ASSUNTO: DIALÉTICA DIALÉTICA TEORIAS SOCIALISTAS; TEORIAS SOCIALISTAS; OS DESVIOS DE PODER (TOTALITARISMOS) OS DESVIOS DE PODER (TOTALITARISMOS)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Unijuí – Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Advertisements

Sistemas econômicos e sociais
Sociologia Matemática e Letras Prof. Dr. Vidal Mota Junior
Liberalismo, Neoliberalismo e Globalização
CAPÍTULO II A CRISE DE 1929.
IMPERIALISMO Expansão violenta por parte dos Estados europeus dominantes em prejuízo dos Estados ou povos subjugados. Começou na Inglaterra (1870) com.
SOCIALISMO UTÓPICO SOCIALISMO CIENTÍFICO
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
SOCIALISMO CIENTÍFICO
KARL MARX ( ) 1861.
(Tréveris, 5 de maio de 1818 — Londres, 14 de março de 1883)
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A QUESTÃO SOCIAL OBJETIVOS RECONHECER.
Assunto: existencialismo Obj: Compreender a relação existente entre determinismo e liberdade. Descrever os fenômenos históricos que contribuiriam para.
ASSUNTO: DIALÉTICA TEORIAS SOCIALISTAS;
A REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS.
REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS
Revolução Industrial Revolução ou evolução ?
BEM-VINDO À DISCIPLINA
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FORMAÇÃO DOS ESTADOS (revisão)
Geografia Geral Prof. JORGE.
Prof. Everton da Silva Correa
Os clássicos e o trabalho
Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo.
Pensamentos, revoluções e unificações
2º SEMESTRE DE IFS REVISÃO GERAL ASSUNTO: ÉTICA EXISTENCIALISMO
Liberalismo, Neoliberalismo e Globalização
A REVOLUÇÃO CHINESA 1949.
KARL MARX ( ) 1861.
NAZISMO, FASCISMO E REVOLUÇÃO CUBANA
Para uma visão marxista das relações internacionais
A Revolução Russa “Dezenas de milhões de cadáveres e de mutilados, vítimas da guerra – essa guerra feita para decidir que grupo de bandoleiros.
Escola de Formação Política Miguel Arraes. Curso de Formação, Capacitação e Atualização Política dos Filiados, Militantes e Simpatizantes Módulo III O.
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
UMA TRAJETÓRIA HISTÓRICA
Karl Marx Máxima: 1818 – 1883 d.C. “Os filósofos não têm feito senão interpretar o mundo de diferentes maneiras, o que importa é transformá-lo”. Teses.
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
A DESCOLONIZAÇÃO E A EMERGÊNCIA DO 3º MUNDO
Características e Conlfitos
Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características básicas:
Fascismo e Nazismo Definição: tipo de governo característico de alguns países no período entre guerras (1918 – 1939). Onde? Principalmente ITALIA E ALEMANHA,
1 - ANTECEDENTES: EUA pós-I Guerra = maior potência mundial.
A Revolução Russa A Rússia Pré-Revolucionária Monarquia Absolutista
Aula de Sociologia – Karl Marx
Sociologia – 1º EM e N3 Conteúdo: Marxismo e Manifesto Comunista
Universidade Federal de Uberlândia – 1ª fase
Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara.  Em 1917, uma revolução derrubou o Czar Nicolau II, da Rússia, e implantou um regime socialista no vasto.
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
ESTADO SOCIAL.
Socialismo.
Karl Marx: História, Dialética e Revolução
Escola de Formação Política Miguel Arraes. Curso de Formação, Capacitação e Atualização Política dos Filiados, Militantes e Simpatizantes Módulo III O.
K ARL M ARX Delilian Fogliatto Luciana Oliveira Luís Fernando Baldissera Sociologia da Educação I-A Prof. Neusa Chaves Batista.
Revolução Russa.
GUERRA FRIA Nem tudo são flores
Platão: Filósofo grego utopista
Revolução Russa Rússia.
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
ORDEM DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
F G P Filosofia Política Sociedade platônica Platão
INDUSTRIALIZAÇÃO E TRABALHO
Cap. 7 – Totalitarismo na Europa e na Ásia
Da queda da monarquia à formação da URSS.
CAPITALISMO EM CRISE: O CRACK DA BOLSA DE NOVA YORK
GUERRAS E CRISES: MARCAS DO SÉCULO XX
As bases do pensamento de Marx
Aula 8 - A teoria de Karl Marx Karl Marx ( ) As bases do pensamento de Marx Filosofia alemã Socialismo utópico francês Economia política clássica.
A Crise gerada na Europa devido à Primeira Guerra Mundial possibilitou a acentuação dos problemas socioeconômicos, seja pelas catástrofes, pelo desemprego.
Socialismo X Comunismo
Panorama geral (caderno do aluno pág )
Transcrição da apresentação:

