Primeira e Segunda Leis de Mendel

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
– Bases citológicas do Mendelismo -Universalidade do modelo Mendeliano
Advertisements

Genética 1º Lei de Mendel.
Revisão: 1ª Lei de Mendel Genes letais e co-dominância
2º Lei de Mendel.
Leis de Mendel.
Genética: 1ª e 2ª Leis de Mendel
Observe as imagens
Lei de Mendel (Mendelismo)
Departamento de Biologia
1ª Lei de Mendel ou Monoibridismo
Introdução a Genética Gregor Mendel ( ), monge austríaco, é considerado o “pai da genética”. Desenvolveu seus trabalhos com plantas de ervilha.
Aula 1 - Genética mendeliana:
Genética – Conceitos Básicos
Genética.
Genética – Conceitos Básicos
Heranças Autossômica e Ligada ao Sexo
MONOIBRIDISMO.
Genética – Conceitos Básicos
O que você deve saber sobre
Primeira lei de Mendel monoibridismo.
Introdução a Genética Primeira Lei de MENDEL.
Genética – Conceitos Básicos
Exercícios de Genética
Exploração genética: Drosófilas, cromossomos, DNA e cia.
Noções de probabilidade.
Genética – Conceitos Básicos
Genética 1º Lei de Mendel.
REVISÃO BIOLOGIA 1 Emanuelle Grace.
Genética – Conceitos Básicos
Genética:. Genética: Genoma:conjunto básico de genes de uma determinada espécie .
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Outros mecanismos de herança
GENÉTICA Conceitos Fundamentais
GENÉTICA MENDELIANA.
2º Lei de Mendel Profª:Katia Barletta.
As origens da Genética A genética experimental teve início no jardim de uma abadia com os trabalhos de um monge.
Genética Gregor Mendel (1866) Fundamentos da genética moderna
CONCEITOS EM GENÉTICA 1. Conceito: É o estudo dos genes e de sua transmissão para as gerações futuras. É dividida em clássica e moderna. 2. Gen ou gene:
A 1ª lei de Mendel.
Genética.
Biologia 3ª série – Ensino Médio Alelos Múltiplos: Katia Barletta.
AUSÊNCIA DE DOMINÂNCIA E PROBABILIDADE
Primeira e Segunda Leis de Mendel Profa. Adriane Martins Dias
1ª. Lei de Mendel Material utilizado Ervilha de cheiro (Pisum Sativum)
2ª Lei de Mendel Jacqueline Shimizu.
Genética – Conceitos Básicos
Termos e nomenclaturas
Herança Monogênica Introdução: Homem Genética
1ª Lei de Mendel Selecionou ervilhas verdes puras e amarelas puras (auto fecundação); Geração Parental (P) cruzamento por fecundação cruzada; 1ª geração.
GENÉTICA E EVOLUÇÃO A primeira Lei de Mendel
A lei da segregação genética.
Padrões de herança Heredogramas
Genética: 1ª e 2ª Leis de Mendel
Leis de Mendel (Mendelismo)
2ª Lei de Mendel “A segregação independente de dois ou mais pares de genes” Prof. Guilherme.
Ensino Médio-2º Biologia Prof. Gustavo.
Genética: 1ª Lei de Mendel
Resolução de exercícios!
Primeira Lei de Mendel Prof. Lourenço
Genética Profa. Debora 2015.
Leis de Mendel (Mendelismo)
Criado e Desenvolvido por: Ronnielle Cabral Rolim
2ª LEI DE MENDEL Lei da Segregação Independente.
GENÉTICA ANA KARINA.
- Aula 1 - Genética Mendel Probabilidade Exceções Polialelia
- Aula 2 - Genética, Mendel e Probabilidade
HEREDITARIEDADEHEREDITARIEDADE COC 1 - Cap. 03 Gregor Mendel- pai da GENÉTICA.
Hereditariedade Mendeliana.
Transcrição da apresentação:

Primeira e Segunda Leis de Mendel

Conceitos Gerais Gene Cromossomo Cromossomos Homólogos Cromossomos Autossômicos Cromossomos Sexuais Genótipo Fenótipo

Gene Genética clássica: unidade fundamental física e funcional da hereditariedade, que leva informações de uma geração para a outra. Genética molecular: segmento de molécula de DNA que contém uma instrução gênica responsável pela síntese de uma proteína.

Cromossomo Molécula de DNA que apresenta vários genes. O número de cromossomos varia de espécie para espécie. Homem  46 cromossomos Cachorro  76 cromossomos Drosófila  8 cromossomos Arroz  24 cromossomos

Cromossomos Homólogos Um enviado pela mãe e outro pelo pai. Apresentam os mesmos genes nos mesmo loci gênicos. Encontrado em indivíduos 2n (diplóides).

Cromossomos Autossômicos e Sexuais

Genótipo Conjunto de genes que um indivíduo possui. Não pode ser observado. Representado por letras. BB, aa, Dd, etc....

