Recuperação Trimestral

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Magreb, Saara e Vale Nilótico
Advertisements

Oceanos e mares Professor Neno
ÁFRICA.
A descolonização da África
ÁFRICA Localização.
Capítulo 17: ÁFRICA do norte
África Negra C.11 Página F 37.
Características gerais Quadro Natural
ÁFRICA.
Unidade 12 A ocupação africana e suas consequências
África: aspectos físicos e ambientais
Recuperação Anual de Geografia
ANGOLA - Ex colônia de Portugal
Á F R I C A.
A ÁFRICA BRANCA E ISLÂMICA
Á F R I C A.
Ásia: diversidade física e impactos ambientais
Prof. Jeferson C. de Souza
CAPÍTULO II – CONTINENTES E PAISAGENS NATURAIS
ÁFRICA Localização.
ESTA É A AFRICA. E SEUS PAÍSES..
Revisão para o PRP/2chamada Geografia
África Autoria: Profª Fabiana Pegoraro Soares.
África – aspectos naturais.
Conflito entre o Sudão e o Egipto – Rio Nilo
ÁFRICA SETENTRIONAL Países marcados pela cultura islâmica.
ÁFRICA: DE MUNDO EXÓTICO A PERIFERIA ESQUECIDA
um continente sofrido e explorado
02/04/2017 O continente africano
África.
Professora Carol/Geografia
ÁFRICA Aspectos gerais da África Colonização Descolonização
Trabalho de Geografia Diversidade étnica, Linguística e cultural
ÁFRICA.
Grupo: Ian Lucca nº07 Thiago Saggin nº12 Professor: Wilson Forti.
Trabalho de geografia Agricultura e pecuária
Ruben Ritchie, 17 Fábio Martins, 5 Guilherme Barreira, 7
A exploração dos recursos naturais
Um continente esquecido
África: Aspectos Naturais.
Características Naturais
África - Unidade e Diversidade
ÁFRICA O continente africano com 30 milhões de km² é formados por 53 países independentes onde os limites do continente são: Mar Mediterrâneo (Norte),
Biomas Brasileiros INTRODUÇÃO
África um continente explorado.
O Continente Europeu.
Revisão para trabalho de cartografia e África
Geografia OCEANIA.
GEOGRAFIA ÁFRICA Prof. Jhonny.
AULA DE RECUPERAÇÃO 3º TRIMESTRE 2009 GEOGRAFIA 7ª SÉRIE.
Prof. José Victor Gaylussac
Conflitos Nacionais na África.
ÁFRICA.
Ásia.
Profª Carla Menezes. 1. África: regionalização A África é regionalizada pelo critério da localização geográfica dos países em relação ao continente. Há.
AULA 5 CONTINENTE EUROPEU.
Professor Luiz Felipe Geografia
DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA E REVOLUÇÃO CHINESA
A dança das fronteiras África – Características Gerais
ÁFRICA Características Gerais.
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
Revisão Cap. 41 e 42.
Principais elementos naturais
África: população, regionalização e economia
América Aspectos gerais.
África Aspectos Gerais e Conflitos Ensino Médio e Curso Prof. Eli Toledo.
ÁFRICA ASPECTOS SOCIAIS
África Profº Marcelo Sau. Números dramáticos Aids: 9 em cada 10 portadores do HIV no mundo são africanos. Guerras: Mais de 20 países africanos estão envolvidos.
África: aspectos físicos
Transcrição da apresentação:

Recuperação Trimestral 7ª Série UT 11 – África: Aspectos físicos e ambientais UT 12 – A ocupação africana e suas consequências

Localização geográfica Zona Climática Intertropical. Atravessado pelo Meridiano de Greenwich. Cortado pela Linha do Equador.

