Karl Marx (1818 – 1883)
PERSPECTIVA ANALÍTICA AMBIENTE INTELECTUAL Idealismo Alemão Socialismo Utópico Economia Política PERSPECTIVA ANALÍTICA SOCIEDADE INDIVÍDUO OBJETO DE ESTUDO Modo de produção capitalista
CLASSES SOCIAIS Representação da desigualdade social Propriedade privada dos meios de produção BURGUESIA PROLETARIADO Explorada Exploradora Força de trabalho
A força de trabalho transforma-se em mercadoria. Capitalismo A força de trabalho transforma-se em mercadoria. Trabalho intelectual Trabalho manual O trabalho adquire valor de troca. Exploração oculta sob a forma de mais-valia.
Riqueza produzida > Salário MAIS-VALIA Parcela produzida pelo trabalhador não remunerada e apropriada pelo dono dos meios de produção. Riqueza produzida > Salário Mais-Valia ABSOLUTA Aumento da jornada de trabalho. Mais-Valia RELATIVA Implantação de novas tecnologias no processo produtivo; Desemprego estrutural
ALIENAÇÃO Perda de consciência do trabalhador. Os trabalhadores não reconhecem que os produtos produzidos por eles são resultado do seu trabalho. O trabalho "não constitui a satisfação de uma necessidade, mas apenas um meio de satisfazer outras necessidades" Agravantes: Alta D.S.T. Meios de comunicação Mecanismos ideológicos
Inversão entre causa e efeito da realidade social. IDEOLOGIA BURGUESA Estabilizador social Mecanismo de dominação Inversão entre causa e efeito da realidade social.
Vivemos numa sociedade democrática! Os direitos são iguais para todos! A classe dominante de uma sociedade produz, para legitimar seu domínio, uma IDEOLOGIA para manter sua dominação e “iludir” a classe dominada. Vivemos numa sociedade democrática! Os direitos são iguais para todos! Cada um faz suas próprias oportunidades A ideologia, no sentido marxista, é uma ilusão, uma mentira, criada pelos dominantes para assegurar que os dominados ficarão passivos.
FETICHE DA MERCADORIA As mercadorias adquirem uma forma fantástica capazes de oferecer mais que utilidade, trazem felicidade, poder, status, etc. Humaniza MERCADORIA HOMEM Coisifica Reificação do homem
Fetiche da mercadoria Fenômeno inerente à produção capitalista; Mercadorias fetichizadas ocultam as relações de produção e ganham aparência de “vida própria”; Fenômeno histórico-social reforçado por mecanismos ideológicos alienantes; Resultado da predominância do trabalho abstrato sobre o concreto. Microsoft Christian Dior Marca X Marca Z Marca A Marca C Ferrari Nike Coca-cola Marca Y Marca B
“A desvalorização do mundo humano ocorre na razão direta da valorização do mundo das coisas” TER SER Mercantilização das relações sociais.
MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO Maneiras de Ser, pensar e agir Instituições Mundo político-jurídico-cultural SUPRA- ESTRUTURA (Topo Ideológico) Forças produtivas Relações Sociais de produção INFRA-ESTRUTURA (Base Material) Luta de Classes
Projeto político de mudança PRÁXIS Tomada de consciência e rompimento com a alienação através de prática transformadora. Projeto político de mudança Capitalismo Socialismo Comunismo Ditadura do proletariado Ausência do Estado Meios de produção socializados Justiça e igualdade Burguesia no poder Práxis
“Trabalhadores de todo o mundo, uni-vos!” Marx e Engels