Vírus.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bactérias prof Sanvido.
Advertisements

Reino Monera Prof. Valéria
Professora e Enfermeira: Drª Carla Gomes
Reino Monera.
Profº CARLOS ROBERTO DAS VIRGENS ESCOLA ANGELINA TEBET-2010
Biologia - AUGUSTA BASTOS
Disciplina de Biologia Profª: Marcia Conceição
ALUNAS:TAINA,ANA CAROLINA DANIELA,DAIANE,JAINE
ATIVIDADE DE REVISÃO MICRORGANISMOS.
Estudo dos Reinos Monera e Protista.
SISTEMÁTICA (Aula 25).
Anabelle B. de Paiva CEFET-SC/Unidade Sj
Autótrofas, Heterótrofas. Anaeróbicas e aeróbicas.
REINO PROTISTA características gerais REINO PROTISTA
Reino Protoctista Algas Protozoários Ulva fasciata Radiolário.
Reino Protoctista Algas Protozoários Ulva fasciata Radiolário.
REINO MONERA.
REINO PROTOCTISTA.
Reino Protoctista Algas Protozoários.
Vírus: Os únicos seres acelulares
Reino Monera Características Gerais
REINO MONERA (Procariontes)
BACTÉRIAS.
BIOLOGIA – YES, WE CAN! Prof. Thiago Moraes Lima
BIOLOGIA – YES, WE CAN! Prof. Thiago Moraes Lima
Reino Monera.
REINO PROTISTA // PROTOCTISTA (atual)
BACTÉRIAS.
REVISÃO PROVA MENSAL – (2º Bimestre) 7°ANO
capítulo 7 Reino PROTOCTISTA
Aula: Reino Monera Dr. Marcos Magalhães
Prof. Ana Luiza Nunes – Colégio Atenas
o REINO das MONERAs Cap. 24 (páginas 244 a 250)
As bactérias.
Cap.11 - Protozoários Professor Samuel Bitu Biologia 2.
Ciências Cap. 5 – Protistas e fungos Prof.: Samuel Bitu.
Vírus Reinos Monera e Protista Características e doenças
Protozoários e Protozooses
MONERA Prof. Dagoberto N. de Avila Biologia 3ª série do Ensino Médio
INTRODUÇÃO A MICROBIOLOGIA
Reino Monera.
O reino de seres vivos mais simples da Terra
Microrganismos: mocinhos e vilões
Algas e Protozoários Reino Protista.
Biologia Setor B – Móds. 02/03 Protozoários Prof. Rafa.
REVISÃO PROVA MENSAL – (2º Bimestre) - 7°ANO
Biologia – Reino protista
Profª. Alexsandra Ribeiro
Biologia Setor 1403 Móds. 03/04 Protozoários Prof. Rafa.
REVISÃO – AVALIAÇÃO MENSAL DE CIÊNCIAS AVALIAÇÃO 7º ANO – 1° BIMESTRE
REVISÃO PROVA BIMESTRAL 7°s ANOS
E.M.E.F. “PROFª DIRCE LIBANO DOS SANTOS PROFª LÍGIA CIÊNCIAS
Revisão Prova Bimestral de Ciências – Profª. Luciana
REVISÃO PROVA MENSAL – (2º Bimestre) 7°ANO
Características gerais
Reino Monera.
Professora: Alexsandra Ribeiro
Aulas 29, 30 e 31 Prof. Alan Alencar.
Cap. 7 – 7º ANO Prof. Alexsandra Ribeiro
REINO PROTISTA.
REVISÃO PROVA BIMESTRAL 7°s ANOS
O reino Protista Protozoários.
REVISÃO 7º B 2º SEMESTRE P1.
Reinos e Domínios . Em 1969 Robert Whittaker agrupou os seres vivos em 5 reinos: Monera Protista Fungi Plantae ou Metaphyta Animalia ou Metazoa . Recentemente.
Bactérias Aula 1 Professora Natália. A célula bacteriana Micro-organismos unicelulares Procariontes Isoladas ou colônias 4 componentes fundamentais.
Reino Protista Algas e Protozoários Eucariontes
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Protozoários BALA 2011 REINO PROTISTA.
Seres Unicelulares Prof. Marcelo Corrêa.
Transcrição da apresentação:

Vírus

O Pulso E o corpo ainda é pouco O pulso ainda pulsa Reumatismo, raquitismo, cistite, disritmia Hérnia, pediculose, tétano, hipocrisia Brucelose, febre tifóide, arteriosclerose, miopia Catapora, culpa, cárie, câimbra, lepra, afasia O pulso ainda pulsa O Corpo ainda é pouco O pulso ainda pulsa Peste Bubônica, câncer, pneumonia Raiva, rubéola, tuberculose, anemia Rancor, cisticercose, caxumba, difteria O pulso ainda pulsa (pulsa) Hepatite, escarlatina, estupidez, paralisia Toxoplasmose, sarampo, esquizofrenia Úlcera, trombose, coqueluche, hipocondria Sífilis, ciúmes, asma, cleptomania Quais doenças você conhece? Quais são causadas por parasitas como vírus, bactérias ou vermes? Quais doenças tem origem psicológica? Por que estão relacionadas como se fossem doenças

Você notou que os vírus não estão classificados em nenhum 5 reinos. O que precisa ter para ser considerado ser vivo? Células

Os vírus não possuem células. São compostos de uma ou mais cápsulas de proteínas(chamada de capsídeo) com material genético dentro. Podem possuir lipídeos e gorduras o envolvendo, formando o envelope.

