AMÉRICA ANDINA E GUIANAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS REGIÕES CONFLITUOSAS DA AMÉRICA
Advertisements

América do Sul C.4 – p. F37 3ª Série EM.
América Latina : Quadro natural
México Profº Everaldo (Neno) CAMPO GRANDE - MS 2013.
Regionalização do continente americano
Subdesenvolvimento.
Regiões do Brasil.
O SUL SUBDESENVOLVIDO UM DOS TRAÇOS MAIS MARCANTES DO SUBDESENVOLVIMENTO É A INDUSTRIALIZAÇÃO PRECÁRIA. É O QUE ACONTECE COM GRANDES PARTES DOS PAÍSES.
AMÉRICA DO SUL – aspectos gerais
GEOGRAFIA PROF. EDUARDO
Ocupação, povoamento e subdesenvolvimento
SUB-REGIÕES DA AMÉRICA LATINA
AMÉRICA PLATINA E BRASIL
BOLÍVIA Nas Alturas.
AMÉRICA LATINA.
AMÉRICA LATINA.
AMÉRICA CENTRAL CONTINENTAL
PERU Território Inca.
América Central.
América Latina Unidade e diversidade.
América Latina Professora Rosaine Lima
Regionalização do Espaço Americano
Prof. José Victor GayLussac
Desenvolvimento subdesenvolvimento e a nova ordem mundial
Desenvolvimento subdesenvolvimento e a nova ordem mundial
AMÉRICA DO SUL.
Entre o Caribe e os Andes
América do Sul.
América do Sul.
Prof. José Victor GayLussac
AS AMÉRICAS 2 MÉXICO.
América Central Prof. Rudimir.
CANADÁ.
SUB-REGIÃO: AMÉRICA PLATINA
Países Americanos com economia baseadas em produtos primários
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 3 - GLOBALIZAÇÃO E BLOCOS ECONÔMICOS
América Latina.
AMÉRICA ANDINA O DOMÍNIO DOS ANDES.
América Latina.
AMÉRICA.
Introdução – América do Sul
África: Aspectos Naturais.
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
AMÉRICA LATINA.
AMÉRICA ANDINA “O GRITO COLETIVO”.
Geografia Por Tabata.
África um continente explorado.
AMÉRICA PLATINA PAÍSES DO PRATA.
PLANÍCIE CENTRAL APALACHES ROCHOSAS. PLANÍCIE CENTRAL APALACHES ROCHOSAS.
Aspectos humanos da América Latina
América Andina A América andina são os países que possuem a cordilheira dos Andes presente em seu território.
Tão próximos e ainda “distantes” do Brasil.
Venezuela – Evolução Econômica e Política
Revisão.
Regionalização mundial segundo o nível de desenvolvimento
Revisão 8º ano.
América Central.
Política Externa Brasileira
América latina América Platina.
América Latina.
ESTRUTURA GEOECONÔMICA DA AMÉRICA
Etapa 1 – A Amazônia em perigo
Percurso 19 pg.174 Expedições Geográficas Melhem e Sérgio Adas
Entre os Andes e o Pacífico - Macro região latino-americana: Formada pelo Peru e Equador, com a presença da Cordilheira dos Andes e com modelo econômico.
América Aspectos gerais.
Independência da América Espanhola Prof. Alan
Características da economia das Américas Central e do sul
O BRASIL E A AMÉRICA DO SUL
América Latina: herança colonial e diversidade cultural
AMÉRICA ANDINA E GUIANAS
Transcrição da apresentação:

AMÉRICA ANDINA E GUIANAS Slides América Andina Países Andinos Guianas Países das Guianas Portal SER

América Andina Países:Chile, Peru, Bolívia, Equador, Venezuela e Colômbia. Localização: América do Sul Os países Andinos apresentam territórios com grandes trechos constituídos pela cordilheira dos Andes. População formada por miscigenação entre europeus (espanhóis) e ameríndios. A civilização Inca viveu nesta região (Peru, Chile, Equador, e Bolívia) atingindo grande desenvolvimento tecnológico. Nos aspectos físicos, divide-se em três paisagens: montanhosa (Cordilheira dos Andes, altas altitude e temperatura baixas), litorânea, áreas florestais (floresta Amazônica). Maioria da população concentra-se na faixa litorânea, com exceção da Bolívia que não é banhado pelo mar. Fonte: Sistema de Ensino Ser, geografia, América Latina, p.30