Diversidade física EXEMPLOS Deserto do Saara Floresta Equatorial do Congo

Outros Aspectos Geográficos Juntamente com Ásia e Europa, forma o chamado Velho Mundo. Dividimos o continente em cinco regiões distintas: Norte, Ocidental, Central, Oriental e Sul (Meridional). Continente banhado pelos Oceanos Atlântico e Índico.

Relevo Africano O território africano é geologicamente antigo. Um dos aspectos mais notáveis do relevo africano é o Rift Valley, que fica na parte Oriental do continente. No Rift Valley estão os pontos mais altos do continente, além de lagos de origem tectônica.

Monte Kilimanjaro Lago Vitória

Demais aspectos do relevo africano Ao norte encontramos a Cadeia do Atlas, região montanhosa. Ao sul encontramos a Cadeia do Cabo, outra região montanhosa. O Saara é o maior deserto do mundo. Outros desertos africanos: Deserto da Namíbia e Deserto de Kalahari. Região do Magreb: Designa os territórios da África do norte. Os geógrafos árabes usavam o termo para se referirem às terras situadas a oeste do Egito.

Hidrografia Rio Congo Rio Nilo

Rio Nilo  Maior rio africano Nasce na região central: Nilo Branco, nasce no Lago Vitória e o Nilo Azul nasce no Lago Tana; por este motivo ele atravessa o deserto sem secar. Suas águas são usadas para abastecimento, pesca, produção de energia, via de transporte e atividade agrícola.

Represa de Assuã

Propósito da Construção da Represa de Assuã Expandir e intensificar a agricultura ao longo do Nilo. Foram realizados o controle das águas por represas e o desvio dessas águas para a irrigação durante o ano. Abastecimento de energia elétrica para as grandes cidades egípcias.

Consequências dessa construção Aumento de salinidade da água do mar, levando ao desaparecimento de diversas espécies marinhas, reduzindo a capacidade pesqueira na região. Diminuição do volume de água do Nilo, levando à redução dos nutrientes depositados nas margens ao longo do rio, prejudicando a atividade agrícola.

Falta de água na África Problema relacionado à sua distribuição e não à quantidade disponível. A seca se concentra na África Subsaariana, onde a maioria da população vive abaixo da linha da pobreza.

Outros problemas ambientais da África Desertificação: quando um território adquire condições climáticas de desertos, um desequilíbrio ambiental. Este problema é maior nas savanas e estepes, pois o solo é frágil e há pouca chuva durante o ano.

Consequências da ocupação africana A partilha da África não levou em conta as características étnicas de cada povo, provocando conflitos até os dias de hoje. O processo de ocupação europeia deu-se até o início do Século XX. A descolonização iniciou-se após a Segunda Guerra, na segunda metade do Século XX.

Processo de Descolonização A existência de recursos estratégicos influenciou diretamente nos processos de independência das nações africanas. Em diversos casos houve uso de violência e instalação de regimes opressores. Violentas guerras civis ocorreram em Ruanda, Serra Leoa, Angola e Nigéria, por exemplo.

Apartheid Regime de segregação racial institucionalizada na África do Sul. Havia uma separação entre negros e brancos por bairros, meios de transporte, locais públicos, entre outros. Até mesmo casamentos inter-raciais eram proibidos. O apartheid foi abolido no início da década de 1990, sendo Nelson Mandela, um dos líderes pelo fim do regime racista, o primeiro presidente negro da África do Sul.

Outros conflitos africanos As etnias hutu e tutsi entraram num conflito que matou cerca de 1 milhão de pessoas em Ruanda. Darfur, no oeste do Sudão, é outra região onde está ocorrendo um conflito que assemelha-se ao de Ruanda. Na Nigéria há um conflito causado pelas diferenças étnicas e religiosas.

AIDS Como se não bastassem todos os problemas políticos na África, a AIDS tem provocado a morte de milhares de pessoas. De acordo com a OMS, 75% dos casos de contaminação pelo HIV são de africanos. Este fato diminui a esperança de vida em diversas nações africanas.