Somente podem ser vistos com auxilio de Microscópio eletrônico

Reprodução dos Vírus São específicos Quando não estão em atividade são chamados de vírions

Muitas vezes passa desapercebidos por serem constituídos de matérias semelhantes aos das nossas células São muito associados a doenças Também tem ação em bactérias, plantas e outros seres vivos; Não possuem Reino mas possuem classificação.

Aids ou Sida

Vacina – Método de Prevenção Ele verificou que pessoas que lidavam com o gado pegavam a forma animal da doença que era mais fraca. Coletou pus da feridas de doentes com a varíola bovina e injetou numa criança, que ficou um pouco doente mas se recuperou logo. Depois disso observou-se que o garoto não pegava a varíola. 1796 – Médico edward Jenner aplicando vacina em criança.

Terapia Gênica.

Reino Monera

Reino Monera Composto por seres unicelulares e procariontes. Heterótrofos ou Autótrofos. Podem possuir sistema locomotor.

Demais bactérias mais comuns e causadoras de doenças Dividido em 2 grupos Bactéria (eubactéria) Demais bactérias mais comuns e causadoras de doenças Archae (Arqueobactérias) Bactérias resistentes, sobrevivem em condições extremas, como alta salinidade, altas temperaturas e até mesmo pantânos, muitas podem produzir o gás metano.

São classificadas de acordo com seu formato

Cocos Meningococo

Bacilos Bacilo Antraz

Vibriões Vibrião causador da Cólera

Esporos

Assexuada - Bipartição Reprodução bactérias. Assexuada - Bipartição

Reprodução Bactérias Sexuada - Conjugação

Cianobactérias. Unicelulares, procariontes e autótrofos. Importantes para o equilíbrio ecológico.

Bactérias Decompositoras Pegam matéria orgânica sem vida e transformam em moléculas simples que são liberadas para ambiente e podem ser utilizadas por outros seres.

Também são úteis para: Produção de Húmus Digestão de celulose

Bactérias comensais

Produtos com bactérias comensais Cientistas testam bactérias que consigam degradar com agrotóxicos, metais pesados, petróleo.

Outras utilizações de bactérias. Confecção de medicamentos. Industria do queijo, iogurte. Vinagre

Bactérias parasitas

Cólera Causada pela Bactéria Vibrio cholerae; Transmitida através da ingestão da água contaminadas ou alimentos, e contato direto com fezes; Os sintomas são: infecção intestinal com diarréias intensas que leva a desidratação que pode levar a morte. Prevenção: Higiene pessoal e dos alimentos, cuidados com a água, saneamento básico, tratamento dos doentes. (não há vacina eficaz)

Tuberculose A tosse, o espirro e até mesmo a fala podem transmitir a bactéria conhecida com bacilo de Koch de uma pessoa para outra. Na maioria dos casos, atinge os pulmões mas pode chegar a outros orgãos. A vacina BCG é a principal forma de prevenção. O tratamento é gratuito e eficaz.

Tétano O bacilo entra no corpo atraves de ferimentos ocasionados por objetos contaminados por terra, poeira e fezes, especialmente objetos enferrujados. Quando instalado, o bacilo causa problemas no sistema nervoso, principalmente fortes contrações musculares e dores. Há vacina contra o tétano.

Reino Protista Protozoários - Seres unicelulares, heterótrofos, eucariontes Podem ser de vida livre ou parasitas; Classificados de acordo com a forma de locomoção: Flagelados, Ciliados, Esporozoários e Rizópode.

Algumas doenças causadas por protozoários: Doença de Chagas Causa pelo Trypanossoma cruzi , transmitida pelo inseto Barbeiro pelo contato de suas fezes contaminadas com ferimento ou membrana dos olhos ou alimentos contaminados(casos do açai e caldo de cana). Se instalam nas células principalmente afetando o coração. Prevenção: Combate ao inseto transmissor, melhora das condições de moradia, preservação da fauna e da flora.

Malária Causada por um protozoário do Gênero Plasmodium. Transmitida através da picada da fêmea do mosquito Anopheles contaminada. Causa febre alta devido a proliferação do protozoário na células. Prevenção: Combate ao mosquito transmissor, uso de repelente e tela mosquiteiro em janelas;

Reino Protista - Algas Seres autótrofos, uni ou pluricelulares e eucarionte; Ficam em ambientes aquáticos de água doce, salgada ou salobra; São a base da cadeia alimentar aquática e produzem a maioria do oxigênio presente na atmosfera já que não consomem muito; São classificadas em diversos grupos principalmente de acordo com a coloração: Pardas, Vermelhas, Verdes, Marrons.

Utilização das Algas. São utilizadas na culinária japonesa para fazer sushi, sashimi e temake; O Ágar recebe as mais diversas finalidades sendo utilizada na industria alimentícia (doces, geléias e bolos), química (meios de cultura, cosméticos)