Os elementos básicos da linguagem visual

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

E. M. Altina Olívia Gonçalves
Perímetros e Áreas de Figuras Planas
ARTE MODERNA DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX NA EUROPA
Trabalhando Figuras Planas No Graphmática
e Pós-Impressionismo no Brasil.
Impressionismo e Pós- Impressionismo no Brasil.. IMPRESSIONISMO. O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura.
A Linguagem da Pintura.
A Banda Desenhada, BD ou Histórias aos Quadradinhos é uma forma de arte sequencial, que conjuga texto e imagens, com o objectivo de narrar histórias dos.
Densidade é a relação da massa deste corpo e o volume que ele ocupa (g/cm³). Determinação da densidade Substâncias sólidas A massa é facilmente determinada.
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886)
Quebra de particularidade
‘EMEF ARTHUR DA COSTA E SILVA’
Desenho Geométrico Profª. Sabrina Varjão
Artes Visuais Alfabetização visual; O ponto; O Impressionismo;
CORDEL DAS FIGURAS GEOMÉTRICAS
GEOMETRIA.
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Perímetro, Área e Volume
Geometria Plana – Quadriláteros Notáveis
Composição e Projeto Gráfico
Introdução aos Princípios e elementos de design
Wassily Kandinsky Expressionismo Este trabalho é dedicado,
Expressionismo Van Gogh – Noite Estrelada
Área das figuras planas:
Juliana Bender Goulart
Teoria da Gestalt Teoria da “Forma”.
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
PROFESSORA CAMILE BACCIN 1º ANO - LITERATURA
Correção - Página 22 O que eu sei? O que eu descobri...
Denise Mizrahi em: Minha mente em cores ....
Piet Mondrian.
Denise Mizrahi em: Minha mente em cores ....
ARTE DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
Teoria da Gestalt Teoria da “Forma”.
Introdução ao Projeto de Arquitetura
O Impressionismo O Impressionismo foi o movimento artístico que aconteceu no período compreendido entre o ano de 1874 (data da primeira exposição) e.
PROFESSORA :Rosângela Alves
Como fazer a leitura de obra de arte?
EXPRESSIONISMO.
Fauvismo é o nome dado à tendência estética na pintura que buscou explorar ao máximo a expressividade das cores na representação pictórica.
Constuções Geométricas Básicas
EXPRESSIONISMO.
Classificação de Quadriláteros
Metodologia Visual Dyogenes PERCEPÇÃO DA FORMA.
ROMANTISMO Profª: Indianara..
FORMAS NATURAIS/ARTIFICIAIS RELAÇÃO FORMA-FUNÇÃO ELEMENTOS DA FORMA
Áreas das Figuras Planas
ABSTRACIONISMO Profª Patricia.
Prof. Eduardo Paulon Girardi
Os estilos artísticos do início do século XX
Polígonos Matéria: Matemática Professora: Mariane Krull Turma: 6º ano
“Enquanto a escola não incorporar às suas atividades diárias as conclusões que a psicologia, e, em especial, a da aprendizagem, tem como certas, como.
Prof. Marcio Sandron.
Instituto Gay Lussac Encontros com a Arte Profª Ana Lúcia Rubens.
.: INSTALAÇÃO PÓS-MODERNISMO Surgiu na década de 60
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886)
Composição com formas geométrica
Sec. XX Aproximadamente em 1907
Alterações na mentalidade e na cultura na 1ª metade do séc. xx
A Banda Desenhada.
A ARTE DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
UM CAVALO COM O CORPO CONTORCIDO, PARECE RELINCHAR.
A FORMA. É a configuração exterior de um objecto ou de um corpo. Tudo o que nos rodeia tem forma. A luz modela as formas, produzindo efeitos visuais variados.
Impressionismo e Pós-Impressionismo.
Movimento heterogêneo que se difundiu em diversos campos; Maior preocupação com a emoção do observador, e com o mundo interno; O autor expressa seus sentimentos.
 A arte barroca originou-se na Itália (Século XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano,
AULA 6: Composição- sistemas ordenadores Professora: Geórgia Feitosa
IMPRESSIONISMO.
Oficina 2: Espaço e Forma 4º e 5º anos
Transcrição da apresentação:

Os elementos básicos da linguagem visual Há um dado deveras surpreendente! Se fossêmos perguntar de quantos vocábulos se constitui a linguagem visual, de quantos elementos expressivos, a resposta seria: de cinco. São cinco apenas: a linha, a superfície, o volume, a luz e a cor. Com tão poucos elementos, e nem sempre reunidos, formulam-se todas as obras de arte, na imensa variedade de técnicas e estilos [...] Ao contrário das palavras, os elementos visuais não têm significado preestabelecidos, nada representam, nada descrevem, nada assinalam, não são símbolos de nada, não definem nada – nada, antes de entrarem num contexto formal. Precisamente por não determinarem nada antes, poderão determinar tanto depois.” Ostrower, 1983, p.65

A linha Sabemos que na junção de muitos pontos, tão próximos que impossibilitem aos olhos identificá-los separadamente, obtemos um elemento que chamamos de linha. Apesar de a linha não existir na natureza (convenção inventada pelo homem), ela é tão explorada que temos conhecimento de sua existência desde que o homem começou suas primeiras manifestações artísticas. Formas de escrita: pictográfica e alfabética.

A linha Além de assumirem diversas formas, as linhas também podem expressar diferentes estados de espíritos. Um artista pode perfeitamente, através de linhas, transmitir alegrias, tristezas, sofrimentos. Refletir, através de sua obra, suas maiores emoções. Um grande exemplo é a obra “O Grito” de Edvard Munch. Uma tela de 91cmx 73,5cm onde um personagem contorcido, na beira de uma ponte, com os olhos arregalados e emitindo um grito desesperador.

A linha

O Expressionismo Foi um movimento artístico que teve origem na Alemanha por volta de 1904 a 1905. Fazia uma relação entre o que se vê e o que se sente, do visível da realidade com o invisível da alma. Reação ao Impressionismo que se preocupava com a influência da luz sobre a natureza. Preocupavam-se com os sentimentos humanos, com temáticas sociais, como prostitutas, menores abandonados, trabalhadores.

O Expressionismo

O Expressionismo

A superfície É o que chamamos de forma, uma forma gerada de uma linha. Conforme Ostrower, na organização espacial da superfície percebemos duas dimensões altura e largura. Essas são de tal maneira integradas que uma não pode ser vista sem a outra, cada uma prendendo a outra no espaço. Assim, as linhas não podem mais correr, ficando presas à área que contornam.

A superfície Existem 3 formas: Quadrado, retângulo, paralelogramo, trapézio e losango; Círculo; Triângulo: equilátero, isósceles e escaleno;

O Abstracionismo Não representa a realidade que nos cerca, é quase o oposto ao figurativismo. Os artistas abstratos, abandonando as concepções tradicionais, criaram suas pinturas com formas e cores que, ao observarmos, não identificamos com nada, de imediato. O russo Wassily Kandinsky (1866-1944) foi o iniciador da pintura abstrata.

O Abstracionismo Duas tendências: Abstracionismo informal: formas e cores são expostas com liberdade, espontaneamente; Abstracionismo geométrico ou formal: cores e formas são organizadas de maneira equilibrada.

O Abstracionismo

O Abstracionismo