A Dinâmica da Litosfera

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ORIGEM E DISTRIBUIÇÃO DOS CONTINENTES
Advertisements

O RELEVO TERRESTRE AGENTES INTERNOS E EXTERNOS DO RELEVO
A Dinâmica da Crosta Terrestre
A ESTRUTURA DA TERRA Se observássemos a Terra vista do espaço veríamos que a maior parte de sua superfície é coberta por água. Isso porque só conseguimos.
A Formação da Terra Capítulo 1
As formas de relevo Prof. Neno
Sistema Terra – Dinâmica da Litosfera
Agentes modificadores do relevo
Os agentes formadores e modificadores do relevo
Placas Tectonicas.
Colégio Marista Patos de Minas
G E O L O G I A ST 409 A CROSTA TERRESTRE
A formação das rochas As rochas se dividem em 3 grandes grupos
RELEVO TERRESTRE O relevo terrestre corresponde às diversas configurações e diferenças de nível da superfície terrestre: montanhas, planaltos, depressões.
Recuperação Trimestral de Geografia
CORTE ESQUEMÁTICO DAS CÂMARAS MAGMÁTICAS
As Eras Geológicas A Evolução da Terra.
Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I - Profª Lucia Helena Amim Aula-20 Litosfera.
Módulo 01 – Planeta e Cartografia
Estrutura Interna da Terra
GEOGRAFIA “ Uma escolha para o entendimento do mundo”
Professora Fernanda Landim
GEOGRAFIA 8º ANO.
Ciências Naturais – 7.º ano
Da superfície ao centro da Terra
FORMAÇÃO do RELEVO atuação conjunta
Ensino Médio 1ª Série. Geografia..
Prof. Márcia. CAMADAS DA TERRA  1. Núcleo: Camada mais interna – formada por Níquel e Ferro (Nife) – camada sólida.  2. Crosta terrestre: camada mais.
A superfície e o interior da Terra
A dança dos continentes
Transformação da superfície terrestre
Agentes do relevo Prof. Cisso.
Capítulo 7 – Estrutura geológica
GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA DA CROSTA TERRESTRE
Ciências Humanas e suas Tecnologias - Geografia
COLÉGIO SÃO JOSÉ CIÊNCIAS- 6º ANO PROFESSORA VANESCA
TEORIA DA DERIVA DOS CONTINENTES
ESTRUTURA GEOLÓGICA.
INTERIOR DA TERRA.
1. A TEORIA DAS PLACAS - ¨ALFRED LOTHAR WEGENER¨, DESCREVE NO LIVRO “A ORIGEM DOS CONTINENTES E DOS OCEANOS “ , EM 1915, PROPOS A TEORIA INICIAL EXPONDO.
O PLANETA TERRA É COMPOSTO POR PLACAS TECTÔNICAS, QUE SE ACHAM APOIADAS SOBRE O MANTO, E ASSIM SENDO ELAS SE MOVEM E SÃO INSTÁVEIS E SE DESLOCAM EM IDADES.
1. A TEORIA DAS PLACAS ALFRED LOTHAR WEGENER, DESCREVE NO LIVRO “A ORIGEM DOS CONTINENTES E DOS OCEANOS “ , EM 1912, PROPOS A TEORIA INICIAL EXPONDO.
Professora: Alexsandra Ribeiro
LITOSFERA ESTRUTURA TERRESTRE.
Geologia: Evolução da Terra e Fenômenos Geológicos
ESTRUTURA GEOLÓGICA: Escudos Cristalinos ou maciços antigos
SEMIEXTENSIVO GEO-A Prof. Groth Aula 05.
A Terra e seus fenômenos
PLACAS TECTÔNICAS Prof. Mateus.
A TEORIA DA TECTÔNICA DE PLACAS
Teoria da Deriva dos Continentes
Novo Endereço fylipeafa.wordpress.com
Dinâmicas interna e externa do Planeta Terra
AGENTES DO RELEVO.
A tectônica das placas.
Gay-Lussac Prof. José Victor
AS TEORIAS DA DERIVA CONTINENTAL E DA TECTÔNICA DE PLACAS
GEOMORFOLOGIA.
Agentes Modeladores do Relevo
Dinâmica interna VideoVersion=290
Estrutura geológica – o conjunto de diferentes rochas de um lugar e os vários processos geológicos sofridos por elas dão aos terrenos desse lugar uma.
A CROSTA TERRESTRE.
DERIVA CONTINENTAL E TECTÔNICA DE PLACAS.
GEOLOGIA E MORFOLOGIA DO RELEVO BRASILEIRO
Dinâmica Geológica e formas da Litosfera
Deriva Continental Prof.: Alexandre Lima. A Formação da Terra resulta do resfriamento do magma.
Teoria da Deriva dos Continentes
Estrutura da Terra. Profº. Carlos Viana.
Agentes Formadores de Relevos
A Dinâmica da Litosfera
Transcrição da apresentação:

A Dinâmica da Litosfera A Estrutura da Terra Professora- Gina

A Estrutura da Terra

Estrutura Interna do Planeta

As Camadas da Terra Litosfera ou Crosta Terrestre. Camada sólida do planeta. 40 a 60 Km de espessura. Divide-se em: Sial – Corresponde ao solo e subsolo. Formada por silício e alumínio. Sima – Corresponde à camada embaixo do Sial. Formada por silício e magnésio.

As Camadas da Terra Magma e Núcleo. Camada formada por magma. 6.300 Km de espessura. Divide-se em: Manto – Espessura de 2.900 Km. Camada Intermediária – 1.700 Km. Núcleo ou Nife – 1.700 Km. Constituído de níquel e ferro.

A Deriva Continental Teoria da Deriva Continental. A costa leste da América do Sul se encaixa na costa oeste da África. Proposta por Alfred Wegener, em 1910. Hipótese para explicar o arranjo e distribuição das massas continentais. Entre 220 e 180 milhões de anos, havia um único continente denominado: Pangéia.

A Pangéia América do Norte ligada à Ásia. América do Sul ligada à África. Austrália e Antártida Unidas. Índia perfeitamente encaixada à África e Austrália.

A Divisão da Pangéia Há 180 a 200 milhões de anos, iniciou-se a fragmentação da Pangéia. Formaram-se dois supercontinentes: Laurásia, ao Norte. Gondwana, ao Sul.

A Pangéia Desfigurada Há 65 milhões de anos: A América do Sul separou-se da África. A América do Norte separou-se da Laurásia. A Índia deslocava-se em direção à Ásia. Austrália e Antártida mantinham-se ligadas.

A Distribuição Atual dos Continentes Finalmente nos últimos 65 milhões de anos: As Américas se juntaram. A Austrália separou-se da Antártida. A índia chocou-se com a Ásia, formando o Himalaia. Os continentes ficaram separados.

A Tectônica de Placas

Agentes Internos Tectonismos. São movimentos provocados por forças internas do planeta. Acarretam a formação de falhas e dobramentos na superfície terrestre. Originam as diversas formas de relevo.

Epirogênese Movimentos verticais sobre a camada de rochas. Provocam falhas tectônicas. Ao lado, a Falha de San Andreas, na Califórnia – EUA.

Orogênese Movimentos horizontais sobre a camada de rochas. Provocam o encurvamento das camadas rochosas. Ao lado, um trecho da cordilheira dos Andes, na América do Sul.

Vulcanismo Atividade em que o material magmático é expulso do interior da Terra para a superfície. Principais áreas de ocorrência: Círculo do Fogo do Pacífico. Cordilheira dos Andes. Costas ocidentais da América do Norte e Japão. Círculo do Fogo do Atlântico América Central, Antilhas, Cabo Verde, Mediterrâneo e Cáucaso.

O Vulcão Edifício ou cone vulcânico. Chaminé. Caldeira ou Câmara Magmática. Caldeira. Lacólito. Material Piroclástico. Gases. Gêiser. Fumarolas.

O Gêiser Nascente termal que entra em erupção periodicamente. Lança uma coluna de água e vapor para o ar. São comuns nos EUA, na Europa e na Nova Zelândia.

Vulcanismo no Brasil

Cânions Vulcânicos do Sul do Brasil

Terremotos Movimentos naturais na crosta terrestre. Ocorrem por: Desmoronamentos internos. Causas vulcânicas. Causas tectônicas.

Agentes Externos O relevo terrestre encontra-se em constante evolução. Suas formas, criadas pelos agentes internos, sofrem a ação de agentes externos. Os agentes externos modelam as formas de relevo.

Agentes Externos Entre esses agentes, destacam-se: Rios. Geleiras. Ventos. Mar. Obs. O intemperismo corresponde a um conjunto de ações químicas, físicos e biológicos que atuam no desgaste das rochas.