REGRAS DE F U T S A L.

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Transcrição da apresentação:

REGRAS DE F U T S A L

Por Leandro T. Burgos

Regra 1 – A QUADRA Para competições nacionais : Comprimento máximo 42 m; mínimo 25 m Largura máximo 22 m; mínimo 15 m Para competições internacionais: Comprimento: mínimo 38 m a 42 m Largura: 18 a 22m

Regra 2 - A bola De couro macio ou de outro material aprovado – peso máximo 430 gramas e mínimo 390 gramas.

Regra 3 - Número de Substituições de Jogadores n.º de jogadores: 5 atletas em quadra e 7 reservas no banco; n.º de substituições: ilimitado, pois são “volantes”- um atleta substituído poderá voltar à quadra no lugar de qualquer outro.

Regra 4 - Equipamentos Obrigatórios: camiseta, calção, meias, caneleiras e tênis. Permite- se o uso de short térmico por baixo, da mesma cor do calção.

Regra 5 - O Àrbitro Principal Decidir soberanamente sobre os fatos do jogo. Suas funções começam no momento de sua entrada no local onde se encontra a quadra de jogo e termina quando entrega relatório na entidade a qual presta serviço.

Regra 6 - Àrbitro Auxiliar Decidir soberanamente sobre os fatos do jogo, porém submete-se às designações do árbitro principal, e auxiliando-o. Deve desempenhar suas funções do lado da linha lateral oposta a do árbitro principal

Regra 7- Anotador e Cronometrista Controlam o tempo e as anotações do jogo, utilizam apitos diferentes dos juizes para sinalizarem os términos dos tempos, os pedidos de tempos e a 5ª falta dos atletas.

Regra 8 - Duração da Partida Total: 40 minutos – sendo 2 tempos de 20 min. Cronometrados, com dez minutos de intervalo. Permite-se o prolongamento para a cobrança de penalidade máxima. São permitidos 2 pedidos de tempo por equipe sendo um em cada período de jogo ( 1 minuto); os tempos não são cumulativos.

Regra 9 - Bola de Saída . A equipe vencedora do sorteio feito pelo árbitro principal escolherá a meia quadra onde irá atuar, ou optará pela execução do pontapé inicial; A bola deverá ser rolada para frente

Regra 10 - Bola em jogo e fora de jogo atravessar pelo alto ou pelo solo as linhas da quadra; partida interrompida pelo árbitro; bola bater no teto. Em jogo: em todas as demais situações

Regra 11 - Contagem dos Tentos Será válido quando a bola ultrapassar totalmente a linha de fundo, entre os postes de meta sobre o travessão, de forma legal. Não será válido tento conseguido diretamente de cobrança de laterais. Vale quando chutado diretamente do escanteio e do pontapé inicial (do centro).

Regra 12 - Faltas e incorreções No futsal são de três espécies: técnicas ( dar pontapés, derrubar etc.)‏  pessoais (jogo perigoso, obstrução; o goleiro lançar para outro lado, receber com as mãos ou demorar mais de 4”)‏ disciplinares (reclamação, retardar o jogo, etc.)‏

Regra 13 - Tiros Livres Duas categorias: diretos e indiretos.

Regra 14- Faltas Acumulativas Todas as faltas técnicas, pessoais e, as disciplinares punidas por cartão amarelo. Após a 5ª falta acumulativa a equipe perde o direito de formar barreira e deve postar-se a uma distância mínima de 5 metros de uma linha imaginária a partir da bola, em relação a linha de fundo. O atleta que efetuará a cobrança poderá “puxar” a bola, se quiser, para a marca dos 10 metros. Tempo máximo de execução de 4” As faltas acumulativas das equipes ao término do primeiro tempo serão zeradas, as dos jogadores não

Regra 15 - Penalidade Máxima Falta de dentro da área é cobrado diretamente a partir da área de 6 metros.

Regra 16 - Arremesso Lateral Cobrado com os pés, tendo a bola sido colocada sobre a linha lateral parada, o atleta pode pisar em parte na linha lateral ou ficar do lado de fora. Tempo máximo de execução de 4”. Resguarda-se a distância mínima de 5 metros aos adversários. Não pode originar tento diretamente

Regra 17 - Arremesso de Meta Sempre com o uso das mãos, podendo ultrapassar a linha de meio de quadra sem tocar no solo ou em outro jogador.

Regra 18 -Arremesso de Canto Idem ao arremesso lateral – guardar distância mínima de 5 metros. Tempo máximo de execução de 4” Pode originar tento diretamente