito por Deus? Qual é a função da Lei de Moisés ?
QUINTA SEMANA: BRASIL, A NOSSA SAMARIA ..
T E M A - Atitudes De Um Bom Discípulo
Educação Cristã vs Relativismo
Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias (3) Malaquias (Anos 520 a 516 a.C) O Apocalipse no Antigo Testamento.
PRÓXIMOS CAPITULOS A MISERICÓRDIA DE DEUS PARA COM OS QUE SE ARREPENDEM 1 - Moisés disse ao povo: - Eu já anunciei a vocês as bênçãos e as maldições.
JONAS: DE COSTAS Jonas JONAS: DE COSTAS Jonas
PROVOCADORES DE MILAGRES II CRÔNICAS 01:06
Série: Atos dos apóstolos Atos 9:
Assunto: – PÃO E VINHO Texto: João 6:51 e 54
1ª igreja Batista em Parnaíba - PI
O Pai guia: “Os passos do homem são dirigidos pelo SENHOR; como, pois, entenderá o homem o seu caminho?” Provérbios 20:24.
Seminário da Família.
As Quatro Grandes Comissões
Voltar-se para Deus Isaías 30.
Igreja Batista Monte Sião
PEDRO E OUTROS DISCÍPULOS SÃO
Jesus conforta os Discípulos antes de sua morte e ressurreição
LEMA NOSSO ALVO “PROSSIGO PARA O ALVO, PELO PRÊMIO DA SOBERANA VOCAÇÃO DE DEUS EM CRISTO JESUS.” FILIPENSES 3:14.
SINAIS DA ESPERANÇA.
3ª AULA A OPOSIÇÃO A DEUS I SAMUEL 15:23.
Capítulo 38 A ajuda de Deus no sofrimento Salmo de Davi SALMO,
O VALOR DO QUEBRANTAMENTO
PRESTEM ATENÇÃO! O Senhor não está fraco demais para salvar! Ele não é surdo; pode ouvir muito bem o que vocês lhe pedem. O problema são os seus pecados;
Leia antes Hebreus capítulos 5 a 7 Você tem o privilégio de ler agora um Importante texto bíblico: Medite, Aplique à tua vida Envie aos teus amigos.
para ser cantado pelo cantor principal do templo.
Clique para passagem de slides Ligue o som
Asafe pede restauração
1- “Quando todas estas coisas tiverem acontecido com vocês – as bênçãos e as maldições anunciadas -, vocês meditarão nelas, nos países em que estiverem.
01. Quão determinantes foram as influências familiares e culturais na formação do rei Josias? Podemos culpar o meio em que vivemos pelos nossos defeitos.
Você tem o privilégio de ler agora uma porção linda das Sagradas Letras, os Salmos 1 e 2, na versão Bíblia Viva da Editora Mundo Cristão Leia Medite Passe.
O contexto deste versículo nos revela nos ensina que Israel vinha sendo corrigida, advertida por Deus, assim como nós através da bíblia, através de cada.
Série: Atos dos apóstolos Atos Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, levantou os olhos para o céu e viu a glória de Deus, e Jesus de pé, à direita.
Atos 7. 1 Então o sumo sacerdote perguntou a Estêvão: "São verdadeiras estas acusações? 2 A isso ele respondeu: "Irmãos e pais, ouçam-me! O Deus glorioso.
Transcrição da apresentação:

Os profetas menores (I) - Oséias “Prossigamos em conhecer ao Senhor” Estudo 02 Oséias 4 a 6 Oséias denuncia o pecado e convida à conversão

Em nossa Introdução e no Estudo 01 onde lemos os capítulos de 1 a 3 do livro de Oséias, podemos perceber que todo o livro vai ser escrito tendo por objetivo denunciar o pecado ao povo de Israel e conclamar a nação à volta aos caminhos do Senhor.

Neste Estudo 02 onde leremos os capítulos de 4 a 6 verificaremos que a narrativa profética deixa de se situar na história da vida do profeta, para se voltar mais diretamente para a mensagem que ele recebeu de Deus para anunciar a Israel.

Neste momento o professor deverá pedir que a classe toda abra a Bíblia Neste momento o professor deverá pedir que a classe toda abra a Bíblia. Os três capítulos da leitura deverão estar abertos diante de todos para que alternada e seqüencialmente a leitura dos textos seja feita por todos.