ASSUNTO: DIALÉTICA DIALÉTICA TEORIAS SOCIALISTAS; TEORIAS SOCIALISTAS; OS DESVIOS DE PODER (TOTALITARISMOS) OS DESVIOS DE PODER (TOTALITARISMOS)

ASSUNTO DA AE (conforme PLADIS da 1ª série do Ensino Médio) Política na Idade Antiga Política na Idade Antiga Política na Idade Moderna. Política na Idade Moderna. Política na Idade Contemporânea. Política na Idade Contemporânea. Totalitarismo. Socialismo e Liberalismo hoje. Totalitarismo. Socialismo e Liberalismo hoje. Sofistas, Platão, Aristóteles – Democracia Grega. Sofistas, Platão, Aristóteles – Democracia Grega. Maquiavel, Hobbes, Locke e Rousseau. Maquiavel, Hobbes, Locke e Rousseau. Hegel, Marx. Hegel, Marx.

CAPÍTULO PARA A AE * Capítulos 17 à 19. Tudo * Capítulos 20 à 22. Socialismo utópico e científico e totalitarismo. * Cap. 21 Só o Neoliberalismo.

DIALÉTICA – livro pág. 143 e 254 Tudo que existe merece desaparecer Tudo que existe merece desaparecer A força destruidora é a força motriz do processo histórico. TESE - afirmação TESE - afirmação ANTÍTESE - negação ANTÍTESE - negação SÍNTESE – negação da negação. SÍNTESE – negação da negação.

Karl Marx ( ) Filósofo alemão. Obras: O Capital, 3 volumes. Manifesto Comunista. Relações econômicas e a exploração. SOCIALISMO UTÓPICO – Fourier. Proudon. Saint-Simon. Conscientização da eliminação da propriedade privada a longo prazo. SOCIALISMO CIENTÍFICO – Possibilidade da eliminação das classes sociais somente com uma revolução. A ditadura do proletariado. A práxis.

Conceitos marxistas. Inspiração na dialética de Hegel. Inspiração na dialética de Hegel. Socialismo. Existência de um aparelho estatal burocrático; Comunismo- desaparecimento do Estado e da luta de classes, que culminaria na anarquia. Socialismo. Existência de um aparelho estatal burocrático; Comunismo- desaparecimento do Estado e da luta de classes, que culminaria na anarquia. Mais-valia; Mais-valia; Ideologia e alienação; Ideologia e alienação; Materialismo histórico; toda a história se explica pelas relações econômicas. Materialismo histórico; toda a história se explica pelas relações econômicas. Infra-estrutura(povo), superestrutura(Estado–ideologias, – jurídica-política; Infra-estrutura(povo), superestrutura(Estado–ideologias, – jurídica-política;

O surgimento da sociologia Os problemas sociais do século XVIII contribuíram para o surgimento da sociologia; Os problemas sociais do século XVIII contribuíram para o surgimento da sociologia; Revolução Industrial; Revolução Industrial; Aumento do desemprego, fome e alcoolismo e suicídio; Aumento do desemprego, fome e alcoolismo e suicídio; Movimento revolucionário(ludismo); Movimento revolucionário(ludismo); Reforma Protestante. Reforma Protestante.

DIFUSORES DO COMUNISMO. Fidel Castro(Cuba) e Che Guevara; Fidel Castro(Cuba) e Che Guevara; Lao Tse Tung (Coréia do Norte); Lao Tse Tung (Coréia do Norte); Luis Carlos Prestes, Olga Benário, Lamarca. (Brasil) Luis Carlos Prestes, Olga Benário, Lamarca. (Brasil) Lenin, Trotsky(expansão do movimento) e Stalin(sem expansão)- (ex-URSS); Lenin, Trotsky(expansão do movimento) e Stalin(sem expansão)- (ex-URSS);

PRINCIPAIS PAÍSES QUE PASSARAM PELO SOCIALISMO. CORÉIA DO NORTE CORÉIA DO NORTE CHINA CHINA CUBA CUBA VIETNÃ. VIETNÃ. URSS. URSS. LAOS. LAOS. LESTE EUROPEU. LESTE EUROPEU.

