RENASCIMENTO CULTURAL (séc. XIV – XVII)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Renascimento cultural
Advertisements

Capítulo 13 Conteúdos para Avaliação Bimestral: capítulos 11, 12 e 13.
Características Gerais
RENASCIMETO E HUMANISMO Professor Sebastião Abiceu 7º ano Colégio Marista São José Montes Claros - MG.
Humanismo Século XV.
A volta aos ideais clássicos e a construção da modernidade
O RENASCIMENTO Durante os séculos XV e XVI intensificou-se na Europa, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento.
Renascimento Cultural
RENASCIMENTO CULTURAL
O Renascimento Cultural. Professor: Adailton Figueiredo.
Renascimento Cultural
RENASCIMENTO Nas artes Na literatura Na arquitetura No pensamento
Renascimento.
RENASCIMENTO O Renascimento foi um movimento cultural que nasceu entre as elites de ricas cidades italianas no século XIV. Esse movimento de renovação.
Humanismo e individualismo
O RENASCIMENTO EM ITÁLIA
Renascimento : “o rei queria se imortalizar, a nobreza queria sua casa mais bonita e a burguesia , status.” Renascimento Idade Média.
RENASCIMENTO PARTE 2.
O Renascimento Humanista
Grupo: 1 Capítulo: 2 Tema: Renascimento Cultural
Aspectos do Renascimento cultural
ARTISTAS DO RENASCIMENTO
Pensamento Medieval A cultura medieval se caracterizava pela religiosidade. A Igreja Católica, como vimos, controlava as manifestações culturais e dava.
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO
O renascimento e a formação da mentalidade moderna
A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA
A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA
Prof. Everton da Silva Correa
MODERNIDADE RENASCIMENTO.
Curso de História Prof. Fabio Pablo efabiopablo.wordpress.com.
O homem no centro do mundo
O RENASCIMENTO EUCLIDES GRINÉ Versão de demonstração.
RENASCIMENTO Movimento cultural, artístico e filosófico ocorrido na Europa, principalmente durante os séculos XIV, XV e XVI.
Idade Média /Renascimento
Renascimento Aulas 01 e 02.
Acreditavam que estavam fazendo renascer a cultura.
Renascimento Cultural
Capítulo 2. o nascimento da sociologia
Renascimento Cultural
Renascimento Cultural (sec XIV-XVI)
O Renascimento XIV - XVI
RENASCIMENTO Aula 15 Prof: Fernando Gondim.
RENASCIMENTO CULTURAL – XIV e XVI
Psicologia no. Contexto Histórico Movimento cultural; Período da história européia; Século XIV na Itália; Período de sensíveis transformações; Transição.
Renascimento ou Renascença Prof. Fábio Mesquita. Tempo: aproximadamente entre fins do século XIII e meados do século XVII; Período marcado por transformações.
Renascimento Renascimento é o nome que se dá a um grande movimento de mudanças culturais, que atingiu as cidades da Europa Ocidental entre os séculos XIV.
RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO
RENASCIMENTO.
REVOLUÇÕES CIENTÍFICAS DO SÉCULO XVII
31/7/20151Profª Suzana.  Movimento artístico e científico que ocorreu na Europa, durante a Idade Moderna, nos séculos XIV e XVI.  Recebeu este nome.
RENASCIMENTO CULTURAL
Renascimento Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins.
Minidicionário Aurélio.
RENASCIMENTO CULTURAL:
O homem no centro do mundo
Renascimento.
Cultura Renascentista
Nova concepção do homem e do mundo
Renascimento Cultural
RENASCIMENTO CULTURAL
Transcrição da apresentação:

RENASCIMENTO CULTURAL (séc. XIV – XVII) “Muda, que quando a gente muda o mundo muda com a gente. O mundo muda com a mudança da mente” Gabriel Pensador

FEUDALISMO para o CAPITALISMO Movimento cultural que representou as transformações ocorridas na Europa a partir da transição do FEUDALISMO para o CAPITALISMO Crítica ao Pensamento Medieval, daí o nome Renascimento. “Idade das Trevas” ?

Surgimento na Península Itálica: vantagens comerciais (posição geográfica) economia dinâmica e rica excedentes para serem investidos tradição clássica (Roma) Protetores e patrocinadores que contratavam os serviços dos artistas. Mecenas papas, cardeais, príncipes, mercadores ricos, BURGUESES.

Características: Classicismo: retorno à antiguidade clássica (Grécia e Roma) Racionalismo: base na experiência, explicação científica Humanismo: homem como centro do universo Naturalismo: valorização do real (homem e natureza)

Artes Plásticas: Da Vinci (1425 – 1519): “Homo Universal” invenções anatomia pinturas, esculturas “O homem é o modelo do mundo. A experiência é a mestra das coisas”

Artes Plásticas: Michelângelo (1475 – 1564): temas religiosos protegido pelo papa

Literatura: Erasmo de Roterdâ (1467 – 1536): fundamento para a Reforma Religiosa “Elogio da Loucura” Shakespeare (1564 – 1616): “Hamlet” “Que obra de arte é homem, tão vário na capacidade, em forma e movimento tão preciso e admirável, a ação é como um anjo; no entendimento é como um Deus”

Ciência: Copérnico: Giordano Bruno: Galileu Galilei (1564 – 1642): Teoria Heliocêntrica Giordano Bruno: queimado pela igreja Galileu Galilei (1564 – 1642): fenômenos físicos negou suas teorias