PROFESSOR VALDEMIR FRANÇA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Cartografia.
Advertisements

FUSOS HORÁRIOS: O sistema de fuso foi adotado na Conferência Internacional do Meridiano, em 1844 na cidade de Washington, DC. Tempo de duração da rotação.
FUSOS HORÁRIOS: Convenção internacional que, tendo como ponto de partido o meridiano de Greenwich ou Inicial ou Principal (0°), divide o globo terrestre.
SOLSTÍCIOS, EQUINÓCIOS e FUSOS HORÁRIOS
O Planeta Terras.
Exercícios de Fixação Fusos horários.
Origem e técnicas de determinação
Introdução a Geografia e Cartografia
Professor, Palestrante: Arildo
Geografia -Localização-
COORDENADAS GEOGRÁFICAS, FUSOS HORÁRIOS E HORÁRIO DE VERÃO
Prof. Raphael Barbosa Ramos
Orientação e localização na Terra
Estações do ano Hemisfério sul Hemisfério norte ٭ 21 dezembro = verão
COORDENADAS GEOGRÁFICAS
Fuso horário Faixa que vai de um pólo a outro, limitada por dois meridianos Já na segunda metade do século XIX, com a evolução dos meios de comunicações.
ATIVIDADES DE REVISÃO TURMA 101 GEOGRAFIA- EVA CRISTINA
CARTOGRAFIA.
FUSOS HORÁRIOS Prof. Márcia.
Faixa que vai de um pólo a outro, limitada por dois meridianos.
unid-2 Representando a terra: como cartografar o planeta?
Exercícios ENEM- cursinho
Geografia – Localização Espacial
UT1 – FUSOS HORÁRIOS 6ª Série.
Orientação e localização no espaço geográfico
Localização absoluta Recorremos à localização absoluta, baseada num sistema de círculos e linhas imaginárias dispostas de forma regular sobre a superfície.
ACESSO EDUCAÇÃO PRÉ-VESTIBULAR ACESSO BÁSICO.
Cartografia II Movimento de rotação
Formas de Orientação: Localização Relativa e Localização Absoluta
Coordenadas Geográficas
O BRASIL NO MUNDO.
Prof. Jeferson C. de Souza
Regrinhas para resolver exercícios de fusos horários
FUSOS HORÁRIOS.
QUESTÕES DE FUSOS HORÁRIOS
Fuso Horário:.
Elementos da Cartografia
Fusos Horários Cartografia.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 4 - CONHECENDO MELHOR O PLANETA TERRA
Orientação e localização no espaço geográfico
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 3 - LOCALIZAÇÃO NO ESPAÇO GEOGRÁFICO
Outros nomes para os pontos cardeais
EXERCÍCIOS DE FUSOS HORÁRIOS..
COORDENADAS GEOGRÁFICAS
Thamíres Mayara Pereira 1º ano b – informática integrado
PRÉ-VESTIBULAR GEOGRAFIA Professor: Cláudio.
Prof. Me. Juliano Ricardo Marques FACCAMP
Pré-Enem Frei Seráfico
Localização absoluta Trabalho realizado pela docente Sara Sousa.
COORDENADAS GEOGRÁFICAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ EAM FUNDAMENTOS DE METEOROLOGIA
FUSOS HORÁRIOS.
FUSOS HORÁRIOS: Convenção internacional que, tendo como ponto de partido o meridiano de Greenwich ou Inicial ou Principal (0°), divide o globo terrestre.
SEMIEXTENSIVO GEO-A Prof. Groth Aula 04.
ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO ESPACIAL DISCIPLINA : GEOGRAFIA
BRASIL: RELEVO, CLIMA E VEGETAÇÃO
FUSOS HORÁRIOS Prof. Mateus.
BRASIL: FUSOS E HORÁRIO DE VERÃO
CARTOGRAFIA PROF. ISRAEL FROIS.
Fuso horários.
A Rede Geográfica.
SISTEMA DE FUSOS HORÁRIOS E ZONAS CLIMÁTICAS
Planeta Terra Professor Diego Alves de Oliveira. Sistemas de referência Podemos nos orientar por dois modos básicos: 1) com objetos no espaço geográfico.
OS FUSOS HORÁRIOS.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ – CERES/CAICÓ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA –
PLANETA TERRA FORMA E MOVIMENTOS.
Prof. José Victor Instituto GayLussac
CARTOGRAFIA COMEÇO DE CONVERSA Chegar a um lugar desconhecido utilizando um mapa requer uma série de conhecimentos que só são adquiridos num processo.
Prof. Márcia. Relacionado ao movimento de Rotação 1884 Conferência de Washington 24 fusos – cada um com 15° de longitude o que corresponde a uma hora.
PROFESSOR AMÉRICO NICOLIT
Transcrição da apresentação:

