O Sermão da Montanha Estudo 08 O perigo da ambição material

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Eu, Jesus e o caixa eletrônico
Advertisements

A Oração.
(Org. por Sérgio Biagi Gregório)
Sua prática e aplicação
A Oração do Cristão Mateus
SENHOR, ENSINA-NOS A REZAR
Cantamos as palavras que Jesus nos ensinou: «Pai Nosso, que estais nos Céus, Santificado seja o vosso nome, Venha a nós o vosso Reino, Seja feita a vossa.
«PAI NOSSO QUE ESTAIS NOS CÉUS»
«NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO,
Uma “Tradução” Prática do Pai Nosso Mateus 6: 9-13
O Sermão da Montanha Estudo 03 Os confrontos (I)
As opções que a vida oferece O sermão chega ao seu fim.
A persistência na oração batei, e abrir-se-vos-á”
A oração cristã e sua prática
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós.
17: A oração Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.
Oração do Terço Mistérios Dolorosos.
A Cadeira.. A Cadeira.. A filha de um homem pediu a um sacerdote que fosse a sua casa rezar uma oração para o seu pai, que estava muito doente. Quando.
PAI NOSSO 06 Automático.
VOCÊ PODE COMPARTILHAR COMIGO?
PARA AQUELES QUEM EU GOSTO,
ORAÇÃO DO PAI NOSSO.
Deus, muito obrigado pelo dia de hoje
POR QUE NÃO REZO O PAI NOSSO
OS SEGREDOS DA ORAÇÃO DO PAI NOSSO
Que DEUS Te bendiga sempre ...
DISCERNINDO A VONTADE DE DEUS
OS SEGREDOS DA ORAÇÃO DO PAI NOSSO
Mt 6,33 O Reino de Deus em primeiro lugar.
“Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”
As Bênçãos decorrentes
DESCOBRINDO A ORAÇÃO Baseado no material das classes 1 a 4
PARA AQUELES QUEM EU GOSTO, LEMBREM-SE QUE
Sábado o Selo de Deus 4 Jesus e o Sábado Peter P. Goldschmidt
Quando o Pai é Nosso.
Cristo nos ensina o Pai-nosso
“Em busca da conquista da Pira José Engling”
PAI NOSSO Alda Célia.
Oração = nosso veículo de comunicação com o Pai.
Prioridade à Família.
Federação Espírita Brasileira Conselho Federativo Nacional - CFN
SERÁ QUE VAIS PARTILHAR?
Jesus ensina a rezar o Pai-nosso!
Uma oração sem igual Mateus
Rubem Alves Meditações Edições Paulinas, 1987.
Consagração da Vida Ministerial
Igreja Presbiteriana do Jardim Guanabara Classe Visão Bíblica – 2015 Tema “Jesus Cristo e os Evangelhos com introdução sobre a Oração que Jesus ensina.
“Você crê que existe um só Deus. Muito bem
A Oração dos Discípulos de Jesus
O PODER DE UMA ORAÇÃO PROFÉTICA
PARA AQUELES QUEM EU GOSTO:
V Domingo do Tempo Comum
Uma súplica sincera Mateus
Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o vosso nome.
FAMÍLIA PROTEGIDA Mateus
“Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo...
Grupo de Jovens Kerigma 18 de Abril de 2015
Escola Evangélica Ágape 8º Ano
Oração Pai Nosso.
“E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” II Coríntios 5:
Quem tiver entendimento
PAI-NOSSO (Luiz Chaves)
“Jesus olhou para eles e respondeu: Para o homem é impossível mas para Deus todas as coisas são possíveis.” MATEUS 19:26  
Avaliação C Geral I 16 de Março 2011 Oração tempo de: Encontro Diálogo Paz Compromisso.
Mateus Está dividida em duas partes: 1. Glória do Pai – vs Necessidades das Pessoas – vs Oração do Pai Nosso.
Ciclo A III DOMINGO do Tempo Comum III DOMINGO do Tempo Comum Domingo 26 de Janeiro de 2014 Música: sinagoga hebraica.
“O Reino de Deus não vem de modo visível.” Lucas
Bom dia filho (a) Poderia me doar alguns minutos de seu tempo. Jesus Cristo.
Transcrição da apresentação:

O Sermão da Montanha Estudo 08 O perigo da ambição material Mateus 6.2 a 18 A ambição e a Oração modelo

Nesta lição de hoje vamos fazer uma abordagem diferente. Como a oração modelo já tem sido estudada por nós em outros momentos, vamos colocá-la como um recitativo ao centro de nossos estudos, fazendo com que a classe a recite e introspectivamente cada aluno repense seu significado.