Oséias anuncia a contenda do Senhor com Israel: No capítulo 4 Oséias anuncia a contenda do Senhor com Israel: Vamos ler a mensagem de sublime atualidade, infelizmente, dos versículos 1 a 3; E a culpa disto recaía sobre os sacerdotes (4 a 11)

3) E como conseqüência do descuido dos sacerdotes o povo se desencaminhava 4) E enquanto isto acontecer, de nada adiantará clamar porque o Senhor não os ouvirá (15 a 19)

Os comentários até aqui poderão ser feitos focalizando a perversão que vemos na sociedade atual, onde o ser humano se afastou do Senhor e trilha os caminhos da perversão social. A ênfase aqui é quanto ao povo que se deixa levar para o mal. A leitura bíblica deverá continuar a ser feita.

No capítulo 5, é a liderança de Israel que vai ser acusada Tanto Israel (Efraim) como Judá têm pecado (1-4) Quando a liderança falha, o povo falha junto. A liderança tem responsabilidade na melhor conduta do povo.

Por isso o castigo virá contra o povo (5-14) A conseqüência negativa que viria sobre a liderança religiosa, social e real de Israel, recairia também sobre o povo todo que junto sofreria os danos.

Isto até que o povo se voltasse para Deus (15) “Irei e voltarei para o meu lugar, até que se reconheçam culpados e busquem a minha face; estando eles aflitos, ansiosamente me buscarão.”

Novamente, lembrar a importância das Bíblias abertas Novamente, lembrar a importância das Bíblias abertas. Como os textos são longos, o professor poderá fazer a leitura salteada de alguns dos versículos de mais destaque para a classe.

No capítulo 6 a mensagem muda: 1) O convite ao arrependimento (1-3) Aquilo que o profeta mostrou com o seu casamento vai ser agora aplicado novamente na vida do povo de Deus.

2) A repreensão a Israel e Judá (4-11) O ser humano precisa ser corrigido quando fracassa. Deus vai fazer isto com o seu povo. O cativeiro babilônico será o método corretivo de Deus.

Vamos destacar alguns deles: Para concluir o professor poderá chamar atenção para alguns textos da leitura bíblica que são muito aplicáveis aos tempos de hoje em nossa modernidade. Vamos destacar alguns deles:

Que lições podemos retirar deles? 4.1-3 – Uma visão dos tempos presentes 4.12 – A visão de um povo distante de Deus 6.1-3 – A bênção do conhecimento de Deus 6.6 – O que o Senhor deseja de seu povo

E o professor passará a fazer a leitura em conjunto com os alunos, procurando ao final de cada versículo, concluir com a participação do grupo, sobre de que maneira este ou aquele enunciado da Palavra de Deus está mais em evidência nos dias de hoje. Façam as aplicações adequadas.

4.1-3 – Uma visão de hoje: ”Ouvi a palavra do Senhor, vós, filhos de Israel; pois o Senhor tem uma contenda com os habitantes da terra, porque na terra não há verdade, nem benignidade, nem conhecimento de Deus. Só prevalecem o perjurar, o mentir, o matar, o furtar e o adulterar; há violências e homicídios sobre homicídios. Por isso a terra se lamenta, e todo o que nela mora desfalece, juntamente com os animais do campo e com as aves do céu; e até os peixes do mar perecem.”

4.12 – A visão de um povo distante de Deus ”O meu povo consulta ao seu pau, e a sua vara lhe dá respostas, porque o espírito de luxúria os enganou, e eles, prostituindo-se, abandonaram o seu Deus”

6.1-3 – A bênção do conhecimento de Deus ”Vinde e tornemos para o Senhor, porque ele despedaçou e nos sarará; fez a ferida e no-la atará. Depois de dois dias, nos ressuscitará; ao terceiro dia, nos levantará, e viveremos diante dele. Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída como a alva é certa, e ele nos virá como a chuva, como a chuva serôdia que rega a terra.”

6.6 – O que o Senhor deseja de seu povo ”Pois misericórdia quero, e não sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos.” Concluindo: Que como crentes hoje, vivamos sem a necessidade de sacrifícios, pois temos nossa vida na presença do Senhor.