PROFESSOR VALDEMIR FRANÇA FUSOS HORÁRIOS PROFESSOR VALDEMIR FRANÇA

FUSO HORÁRIO Relembrando: A Terra é dividida por linhas imaginárias chamadas de paralelos e meridianos. Latitude: é a distância entre os paralelos (em graus). Longitude: é a distância entre os meridianos (em graus). Fusos Horários: foi criado no século XIX visando a padronização dos horários em cada ponto do planeta. Isto beneficiou as trocas comerciais e o transporte entre os países.

360° = 24 horas = 24 fusos horários = 360 longitudes. A Hora no Mundo Como o dia têm vinte e quatro horas, podemos dizer que é igual a 360°. Vejamos: 360° = 24 horas = 24 fusos horários. 360° = 24 horas = 24 fusos horários = 360 longitudes. 360° dividido por 24 horas = 15 uma hora é igual a 15° graus para leste aumentamos uma hora a cada 15° para oeste diminuímos uma hora a cada 15° Obs.: para o norte e o sul a hora não será alterada

FUSO HORÁRIO Como é a divisão em Fusos Horários? Dividimos a circunferência da Terra (360o) pela duração do dia (24h). Assim, temos que: 360o/24h = 15o / h. Ou seja, a cada 15o, partindo do Meridiano de Greenwich (ponto inicial - 0o), aumenta-se 1h (no sentido leste) e diminui-se 1h (no sentido oeste)

FUSOS HORÁRIOS Diminuir 1 hora Aumentar 1 hora Fonte: http://neptuno.fis.ua.pt/tidal/images/timezones/time_zones_1400.gif

Fusos horários Dividindo os 360º da circunferência terrestre por 24, temos 15º, que é a medida de cada fuso horário. Cada fuso é delimitado por dois meridianos e todas as localidades situadas no seu interior têm a mesma hora, que é chamada de hora legal. O Brasil, devido à sua extensão no sentido leste-oeste, apresenta quatro fusos horários diferentes.

Linha Internacional de Datas No final do século passado, definiu-se internacionalmente uma linha de mudança de data que acompanha, mas não coincide rigorosamente com o meridiano de 180º, que é oposto ao meridiano de Greenwich. Quando se chega à linha internacional de data muda-se a data ou o "calendário" e não o relógio, portanto quem a atravessa de leste para oeste ( Sibéria para o Alasca, por exemplo) volta de “ hoje para ontem”, e quem atravessa de oeste para leste (Alasca para Sibéria) adianta um dia, mas sem mexer nas horas. Linha Internacional de Datas

FUSOS HORÁRIOS DO BRASIL

A hora base para cálculos é a do meridiano principal ou o meridiano de "Greenwich", que passa pela cidade de Londres na Inglaterra. Siglas - principais denominações e siglas de tipos de horário:  GMT - Greenwich Mean Time - Tempo Médio de Greenwich - refere-se à cidade inglesa e seu observatório astronômico que foram convencionados como base para os cálculos internacionais de horário. Usado principalmente na Europa, segue o padrão UTC. ST - Standard Time - Tempo Padrão - Hora oficial em cada fuso horário. DST - Daylight Saving Time ou Summer Time - Horário de verão - geralmente uma hora a mais que o tempo padrão UTC - Universal Time Zone - Civil Time - Horário Universal - Tempo civil. Todas os fusos horários são relativos a ele. O UTC não inclui os horários de verão é algumas vezes é ajustado com as diferenças de segundos em relação ao tempo de rotação da Terra, de forma a não exceder 0,9 segundo. UT - Universal Time - Tempo Universal - baseado na rotação da Terra, é usado em astronomia.

