Maurício Guimarães Sabbag Aspectos ambientais na

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Biodiesel: Agricultura Familiar e Estrutura Industrial
Advertisements

Limites de Emissão para Ônibus Diesel ônibus a etanol de 3ª geração Euro I NOx (g/kWh) Euro II Euro III Euro V Euro IV 2,0.
ENEM, uma prova diferente!
CVRD e Petrobras Distribuidora
Consumo de Diesel, Rotas Tecnológicas e Normatização
Programa de Produção e Uso do Biodiesel no Brasil
Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel
Centro de Energias Renováveis CERBIO
Matheus Fadini Oscar Guimarães Rayan Carretta Helder Ivo Pandolfi.
Ônibus movido a Etanol.
Nova Tecnologia: E- Flex
PROFª NEIDE REGINA USSO BARRETO
Brasil: a Arábia Saudita do Biodiesel
Mercado de Etanol Carros Flex, alto preço petróleo, Aquecimento global
PROJETO DE PESQUISA OBTENÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEL A PARTIR DA REUTILIZAÇÃO DE ÓLEO VEGETAL DE USO CULINÁRIO Autora: CAMILA NANES DA SILVA Orientadora: Profa.
Perspectivas para o Biodiesel no Brasil
Ricardo Junqueira Fujii V Oficina: "Como Considerar Variáveis Sociais, Ambientais e Políticas no Planejamento Energético" Arquitetura dos recursos energéticos.
Mário Biague V Oficina: "Como Considerar Variáveis Sociais, Ambientais e Políticas no Planejamento Energético" Análise de portfólio de recursos energéticos.
Eduardo Fiedler V Oficina: "Como Considerar Variáveis Sociais, Ambientais e Políticas no Planejamento Energético" A geração distribuída no contexto do.
PEA 5730 Planejamento Integrado de Recursos30/08/2006 MARCUS VINICIUS HERNANDEZ Estudo dos impactos ambientais envolvidos no uso final de energia da região.
Biodiesel como agente do desenvolvimento regional sustentável
V Oficina de PIR na USP Alex Leão Genovese Análise da biomassa
Décio Cicone Jr. V Oficina: "Como Considerar Variáveis Sociais, Ambientais e Políticas no Planejamento Energético" Avaliação de Custos Completos (ACC)
Bruno Keiti Kuada Shimanoe V Oficina: "Como Considerar Variáveis Sociais, Ambientais e Políticas no Planejamento Energético" Sistema de Análise Geo-Energética.
ÁLCOOIS São compostos orgânicos que possuem uma ou mais hidroxilas (OH) ligadas diretamente a carbono(s) saturado(s).
Universidade Federal de Campina Grande
AGRICULTURA FAMILIAR E AGROENERGIA
Valoração da flexibilidade dos insumos na produção do Biodiesel
Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
Desenvolvimento Sustentável
A visão da Petrobras no Etanol, H-Bio e Biodiesel
A INDÚSTRIA DE ÓLEOS VEGETAIS E O BIODIESEL NO BRASIL
Feira das Energias.
Processo de Produção Industrial de Biodiesel
Rotterdam Climate Initiative visiting Brazil
Grupo 4- Energia de Biomassa
Biomassa.
Biomassa.
Substituição de combustíveis fósseis: aspectos ambientais
FÍSICA 3 ENEM 2007.
6ª aula CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Fontes alternativas de combustíveis para automóveis disciplina: ciências do ambiente professora: Márcia Maria Rios Aluno: moisés pessoa nunes.
Matriz de Incerteza Social - Incerteza + - Importância +
O BIODIESEL.
Antonio José de Figueiredo
Carmen LimaAMBIURBE, Lisboa, 11 de Novembro 2006 Apostar no Biodiesel, Preservar o Ambiente.
BIOMASSA Letícia e Gabriela 2M2.
Química Orgânica 2014 – prof Marcelove
Então...fez-se a luz....
Agronegócio no Brasil e no mundo
O S ELO C OMBUSTÍVEL S OCIAL E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A CADEIA DO BIODIESEL José Honório Accarini Casa Civil da Presidência da República Comissão Executiva.
I REUNIÃO DA REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA DE BIODIESEL
Helena Morão / Paulo Cipriano Escola Secundária Campos de Melo Covilhã / Castelo Branco 10ºAno / Física e Química BioInjectores 7.
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
Biodiesel Apresentação inspirada na tradução da publicação do website:
BIODIESEL ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ – USP
Termoquímica Deborah Tiemi Saiki Luiz Antonio Rosa Machado 17103
CAPACIDADE DE REALIZAR TRABALHO
OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE SÍNTESE DE ÉSTERES ALQUÍLICOS A PARTIR DO ÓLEO DE GIRASSOL UTILIZANDO ALCÓXIDOS. Caroline Pacheco Garcia e Dra Rachel Feverzani.
BIODIESEL.
MUDANÇAS NO CLIMA DO MUNDO
Ciclo de Seminários: TRANSFORMAÇÕES ESTRUTURAIS, CRISE MUNDIAL E O BRASIL Coordenação Prof. Dr. Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo Seminário de 7 de Novembro.
Agronegócio no Brasil e no mundo
TIPOS E FONTES ALTERNATIVAS
3 Analisar perturbações ambientais Habilidades
Conecte - Capítulo 9. Modelo de desenvolvimento vigente:  Baseado em recursos poluentes e não-renováveis. Desafio da sociedade atual:  Rever padrões.
FACENS – FACULDADE DE ENGENHARIA DE SOROCABA
Programa Nacional de Produção e do Uso de Biodiesel (PNPB); Histórico, Situação Atual e Perspectivas J. H. Accarini Casa Civil da Presidência da República.
FORMAÇÃO DE FILMES BIODEGRADÁVEIS A PARTIR DO GLICEROL RESULTANTE DO PROCESSO DE TRANSESTERIFICAÇÃO DE TRIGLICERÍDEOS Engenharia Ambiental. Bárbara Roberta.
Willian J. Ferreira Getulio T. Batista PPGCA – Universidade de Taubaté Taubaté/SP, outubro de ÓLEOS VEGETAIS E A PRODUÇÃO DE BIODIESEL NO BRASIL.
Transcrição da apresentação:

Maurício Guimarães Sabbag Aspectos ambientais na V Oficina de PIR na USP Planejamento Integrado de Recursos Projeto Araçatuba FAPESP Coordenador: Miguel Edgar Morales Udaeta "Como Considerar Variáveis Sociais, Ambientais e Políticas no Planejamento Energético" Maurício Guimarães Sabbag Aspectos ambientais na utilização de biodiesel Foto e/ ou Imagem 03 de Maio de 2006

Justificativas

Os motores a óleo vegetal possibilitam uma redução enorme de gases poluentes, redução de até 53% de monóxido de carbono, 78% de dióxido de carbono (gás responsável pelo efeito estufa, que esta alterando o clima à escala mundial), além de não emitir dióxido de enxofre (um dos causadores da chuva ácida).  alternativa à dependência do petróleo e de seus derivados. É um novo mercado para as oleaginosas, com perspectiva da redução de poluentes, além de favorecer um novo ramo da agroindústria, com efeito multiplicador em vários segmentos da economia, envolvendo óleos vegetais, álcool, óleo diesel e mais os insumos e subprodutos da produção do éster vegetal.  possibilita a geração de empregos, promovendo o desenvolvimento da agricultura nas zonas rurais mais desfavorecidas e evitando a desertificação. queima limpa, derivado de fontes naturais e renováveis como os vegetais. É uma alternativa altamente viável que resolve dois grandes problemas ambientais ao mesmo tempo: aproveita resíduos, aliviando os aterros sanitários, e reduz a poluição atmosférica.