Vamos deter-nos mais de perto nos versículos anteriores a ela 6.2 a 4 e depois nos versículos posteriores 6.16-18. Com isto, daremos mais ênfase aos textos de antes e depois que falam da ambição pela vaidade e orgulho pessoal

Nosso objetivo com isto será despertar para o crente a importância da oração em oculto, “em secreto”, pois o Mestre assim mesmo nos ensina. O texto que já é por muitos memorizado, vai perdendo o seu sentido e efeito em nossas vidas tornando-se mais e mais mecânico e sem vida.

Por certo muitos de vocês já viram este texto ser recitado por times de futebol antes ou depois de entrarem em campo, como se ele fosse um talismã para a vitória a ser alcançada. Não pode ser assim. Como crentes em Cristo devemos fazer dele um momento de experiência íntima e pessoal.

Comecemos pelos versículos introdutórios: Daí o cuidado com que ele vai ensinar a oração do “Pai Nosso”, como todos a conhecemos. Comecemos pelos versículos introdutórios:

O sentimento de vaidade e de orgulho era muito grande entre os judeus O sentimento de vaidade e de orgulho era muito grande entre os judeus. Daí o conselho (v.2): ”Quando, pois, deres esmola não faças tocar trombetas diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.”

Este é um conselho para todos nós, pois ele logo acrescenta (v.3,4): ”Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita; para que a tua esmola fique em secreto; e teu Pai que vê em secreto, te recompensará”

Ele passa então ao ensino sobre a oração fazendo quatro recomendações: Primeira (v.5): “E, quando orardes, não sejais como os hipócritas, pois gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.

Segunda (v.6): ”Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai que vê em secreto, te recompensará.”

Terceira (v.7): ”E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque pensam que pelo seu muito falar serão ouvidos”.

Quarta (v.8): ”Não vos assemelheis pois a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes”.

“Portanto, orai vós deste modo: (vs.9-13): PAI NOSSO QUE ESTÁS NOS CÉUS, SANTIFICADO SEJA O SEU NOME; VENHA O TEU REINO, SEJA FEITA A TUA VONTADE, ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU; O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DÁ HOJE; E PERDOA-NOS AS NOSSAS DÍVIDAS ASSIM COMO NÓS TAMBÉM TEMOS PERDOADO AOS NOSSOS DEVEDORES; E NÃO NOS DEIXES ENTRAR EM TENTAÇÃO, MAS LIVRA-NOS DO MAL. PORQUE TEU É O REINO E O PODER, E A GLÓRIA, PARA SEMPRE. AMÉM.

Vamos tentar resumi-la, enquanto o grupo a lê frase a frase: LOUV0R EXALTAÇÃO DEVOÇÃO SUJEIÇÃO PETIÇÃO PERDÃO COMPARTILHAMENTO PODER BÊNÇÃO RECONHECIMENTO GLORIFICAÇÃO AMÉM

Fica a pergunta para cada um de nós: O que esta oração tem produzido em minha vida? Tem produzido ela algo de novo em meu viver? - Cumpro-a com toda a integridade?

Sabedor o Senhor que estas indagações poderiam surgir, ele acrescenta dois adendos (vs.14,15): “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai Celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas”

O que é mais importante na vida cristã: a aparência ou o interior? Para nossa reflexão: O que é mais importante na vida cristã: a aparência ou o interior? 2.O que distingue o crente: o que ele pensa ou o que ele faz? 3. Diante da oração modelo como você pauta a sua vida?