Tempo Internet - Internet Time - Biel Universal Time (BUT) A.M./P.M. - Povos que consideram ciclos de 12 horas, como os ingleses, definem as horas antes do meio dia como Ante Meridian (A.M.) e as horas após o meio dia como Post Meridian (P.M.). Assim, 6h00 = 6:00 AM e 18h00 = 18:00 PM, por exemplo. Hora Legal - Hora oficial de um país, geralmente a de sua capital, empregada como referência em documentos. No Brasil, a Hora Legal é a definida pelo relógio atômico do Observatório Nacional, embora o país use quatro fusos horários:UTC -2 no arquipélago de Fernando de Noronha, UTC-3 em todo o litoral atlântico, UTC-4 na Amazônia e no Centro-Oeste e UTC-5 no Acre. Tempo Internet - Internet Time - Biel Universal Time (BUT) - A fabricante suíça de relógios Swatch criou em 1999 uma forma diferente de contar o tempo que elimina os fusos horários e a base hexadecimal (60 segundos e minutos, 12/24 horas), estabelecendo uma hora mundial padrão em formato decimal, em que o dia é dividido unicamente em 1.000 Beats (cada Beat vale 1 minuto e 26,4 segundos). Cada local do planeta tem uma relação diferente com o tempo Internet (@0 ou beat 0 é a base, em Biel, na Suíça).

CÁLCULO DA HORA EM UM LUGAR CONHECENDO-SE A HORA EM OUTRO 1º Passo: Determinar a distância em graus entre os pontos. REGRA: Pontos no mesmo Hemisfério = SUBTRAIR L – L ou O – O b) Pontos em Hemisférios diferentes = SOMAR L + O 2º Passo: Achar a diferença em horas entre os pontos. Regra: Como 1 fuso horário = 15º de Longitude, é só dividir o valor encontrado no 1º passo por 15. Distância em Graus dividido por 15 = nº de horas.

3° Passo: somar ou diminuir a diferença 3° Passo: somar ou diminuir a diferença. REGRA: À DIREITA = SOMA A DIFERENÇA À ESQUERDA = DIMINUI A DIFERENÇA DICA: Se o valor encontrado for superior a 24, diminui 24 do restante encontrado e terá o horário do DIA SEGUINTE. Se o valor encontrado for negativo, some 24 ao restante encontrado e terá o horário do dia anterior Obs.: não esqueça: se houver resto na divisão, devemos multiplicar esse resto por 4 (quatro), para transformar em minutos, porque a cada quatro minutos a Terra gira 1° em torno de seu eixo.

Exemplos: Long 30ºL ………………….? 12:00h Calculando: 60+30=90÷15=6+3=9 Long 60ºW.............3:00h Long 30ºL ………………….? 12:00h Calculando: 60+30=90÷15=6+3=9 14:00h do dia anterior 10:00h 05:00h 09:00h (resposta correta ) Quando em Roma, com Long 15ºL, são 12 h, que horas serão em Lisboa, com Long 9ºW 10:36 Calculando: 15+9=24÷15=1.6 1:36 11:36 12:00-1:36=10:24 12:36 note que nessa divisão sobrou resto 9:36 multiplique por 4 e terá os minutos 10:24 (resposta correta)

DESAFIO 1º) Long C 180° W ...............01 hora Long D 0° ...........................? a) 10:36 b) 11:36 c) 12:36 d) 9:36 e) 13:00 2º) Long A 15° W.............23:00h Long B 10° L ………………….? 12:00h b) 14:00h do dia anterior c) 10:00h d) 05:00h e) 24:40 3º) Um eclipse do Sol foi observado às 12 h GMT. A noticia foi divulgada na mesma hora por uma emissora local. Um ponto situado a 75º de longitude Leste tomou conhecimento dessa informação: às 11 horas; b) à mesma hora; c) duas horas antes; d) às nove horas; e) 17:00