CÂNCER DE PULMÃO O que é? O câncer de pulmão é o mais comum dos tumores malignos, apresentando um aumento por ano de 2% na sua incidência mundial. A.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tabagismo Patologia relacionada com o tabaco
Advertisements

Feito para viciar e matar
Os Fatos sobre o tabaco.
TABACO: dados epidemiológicos
TABAGISMO: Questões Importantes Sobre O Tabagismo.
Habitos saudáveis-para a saude do organismo
FUMAR MATA! 9º C.
Fumar MATA!.
TABAGISMO E DOENÇAS RESPIRATÓRIAS.
DSS TABAGISMO São Luís, 19/12/08.
Pare de fumar e ganhe anos adicionais em sua vida
Fumar mata.
Cigarro 6ºB 2010.
TABAGISMO.
Assessoria de Planejamento e Programação FALANDO SOBRE TABAGISMO
Tabagismo Verdades x Mentiras
Se parar de fumar agora:
SISTEMA RESPIRATÓRIO
Falando sobre Câncer e seus fatores de risco.
ESCOLAS LIVRES DE TABACO
FUMAR MATA! PES 2º ciclo Coordenadora PES.
ELEMENTOS DO GRUPO:VITOR,RODRIGO,VANESSA,VANIA
DIA DO NÃO FUMADOR 17 de Novembro de 2011 Dia do Não Fumador.
Promovendo a saúde em ambientes de uso coletivo
Saúde e Exercício Físico
Motivações para deixar de fumar relacionadas com a saúde
Tabagismo Tabagismo é intoxicação causada por abuso de tabaco .
31 de maio. Dia Mundial Sem Tabaco
PROJECTO DOMICÍLIOS 100% LIVRES DE FUMO Instituto de Educação – Universidade do Minho 02 de Novembro de 2011 José Precioso (a), Manuel Macedo (b), Carolina.
Colégio Estadual Dom Bosco
AR PARTE II Prof. Ms. Lilian Orvatti.
Realidade da Saúde Pública Hospitais lotados, emergências lotadas, uti lotadas, gastos crescentes com medicamentos Aumento de gastos com assistência médica.
DÚVIDAS FREQÜENTES SOBRE TABAGISMO:
O tabaco, o cigarro e o fumo. Trabalho realizado por:
TABAGISMO.
CÂNCER e seus fatores de risco
CONSEQUÊNCIAS DO USO DO CIGARRO
TABACO “Uma questão de hábito ou uma questão de óbito?”
4ª Campanha Anti Tabagismo CentroCard
Trabalho realizado por: Carolina Medinas Beatriz Pereira
Droga?. Droga? Droga? O que é droga? A OMS define droga como: “Qualquer substância não produzida pelo organismo que tem a propriedade de atuar sobre.
COMO DEIXAR DE FUMAR 1º DIA.
Profe. Cris Rangel Ciências 8º ano
SÉRIE DE SAÚDE.
Ronnielle Cabral Rolim
CONHEÇA O CIGARRO POR DENTRO
COMO DEIXAR DE FUMAR 4º DIA.
A EPIDEMIA A EPIDEMIA TABAGICA TABAGICA.
FUMAR MATA!.
Sistema Respiratório.
Liliana Gonçalves Terapeuta da Fala
TABAGISMO E SUAS CONSEQUÊNCIAS
Gabriel Menezes Felipe Porto Gunther Malta 8º ano “A”
Diga sim à vida Estiloja.com.
Linha Curativa do Tempo
Bem, ao que nos parece [,] a resposta desta vez é sim. Fumei passivamente por muito tempo e, confesso, não achava nada bom aspirar toda aquela fumaça,
Dica Geral: A juventude, ao contrário do que muitos pensam, não é eterna. Força, saúde e vida são coisas que a gente precisa poupar e saber investir,
Aconselhamento em Dependência Química Profª Carla Eloá Ferraz
Trabalho elaborado por: Daniela Santos Nº2
Sistema Respiratório.
DIA DO NÃO FUMADOR 17 de Novembro Trabalho Realizado pela turma 11ºL 2006/2007.
Alunos: Eduardo Deon Eduardo Sovrani Gian Mencatto Mario Schepainski Junior Patrick Bariviera Paulo Mascarello Vilmar Bertotti Júnior SENAI/SC - Videira.
O CÂNCER BUCAL.
Manufatura Composição Ações das substâncias
Transcrição da apresentação:

CÂNCER DE PULMÃO O que é? O câncer de pulmão é o mais comum dos tumores malignos, apresentando um aumento por ano de 2% na sua incidência mundial. A mortalidade por esse tumor é muito elevada e o prognóstico dessa doença está relacionado à fase em que é diagnosticada.