Ex.: pessoa branca + sol = pessoa morena Fenótipo Características manifestadas por uma indivíduo. Determinado pela genótipo Muitas vezes o fenótipo resulta da interação entre genótipo e ambiente. Ex.: pessoa branca + sol = pessoa morena

Homozigose Seres diplóides apresentam duas cópias de cada gene  cada um em um cromossomo homólogo. O indivíduo homozigoto apresenta dois alelos de um gene iguais, sejam eles genes dominantes ou recessivos. Ex: AA, bb, ZZ, pp....

Heterozigose Indivíduos que apresentam dois alelos DIFERENTES de um gene são chamados heterozigotos. Ex.: Aa, Bb, Pp, IA IB, Zz......

Dominância Alelos que se expressam da mesma forma nas condições homozigótica e heterozigótica são chamados dominantes. Ex: Indivíduos RR e Rr para o fator Rh são Rh+.

Recessividade Alelos que não se expressam na condição heterozigótica são denominados recessivos. Ex.: o alelo r, uma vez que um indivíduo rr é Rh-.

Dominância Completa Quando a presença do alelo dominante, no indivíduo heterozigoto, encobre totalmente o efeito do alelo recessivo fala-se em dominância completa. Ex.: Grupo Rh, pessoas RR e Rr apresentam o mesmo fenótipo, Rh+.

Dominância Incompleta Quando o indivíduo heterozigoto apresenta fenótipo intermediário ao dos homozigotos, fala-se em dominância incompleta. Ex.: Flor boca de leão.

FVFB FBFB FVFV

Co-dominância Quando indivíduos heterozigotos expressam os dois fenótipos simultaneamente fala-se em co-dominância. Ex: Indivíduo sangue AB (IAIB)

Gregor Mendel Estudos com ervilhas entre 1856 e 1865. Somente no século XX seus trabalhos foram aceitos. Determinou a Lei da segregação dos fatores (1ª Lei) e a Lei da segregação independente dos fatores (2ª Lei).

Primeira Lei de Mendel Toda característica é determinada por um par de fatores (genes). Os dois alelos de cada gene presentes em um indivíduo segregam-se (separam-se) na formação dos gametas. Assim cada pai contribui com metade dos genes enviados para a prole.

Cruzamentos Geração Parental (P), Geração F1 Geração F2 BB x bb B b BB Bb Bb bb Geração Parental (P), Geração F1 Geração F2

Um homem normal, filho de pai normal e mãe albina, casou-se com uma mulher albina. Qual a probabilidade de nascerem filhos albinos nesse casamento?

Dois genes alelos atuam na determinação da cor das sementes de uma planta: A, dominante, determina a cor púrpura e a, recessivo, determina a cor amarela. Qual das seguintes linhagens abaixo apresentam genótipo Aa? Cruzamento Resultado I x aa 100% púrpura II x aa 50% púrpura e 50% amarelo III x aa 100% amarelo IV x aa 75% púrpura e 25% amarelo

No homem, o caráter lobo aderente da orelha é condicionado por um gene recessivo em relação ao alelo que condiciona lobo solto. Do casamento de dois indivíduos com orelhas de lobos soltos, ambos filhos de mãe com orelha aderente, resultou num filho com orelha de lobo aderente. Determine os genótipos dos dois indivíduos em questão, assim como o do filho. Quais os genótipos possíveis para outros filhos do casal?

Probabilidades Regra do “e” Regra do “ou”

Um casal, ambos polidáctilos e de visão normal, tem uma criança normal para polidactilia, mas míope. Considerando-se que ambas as anomalias são autossômicas e os respectivos genes estão em cromossomos diferentes, responda: Qual a probabilidade do casal ter outra criança normal para polidactilia e míope? Qual a probabilidade do casal ter outra criança normal para polidactilia ou míope? Qual a probabilidade do casal ter outra criança normal para as duas características?

Segunda Lei de Mendel Os alelos de dois ou mais genes de um indivíduo segregam-se (separam-se) independentemente, combinando-se ao acaso (aleatoriamente) nos gametas.

Quantos tipo de gametas diferentes fornece um indivíduo de genótipo AaBbCcDD?

Em coelhos, o comprimento e a cor dos pêlos são características determinadas por pares de genes com segregação independente. O pêlo curto é devido a um gene dominante (L) e o pêlo longo, ao alelo recessivo (l); o pêlo preto é condicionado por um gene dominante (M) e o marrom pelo alelo recessivo (m). A partir do cruzamento LlMm x LlMm, qual é a proporção esperada de indivíduos com pelo menos um caráter dominante?

Considere, numa determinada espécie de mamífero, dois pares de genes com segregação independente: um gene A que condiciona pêlos pretos e domina o gene a, o qual condiciona pelagem branca; um gene B que determina a produção de pêlo liso e o gene b, que determina pêlo crespo. Do cruzamento entre mamíferos heterozigotos nasceram 48 indivíduos. Quantos desses filhotes espera-se que tenham pêlos pretos e lisos?

Inté mais....