“A Alemanha se tornou o maior produtor e consumidor europeu de biodiesel a partir da canola, com capacidade de 1 milhão de toneladas por ano.” Ariosto Holanda

BIODIESEL PROGRAMA NACIONAL DE PRODUÇÃO E USO Marco regulatório e modelo tributário: Leis 11.097 e 11.116 de 2005, Decretos, Resoluções da ANP, Instruções Normativas do MDA e SFR/MF; Selo Combustível Social (Mamona e palma, agricultura familiar no Norte e Nordeste); Resolução do CNPE número 3: leilões de compra de Biodiesel; Leilão de 23/11/2005: 70 milhões de litros, R$ 1,90/litro, fornecido por Agropalma, Brasil Ecodiesel, Granol, Soyminas; Fonte: IV Fórum Biodiesel, Ministro da Agricultura

Para produzir e comercializar Autorização ANP (Resolução número 41, de 2004); Registro Especial na Secretaria da Receita Federal; Para obter o Selo Combustível Social Adquirir percentuais mínimos de matéria-prima do agricultor familiar: 50% no NE; 30% no S e SE; 10% no N e CO; Celebrar contatos com agricultores familiares e prestar assistência técnica; Aprovar projeto no MDA (IN MDA número 2, de 2005)

Constatações “…ao Governo não cabe recomendar tecnologias ou rotas tecnológicas, como se diz tecnicamente, porque essas devem ser adaptadas a cada realidade” Fonte: Governo Federal - www.biodiesel.gov.br “Brasil pode ser a Arábia Saudita dos Biocombustíveis” Federico Kladt, gerente de tecnologia da BUNGE Alimentos; Biocombustíveis são a ponte de ligação entre a era do carbono e a era do hidrogênio;

Produção de Biocombustíveis Empreendimento-modelo para produção de biodiesel integrado a Usinas do setor sucroalcooleiro

Transesterificação de triglicerídeos, onde R1, R2 e R3 representam as cadeias carbônicas de ácidos graxos É a reação de um lipídio com um álcool para formar ésteres e glicerol (glicerina). A figura mostra a reação de transesterificação de um triglicerídio (óleo de soja) com etanol. A reação é reversível, portanto faz-se necessário excesso de álcool para forçar o equilíbrio para o lado do produto desejado. Somente álcoois simples como metanol, etanol, propanol, butanol e amil-álcool podem ser usados na transesterificação. O etanol é renovável e muito menos tóxico que o metanol e, agregado à indústria sucro-alcooleira, será o álcool utilizado no presente estudo.

Fonte: ÚNICA

Considerando - se o quadro anterior , tem-se uma área média de 4 Considerando - se o quadro anterior , tem-se uma área média de 4.070 ha por usina , apropriada para o plantio de oleaginosas durante os 6 meses que precedem o novo plantio da cana : Fonte: BNDES

prensa cozinhador triturador

Após a reação de transesterificação, a massa reacional final é constituída de duas fases, separáveis por decantação e/ou por centrifugação. A fase mais pesada é composta de glicerina bruta, impregnada dos excessos utilizados de álcool, de água, e de impurezas inerentes à matéria prima. A fase menos densa é constituída de uma mistura de ésteres etílicos. Recuperação do álcool da glicerina: A fase pesada contendo água e álcool é submetida a um processo de evaporação, eliminando-se da glicerina bruta esses constituintes voláteis, cujos vapores são liquefeitos num condensador apropriado. centrífuga

Recuperação do álcool dos ésteres Da mesma forma, mas separadamente, o álcool residual é recuperado da fase mais leve, liberando para as etapas seguintes os ésteres etílicos. Desidratação do álcool Os excessos residuais de álcool, após os processos de recuperação, contém quantidades significativas de água, necessitando de uma separação. A desidratação do álcool é feita normalmente por destilação. Purificação dos ésteres Os ésteres deverão ser lavados por centrifugação e desumidificados posteriormente, resultando finalmente o biodiesel, o qual deverá ter suas características enquadradas nas especificações das normas técnicas estabelecidas para o biodiesel como combustível para uso em motores do ciclo diesel. Destilação da glicerina A glicerina bruta emergente do processo, mesmo com suas impurezas convencionais, já constitui um sub-produto vendável. No entanto, o mercado é muito mais favorável à comercialização da glicerina purificada, quando o seu valor é realçado. A purificação da glicerina bruta é feita por destilação a vácuo, resultando em um produto límpido e transparente, denominado comercialmente de glicerina destilada.

OBRIGADO