A divulgação científica e a tecnociência na contemporaneidade

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Transcrição da apresentação:

A divulgação científica e a tecnociência na contemporaneidade Yurij Castelfranchi Laboratorio de Estudos Avançados de Jornalismo (LabJor - UNICAMP) Escola Internacional Superior de Estudos Avançados (International School for Advanced Studies SISSA/ISAS - Trieste – Itália) E-mail: castel@sissa.it

1930: William Laurence (New York Times) “…Verdadeiros descendentes de Prometeu, os escritores de ciência deveriam pegar o fogo do Olimpo científico dos laboratórios e das universidades e traze-lo lá, em baixo, para o povo…”

Modelo “Prometeu”

da divulgação da ciência O modelo “top-down” da divulgação da ciência Ciência perda de informação comunicação Nível de conhecimento, alfabetização Divulgação como tradução, transmissão. Público como homogêneo, passivo, vitima de um “déficit cognitivo/cultural” Público

É assim? Um “espelho sujo”? Texto de CC Redação Ciência Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006

traiettoria cognitiva livello intraspecialistico traiettoria cognitiva livello interspecialistico livello pedagogico livello popolare

- + Grado di consolidamento della conoscenza scientifica livello intraspecialistico livello interspecialistico livello pedagogico livello popolare - + Grado di consolidamento della conoscenza scientifica = percorso canonico = percorso alternativo

A ciência no Sec. XX de acordo com J. Ziman “Academic Science” Universities and Academies   “Pure” Science “Knowledge for its own sake” “Industrial Science” Research Laboratories “Technoscience” “Knowledge for use”  Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006

Academic science as a mode of knowledge production (‘Mode 1’) A world-wide social institution producing reliable public knowledge by communal criticism and selection from the published contributions of autonomous researchers. Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006

Michael Faraday na Royal Institution: História Química de uma Vela Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006

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Ciência “pura” (?) Ciência aplicada Sociedade Imaginário coletivo Indústria Sociedade Metáforas Arte, literatura Economia Práticas cotidianas Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006

1. Alteridade do cientista As crianças imaginam cientista alienígena, asteróide, marciano, com muitos braços, etc. Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006

...“De cabelos malucos”... Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006

2. Conotações mágicas do conhecimento Faz uma poção para as flores levantar a corola a cientista Genny faz as poções Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006

no esgoto e os transforma 3. Ciência como poder Apanha ratos no esgoto e os transforma em exércitos Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006

Resultado: distância Muitos entram num museu como se entrassem num templo Como recuperar/fortalecer a sensação de ser cidadão num mundo científico-tecnológico? [Imersão] [Interação] [Debate] [hands-on, minds-on, hearts-on] Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006

Paleontologia do imaginário científico: os sedimentos míticos Fruto proibido e Ulisses, Aprendiz de feiticeiro e Golem, Prometeu e Frankenstein: a) conhecimento é violação b) conhecimento é poder c) conhecimento é controle e transformação Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006

…research cultures are changing… Non-instrumental Pre-instrumental Instrumental Academic Industrial 1900 Government Labs Research Councils Foundations Universities Industries Applied Pure 1950 Basic Post-industrial Strategic  ‘Mode 2’ ‘Mode 1’   Post-Academic 2000 Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006

Fritz Haber (1868-1935) Ladies & Gentlemen, The Royal Swedish Academy of Sciences has decided to confer the Nobel Prize in Chemistry for 1918 upon the Director of the Kaiser Wilhelm Institute at Dahlen […], Professor Dr. Fritz Haber, for his method of synthesizing ammonia from its elements, nitrogen and hydrogen […] You were the first […] to create an exceedingly important means of improving the standards of agriculture and the well-being of mankind. We congratulate you on this triumph in the service of your country and the whole of humanity... Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006

In no future war will the military be able to ignore poison gas In no future war will the military be able to ignore poison gas. It is a higher form of killing... Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006

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Saturno V tem o mesmo papai dos mísseis V2 Wernher von Braun Deis bilhões de dólares 20.000 colaboradores Saturno V tem o mesmo papai dos mísseis V2 Wernher von Braun Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006

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Manhattan Project 20 bilhões de dólares 300.000 pessoas. E cidades, industrias... Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006

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About one hour after the bombing on 6 August 1945. Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006

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No Brasil: aprox de 58% público 42% empresas Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006

Basic principles of industrial research Proprietary Local Authoritarian Committed Expert Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006

The ‘PLACE’ formula has no ethical terms Technoscience operates in ‘contexts of application’. It is involved in the moral dilemmas of ordinary life. ‘Industrial’ scientists continually meet ethical issues. Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006

Technoscience is “accountable” In Mode 2 social, ethical, political, economical implications are regarded as too important to be left in the hands of the scientists. Post-academic science cannot exclude ethics Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006

The ethical context of post-academic science Much post-academic science is contract research on technological problems with direct ethical implications. The ‘social impact’ typically required of post-academic research projects involves complex ethical considerations. Even very “basic" research is often sponsored for its possible role in ethically sensitive areas of human need – e.g. AIDS. Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006

É assim? Um “espelho sujo”? Texto de CC Redação Ciência Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006

Ou é assim? Redação Texto de CC Ciência Texto de CC Duas mensagens diferentes, com retórica, conteúdo, linguagem, objetivos diferentes Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006

Do “PUS” ao “PEST” Public Public Engagement in Understanding of Science & Technology Public Understanding of Science Two-way dialogue, debate Engagement Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006

Geometria diferencial Cultura “humanística” Cálculo infinitesimal As “duas culturas” Artes visuais Geometria diferencial Filosofia Teologia “Leis” Química Cultura “humanística” Ciências “duras” Antropologia cultural Cosmologia Poesia Cálculo infinitesimal Sociologia “Equação” Literatura Geologia Biologia molecular Música

Geometria diferencial Cultura “humanística” Cálculo infinitesimal “Duas culturas”? Artes visuais Geometria diferencial Filosofia Teologia “Leis” Química Cultura “humanística” Ciências “duras” Antropologia cultural Cosmologia Poesia Cálculo infinitesimal Sociologia “Equação” Literatura Geologia Música Biologia molecular

… Ou parecer engraçado,, extravagante, divertido… O cientista pode nos intimidar... … Ou parecer engraçado,, extravagante, divertido… Nos dois casos aparece como figura não comum. A ciência aparece externa, transcendente à sociedade

Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006

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…research cultures are changing… Non-instrumental Pre-instrumental Instrumental Academic Industrial 1900 Government Labs Research Councils Foundations Universities Industries Applied Pure 1950 Basic Post-industrial Strategic  ‘Mode 2’ ‘Mode 1’   Post-Academic 2000 Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006

Features of academic science Communal ‘publish or perish’ Universal ‘open to the talents’ Disinterested ‘tenure’ Original ‘discovery’ Sceptical ‘peer review’ Specialized ‘disciplinarity’ Competitive ‘individualism’ Y. Castelfranchi Forum Unicamp Maio 2006