CULTURA E PATRIMÔNIO CULTURAL

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Transcrição da apresentação:

CULTURA E PATRIMÔNIO CULTURAL O que é bem cultural? Em seu sentido amplo, compreende todo testemunho do homem e seu meio, apreciado em si mesmo, sem estabelecer limitações derivadas de sua propriedade, uso, antigüidade ou valor econômico.

Divisão dos bens culturais Os bens culturais podem ser divididos em três categorias: - bens naturais - bens materiais e - bens imateriais. 

O que é patrimônio cultural? Patrimônio cultural é a soma dos bens culturais de um povo, que são portadores de valores que podem ser legados a gerações futuras. É o que lhe confere identidade e orientação.

O patrimônio cultural se apresenta sob diversas formas: Os bens imateriais, compreendem toda a produção cultural de um povo, desde sua expressão musical, até sua memória oral. Os bens materiais se dividem em dois grupos básicos: bens móveis - são a produção pictórica, escultórica, material ritual, mobiliário e objetos utilitários. bens imóveis - não se restringem ao edifício isoladamente, mas compreendem, também, seu entorno, garantindo sua visibilidade e fruição.

No que consiste o valor cultural de um bem? Reside em sua capacidade de estimular a memória das pessoas historicamente vinculadas à comunidade, contribuindo para garantir sua identidade cultural e melhorar sua qualidade de vida.

Por que preservar o patrimônio cultural? A principal razão é a melhoria da qualidade de vida da comunidade, que implica em seu bem estar material e espiritual e na garantia do exercício da memória e da cidadania. A preservação garante a continuidade das manifestações culturais.

Como preservar o patrimônio cultural? Para preservar o patrimônio cultural é necessário, inicialmente, conhecê-lo através de inventários e pesquisas realizadas pelos órgãos de preservação, em conjunto com as comunidades. O passo seguinte é a utilização dos meios de comunicação e do ensino formal e informal para a educação e informação das comunidades, para desenvolver o sentimento de valorização dos bens culturais e a reflexão sobre as dificuldades de sua preservação. 

*Como proteger o patrimônio cultural: São diversas as formas de proteção do patrimônio cultural, desde o inventário e cadastro até o tombamento, passando pelo estabelecimento de normas urbanísticas adequadas, consolidadas nos planos diretores e leis municipais de uso do solo e, até, por uma política tributária incentivadora da preservação da memória. Fim...

VI – 9º ANO (simulação) 1. Cite exemplos de: - um bem cultural natural; - um bem cultural material móvel; - um bem cultural imaterial; - um patrimônio cultural da humanidade. 2. Cite um espetáculo cultural do Brasil e destaque neste bem ou patrimônio cultural: - um traço cultural; - o complexo cultural; - a área cultural onde está localizado. 3. Cite uma subcultura e dê duas características que identifique este grupo que você citou.

Crescimento do Patrimônio Cultural # Não se rompe totalmente com o passado; # Progresso: soma de valores; # O enriquecimento cultural: - a invenção: é a combinação de traços já existentes dando como resultado um traço novo. - a difusão: a expansão da cultura (jornais, revistas, televisão, cinema, rádio, internet, viagens, etc).

Socialização e controle social Sociabilidade X Socialização Sociabilidade: tendência natural. Socialização: introjetar os padrões culturais O controle social: é o maior instrumento de socialização. Olhar de reprovação, chacotas, normas, leis, etc. O controle social: a família, a igreja, a escola e o Estado. Tipos de controle social: difuso ou institucionalizado.

VI – 9ºANO (simulação) Cite a relação entre o bem e a identidade cultural. Estabeleça a diferença entre a socialização e a sociabilidade. Quais os tipos de controle social que você conhece?

VI – 9ºANO (simulação) Os bens culturais podem ser classificados em três categorias. Cite uma delas. Estabeleça a diferença entre a socialização e sociabilidade. Como se dá o enriquecimento cultural?