Pulmão canceroso

Como se desenvolve? O tabagismo é o principal fator de risco para o desenvolvimento do câncer de pulmão. Ele é responsável por 90% dos casos desse tumor. Mais homens que mulheres desenvolvem o câncer de pulmão, mas o número de casos em mulheres está aumentando, enquanto que o número de casos em homens está caindo. O risco de morte por câncer de pulmão é 22 vezes maior entre os fumantes do que entre os não fumantes.

Como se desenvolve? Também ser causado por químicos - arsênico, asbesto, berílio, radônio, níquel, cromo, cádmio e cloreto de vinila, principalmente encontrados no ambiente ocupacional. Outros fatores relacionados a este tumor são os dietéticos (baixo consumo de frutas e verduras), genéticos, a doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema pulmonar e bronquite crônica) e a história familiar de câncer de pulmão. Às vezes, essa doença se desenvolve em indivíduos que nunca fumaram e a causa é desconhecida.

Tabagismo Consumo abusivo do tabaco, erva cujas folhas dessecadas constituem o fumo ou tabaco; Usos: inalado (cigarro, cachimbo, charuto, cigarro de palha), aspirado (rapé) ou mascado (fumo de rolo);

O que se esconde na fumaça do cigarro? Cerca de 4.700 substâncias tóxicas, algumas gasosas (CO), outras partículas – nicotina, alcatrão, água; O alcatrão concentra 43 substâncias comprovadamente carcinogênicas; A fumaça do cigarro contém substâncias que produzem irritação nos olhos, nariz e garganta, além de diminuir a mobilidade dos cílios das células das vias respiratórias; O CO, monóxido de carbono, tem afinidade 20 vezes maior pela hemoglobina que o oxigênio.

Por que as pessoas fumam? Publicidade e meios de comunicação de massa; Influência de pais, professores, amigos, ídolos;

Os não fumantes acabam fumando... Os não fumantes absorvem substâncias em concentrações semelhantes às de quem fuma;

Manifestações nasais; Tosse e cefaléia; Curto prazo: Irritação nos olhos; Manifestações nasais; Tosse e cefaléia; Aumento dos problemas alérgicos e cardíacos. ·

Efeitos causados pelo fumo sobre a saúde Curto prazo: Irritação nos olhos; Manifestações nasais; Tosse e cefaléia; Aumento dos problemas alérgicos e cardíacos. Médio e longo prazos: Redução da capacidade respiratória; Infecções respiratórias em crianças; Aumento do risco de aterosclerose; Câncer; Infarto do miocárdio.

Doenças associadas ao uso do cigarro · Doenças coronarianas (25%) : Angina e infarto · Doenças pulmonares obstrutivas crônicas - DPOC (85%) : Bronquite e enfisema · Câncer em geral (30%): Pulmão (90%), boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga e colo de útero · Doenças cerebrovasculares (25%) : Derrame cerebral - Úlceras digestivas; - Infecções respiratórias variadas

Dados associados ao uso do cigarro No Brasil, estima-se, anualmente, a morte precoce de 80 mil pessoas em virtude do tabagismo, número esse que vem aumentando ano a ano. Em outras palavras, cerca de 10 brasileiros morrem por hora por causa do cigarro, sendo o câncer a principal causa de morte; Os fumantes têm 10 vezes mais chances de morrer de câncer de pulmão do que os não-fumantes; Mulheres jovens, que usam anticoncepcionais orais e fumam, têm, em relação as não-fumantes, 10 vezes maior risco de infarto do miocárdio, embolia pulmonar e tromboflebite.