Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bem-vindos!.
Advertisements

Encontro com professores
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Workshop Brasil – India Tecnologia Social Conhecimento, Aprendizado e Prática Rio de Janeiro 04 e 05 de maio 2007 Catia Araujo Jourdan
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
A intersetorialidade no contexto do SUAS e do Brasil sem Miséria
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
PLANO DE GESTÃO.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Apresentação do Projeto
Economia Solidária – Unindo Forças e Aumentando Oportunidades
Profª. Sônia Maria Portella Kruppa
MicroCrédito para tornar a Comunidade mais saudável
“EDUCAÇÃO E VIDA” A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE FUTUROS CIDADÃOS
Ação Social do Governo do Estado de São Paulo
Inserção da Economia Solidária no Processo de Construção da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis Miguel Juan Bacic[1] Lucirléia Alves Moreira[2]
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Faculdade de Educação
Núcleos de Extensão e Relações Comunitárias da UNISC
Projetos Financiados em 2010
Fabiano André Vergani
PERSPECTIVAS DE INCLUSÃO NO MUNDO DO TRABALHO
PROJETO VIDA “O grandioso negócio da vida não é ver o
Caminho mais curto para o mundo do trabalho
Fortalecimento da institucionalidade do conselho
ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, TRABALHO E RENDA - SST DIRETORIA DE JUVENTUDE, TRABALHO, EMPREGO E RENDA – DJER.
 OBJETIVOS ESTRATÉGICOS DO MTE
Curso de Economia Solidária Módulo V – Metodologia de Incubação Incubes – UFPB Thiago Pacheco Barbosa Processo de Incubação.
Histórico das redes de Incubadoras De Cooperativas
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
QUANDO VOCÊ INVESTE EM PESSOAS, O RETORNO É GARANTIDO.
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
Agenda 21 nas Universidades
Brasília, 27/06/2012 Trabalho Decente Adolescentes e Jovens.
INCUBADORA DE EMPRESA DA UEA IN-UEA
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
GRUPOS AGÊNCIAS DE FOMENTOS Conquistas: Processo histórico de maior participação dos trabalhadores (as); Aumento de parcerias com o poder público; Ampliação.
Plano de Reordenamento e seus desafios. DATAS IMPORTANTES 2006: Publicação do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária – referência política,
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
CTR Nova Iguaçu.
PROF. MARIA CECILIA ZILIOTTO
ECONOMIA SOLIDÁRIA  Concepção de ser humano  Concepção de natureza.
Responsabilidade Social Everton Enrico RA.: º SINA 07 Eduardo Rodrigues RA.: Janaina Camargo RA.: Paulo Augusto Administração de Negócios.
PLANO DE TRABALHO FUTURO. Princípios da integração Pesquisa/ATER/AF Desenvolvimento Rural Sustentável; Gestão democrática e participativa ; Respeitar.
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO ESPECIAL Secretário: Luis Augusto Lara Presidente:
Faça parte desse ideal Ações promovidas pela Entidade em prol de Crianças e Adolescentes em situação de Risco.
POLÍTICA SOCIAL IV UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS TRABALHO E RENDA Aluno: Cléber Tadeu Moraes Castro Profª: Cristine Jaques Ribeiro POLÍTICAS PÚBLICAS.
CSTR Centro de Saúde e Tecnologia Rural VIII Encontro de Extensão Universitária da Universidade Federal de Campina Grande Construção e Realização da I.
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
Hacia la internalización de la Recomendación 193 de la OIT: Promoción de las Cooperativas Conferencia Intergubernamental SESSÃO BRASILEIRA.
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
Tel. (85) Cel. (85) Ministério das Comunicações Miinistério de Ciências e Tecnologia Ministério.
Projeto EF Cidadã Educação Financeira para jovens e adultos em situação de pobreza e extrema pobreza com foco no empoderamento financeiro do cidadão .
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
Projeto EF Cidadã Educação Financeira para jovens e adultos em situação de pobreza e extrema pobreza com foco no empoderamento financeiro do cidadão .
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
Políticas Públicas e Economia Solidária Profª Dra. Vera Schmitz Curso de Escola de Formação Fé, Política e Trabalho 2009.
Economia Solidária: Outra economia acontece
SUGESTÃO DE INICIATIVAS
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Transcrição da apresentação:

Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares

Programa de formação de cooperativas populares – geração de renda e cidadania Este programa vem como forma de sugerir uma alternativa de geração de trabalho e renda para trabalhadores excluídos do mercado formal de trabalho através de parceria entre o poder público e a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Estadual de Campinas.

