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Oficina Pedagógica Contextualização no ensino de química: possibilidades GEPEQ – grupo de pesquisa em educação química Instituto de Química USP Falar.

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1 Oficina Pedagógica Contextualização no ensino de química: possibilidades GEPEQ – grupo de pesquisa em educação química Instituto de Química USP Falar da área 46

2 GEPEQ – grupo de pesquisa em educação química Instituto de Química USP Fábio Luiz de Souza Luciane H Akahoshi Miriam P Carmo Alexandra Epoglou Maria Eunice R Marcondes Dayse P Silva (CENP) Falar da área 46

3 Ensino de química deve contribuir para a formação da cidadania ética e crítica Conhecimentos para a interpretação da realidade e o exercício da cidadania Conhecimentos para o desenvolvimento pessoal Para compreender o sentido do pH de um alimento, como uma água mineral, ou de um cosmético, é preciso possuir uma formação básica em Química. Tudo isso constitui um equipamento pessoal de cidadania, cuja ausência é uma forma de analfabetismo. Portanto, não é só “no futuro” que se faz uso das Ciências, é já e sempre!

4 Diferentes perspectivas
Contextualização no Ensino de química Diferentes perspectivas Aplicação do conhecimento químico (AC) – ilustrações e exemplos de fatos do cotidiano ou aspectos tecnológicos Descrição científica de fatos e processos (DC) – explicações para fatos do cotidiano e de tecnologias, estabelecendo ou não relação com questões sociais. A Temática é escolhida em função dos conteúdos Para compreender o sentido do pH de um alimento, como uma água mineral, ou de um cosmético, é preciso possuir uma formação básica em Química. Tudo isso constitui um equipamento pessoal de cidadania, cuja ausência é uma forma de analfabetismo. Portanto, não é só “no futuro” que se faz uso das Ciências, é já e sempre!

5 Diferentes perspectivas
Contextualização no Ensino de química Diferentes perspectivas Compreensão da realidade social (CRS) – O conhecimento químico é utilizado como ferramenta para o enfrentamento de situações problemáticas Transformação da realidade social (TRS) – discussão de situações problemas de interesse social, buscando que o aluno se posicione e proponha formas de intervenção. Os conteúdos estão em função da problemática em estudo Para compreender o sentido do pH de um alimento, como uma água mineral, ou de um cosmético, é preciso possuir uma formação básica em Química. Tudo isso constitui um equipamento pessoal de cidadania, cuja ausência é uma forma de analfabetismo. Portanto, não é só “no futuro” que se faz uso das Ciências, é já e sempre!

6 Abordagem Temática Possíveis objetivos
Possíveis objetivos tema como pretexto para o desenvolvimento dos conteúdos químicos informação sobre o mundo físico, processos produtivos conhecimento da realidade, julgamento e intervenção

7 Mediação

8 Organização de uma oficina temática
Problema ambiental, social, político, econômico, industrial relacionado à química PROBLEMATIZAÇÃO INICIAL ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO Visão geral do problema Visão específica ligada à química APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO Nova leitura do problema

9 Contextualização Social dos Conteúdos Químicos Organização do conteúdo a partir de um tema – relevante socialmente (escolha nossa) Ambiente Ambiente C T S A – Ciências, Tecnologia, Sociedade e Ambiente AIKENHEAD, G. S.The social contract of science: implications for teaching science. In: SOLOMON, J. e AIKENHEAD, G. (Eds.), STS education - International perspectives on reform. New York: Teachers College Press, 1994.

10 deve contribuir para a formação da cidadania ética e crítica
Contextualização Social dos Conteúdos Químicos Currículo do Estado de São Paulo deve contribuir para a formação da cidadania ética e crítica Conhecimentos para a interpretação da realidade e o exercício da cidadania Conhecimentos para o desenvolvimento pessoal

11 Contextualização Social dos Conteúdos Químicos Currículo do Estado de São Paulo
Temáticas sócio-científicas que dialoguem com o contexto da escola, com a realidade do aluno e que transcendem seu universo vivencial Compromisso com conteúdos explícitos no currículo amplitude social, tecnológica e ambiental refletir a “química real” Baseado em Menezes, 2011


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