Países: Venezuela Renda per capita elevada comparada à América do Sul. Economia baseia-se na extração e exportação do petróleo. Na política, até o fim da década de 1980, prevaleceram governos eleitos pelo povo. Em 1999 chegou ao poder Hugo Chávez, general eleito com apoio popular, mas com atitudes autoritárias limitando o poder do Congresso e do judiciário. Atualmente, Hugo Chávez adota uma política marcada por atitudes polêmicas como a defesa da plantação de coca. Em 2006, tornou-se integrante do Mercosul. Bolívia País com a menor renda da América Andina. Economia: Mineração (estanho, petróleo e gás natural), agropecuária. Segundo maior produtor e exportador mundial de cocaína e maconha, os recursos financeiros movimentados pelo tráfico e comércio ilegal de drogas. Política: Golpes de Estado foram muito frequentes no passado. Atualmente, o país é governado por presidentes eleitos democraticamente.

Peru País tipicamente andino, a população constituída de mestiços e indígenas. População concentrada nos centros urbanos, moradias precárias e subemprego. Economia: Pequena indústria extrativa (petroquímica e pesqueira) e o terceiro produtor mundial de droga, a produção ilegal de cocaína é um dos maiores problemas deste país. Equador Menor país da América Andina. Economia frágil, o petróleo é o principal produto de exportação , o país exporta café, banana e cacau. Governo civil ameaçado por tentativas de golpe militar.

Banhado pelo mares Atlântico e Pacífico. Colômbia Banhado pelo mares Atlântico e Pacífico. Economia: Industrialização fraca, exportação de café, esmeraldas, petróleo, carvão, ouro e açúcar. É o maior produtor mundial de cocaína, produto ilegal, que provocou uma guerra declarada entre o governo colombiano (apoiado pelos EUA) e os traficantes. Governo autoritário, mas também convive com o narcotráfico e organizações guerrilheiras. Fonte: Sistema de Ensino Ser, Geografia, América Latina, p34.

Chile Banhado pelo oceano Pacífico. Baixa taxa de analfabetismo (4%) e alta expectativa de vida (76 anos). Exportação de matérias-primas minerais (cobre) e gêneros alimentícios de primeira qualidade (vinhos e frutas). Década de 70 e 80, vigorou a ditadura militar , presidida pelo governo do General Pinochet. Em 1990, fim do regime militar e ocorreram eleições democráticas, o novo governo vem procurando melhorar economia, reduzindo a dívida externa e diminuindo as diferenças sociais. O Chile é membro pleno da Apec (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico), membro associado do Mercosul e Nafta.

Guianas População concentrada no litoral (região norte). Localização ao sul com o Brasil, a oeste com Venezuela e ao norte com o oceano Atlântico. População concentrada no litoral (região norte). Colonizadas por outras nações européias(França, Holanda e Reino Unido). As relações das três Guianas com os países sul-americanos sempre foram distante. Atualmente a Guiana e o Suriname mantêm uma tímida relação comercial com a América do sul . Fonte: Sistema de Ensino Ser, Geografia, América Latina, p.40.

Guiana Maior e mais populosa das três Guianas. Colonizada pelo Reino Unido, independência 1966. População formada por descendentes de indianos, negros e pardos. Economia é tipicamente subdesenvolvida, predominando atividades extrativas mineradoras (bauxita), produtor de gêneros agrícolas (cana-de-açúcar, café, arroz) Suriname A maioria da população é formada por negros e indianos, que vivem em intenso conflito. Colonizada pela Holanda Exporta minérios principalmente a bauxita (maior produtor),produtos agrícolas (arroz e frutas tropicais). Industria é pouco desenvolvida. Guiana Francesa É um departamento de ultramar que pertence à França, espécie de colônia francesa. População constituída de negros e pardos. País extremamente pobre, economia baseia-se na silvicultura e pesca. Centro Espacial de Kourou, centro de alta tecnologia para lançamento de foguetes franceses. Problemas com tráfico de drogas e movimento pró-independência sem apoio popular.