Apresentação da ITCP A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP/Unicamp) é um programa de extensão universitária vinculada à Pró Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UNICAMP. Faz parte da Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares, junto com outras 15 incubadoras universitárias brasileiras.

Apresentação da ITCP Tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da economia solidária no Brasil, ajudando a combater o desemprego e a precarização do trabalho, e auxiliando a ampliação da cidadania. A atuação da ITCP/Unicamp faz-se diretamente junto às cooperativas e grupos atendidos, em seus locais de trabalho, e envolve ações de extensão e de pesquisa nas áreas de trabalho e geração de renda, educação popular de jovens-e-adultos, autogestão, adequação sócio-técnica & tecnologias apropriadas, saúde & meio ambiente, bem como ações experimentais de ação coletiva nas mais diversas áreas do conhecimento.

População atingida pessoas desempregadas, com baixa escolaridade, com experiências de sub-emprego e emprego informal, em situação de risco social,

População atingida pessoas com pouquíssimas oportunidades de inserção no mercado formal de trabalho. Também faz parte deste projeto dar continuidade e subsídio para outras iniciativas que já tenham como princípio o cooperativismo e a Economia Solidária e, assim, abarcando grupos que já possuem uma certa experiência com a vivência proposta por este trabalho.

Objetivos O papel da incubadora é formar e organizar cooperativas populares, facilitando o resgate da noção de cidadania das pessoas atendidas, a melhora de sua saúde e de sua auto-estima e das bases de convivência social e a obtenção de renda. A incubadora se preocupa em encontrar dentro da universidade tecnologias que possam ser adequadas às necessidades das cooperativas incubadas

Atividades dos Monitores Os monitores trabalham em equipes que desenvolvem a formação dos grupos autogestionários nas seguintes áreas: prospecção de mercado e elaboração de plano de negócios; organização das normas de conduta e das formas de processo decisório, incluindo a elaboração de regimento interno e estatuto; Organização financeira e orientação para a regularização jurídica Melhorar a qualidade dos produtos e a comunicação entre os cooperados

Atividades dos Monitores organização do fluxo de produção e realização de pesquisa de tecnologias apropriadas à realidade social dos cooperados e que visem à preservação ambiental; formulação de planos de educação internos às cooperativas, visando a generalização da alfabetização, da inserção e re-inserção dos cooperados no ensino formal e o acesso à informática; planejamento do ambiente de trabalho e de vivência garantindo a saúde e o bem estar dos cooperados.

Projeto Campinas Projeto de dois anos (2003-2004) dentro do Programa de Geração de Emprego e Renda da Prefeitura Municipal de Campinas que promoveu a formação de seis cooperativas (separação de recicláveis, separação de entulhos, alimentação, artesanato e corte e costura) Diretamente este projeto gerou 120 novos postos de trabalho

Projeto mantas Utilização de caixas de leite longa vida para fabricar mantas térmicas para subcoberturas. Pesquisa desenvolvida pelo pesquisador colaborador da FEM, Luis Otto Faber Schmutzler Permite agregar valor ao trabalho das cooperativas de reciclagem, que passam a vender um produto elaborado

Projeto Proninc Parceria de dois anos (2005-2006) com a Financiadora de Estudo e Pesquisa (FINEP), órgão federal que promove a formação de oito cooperativas nas áreas de agricultura familiar, para jovens desempregados e para separação de recicláveis.

Conclusão A possibilidade do estudante desenvolver atividades práticas dentro da sua formação acadêmica, assim como, desenvolver pesquisas com o tema da economia solidária. Tomar contato com realidades sociais muitas vezes esquecidas durante a formação acadêmica, participando de um projeto de extensão e educação popular. Desenvolver atividades em grupos multidisciplinares.

Site: www. itcp. unicamp. br tel: (19) 3788-5212 e-mail: itcp@itcp Site: www.itcp.unicamp.br tel: (19) 3788-5212 e-mail: itcp@itcp.unicamp.br “Por isso é que agora vou assim no meu caminho. Publicamente andando Não, não tenho caminho novo. O que tenho de novo é o jeito de caminhar(...) Pois já não vou mais sozinho.” (Thiago de Mello)