TOTALITARISMO DE ESQUERDA- STALIN

MAO TSE TUNG – CORÉIA DO NORTE.

CHINA- SOCIALISMO DE MERCADO. A ECONOMIA SE COMPARA AOS EUA E JAPÃO.

SOCIALISMO DE MERCADO Onde a iniciativa do Estado se sobrepõe à iniciativa privada. Esse peculiar sistema econômico, chamado erroneamente de "capitalismo", tem sido uma das principais causas do acelerado crescimento que a economia chinesa conheceu nas últimas décadas. A economia da China já é a 4ª mais poderosa do planeta (atrás apenas dos EUA, Japão e Alemanha), tendo a maior taxa de crescimento anual entre os países com mais de 100 milhões de habitantes (com a incrível marca de 10% ao ano). A China investe maciçamente em tecnologia e já possui um dos maiores e mais poderosos parques industriais do mundo, com uma produção diversificada que vai muito além das "bugigangas" exportadas pelos chineses por todo o mundo. Onde a iniciativa do Estado se sobrepõe à iniciativa privada. Esse peculiar sistema econômico, chamado erroneamente de "capitalismo", tem sido uma das principais causas do acelerado crescimento que a economia chinesa conheceu nas últimas décadas. A economia da China já é a 4ª mais poderosa do planeta (atrás apenas dos EUA, Japão e Alemanha), tendo a maior taxa de crescimento anual entre os países com mais de 100 milhões de habitantes (com a incrível marca de 10% ao ano). A China investe maciçamente em tecnologia e já possui um dos maiores e mais poderosos parques industriais do mundo, com uma produção diversificada que vai muito além das "bugigangas" exportadas pelos chineses por todo o mundo.EUAJapão AlemanhaEUAJapão Alemanha

Totalitarismo Nazismo/Facismo

CARACTERÍSTICAS DO TOTALITARISMO Partido único; Partido único; Racismo; Racismo; Propaganda de massa; Propaganda de massa; Imperialismo belicista; Imperialismo belicista; Estatismo; Estatismo; Educação moral e cívica; Educação moral e cívica; Campos de concentração e tortura. Campos de concentração e tortura.

Totalitarismo de direita –Nazismo.

CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO FILMES: A VIDA É BELA, A LISTA DE SCHINDLER.

Itália – Fascismo Mussolini Nada fora do Estado, nada contra o Estado, tudo a favor do Estado.

TOTALITARISMO DE DIREITA Prática da censura e da delação; Prática da censura e da delação; Existência de polícia política. Na Alemanha a Gestapo. Existência de polícia política. Na Alemanha a Gestapo. Culto a personalidade; Culto a personalidade; Campos de concentração; Campos de concentração; Antiliberalismo, defesa da intervenção do Estado na economia; Antiliberalismo, defesa da intervenção do Estado na economia; Nacionalismo; Nacionalismo;

SARTRE ( ) Romancista, dramaturgo e filósofo. Ganhou o prêmio Nobel de literatura, mas o recusou. Período entre guerras marcado pela angústia e desespero do abandono. A angústia é importante para a superação, transcêndencia. EXISTENCIALISMO E LIBERDADE

A FILOSOFIA EM TEMPOS DE GUERRA. A bomba atômica, a Guerra Fria e o genocídio dos judeus, contribuiram para desencantar a alma humana retirando a esperança e assolando a angústia. O Existencialismo descrito pelos escritores franceses Sartre, Simone e Albert Camus interpretaram os sentimentos, propondo o engajamento político contra as injustiças das guerras.

AS ORIGENS DO TOTALITARISMO. HANNAN ARENDT E HEIDEGGER HANNAN ARENDT E HEIDEGGER FILÓSOFA JUDIA. A BANALIDADE DO MAL E AS ORIGENS DO TOTALITARISMO. HEIDEGGER FILÓSOFO NAZISTA. REITOR DA UNIVERSIDADE NA ALE- MANHA. Desobediência civil A banalidade do mal As origens do totalitarismo.

VÍDEOS MANIFESTAÇÃO PELA PAZ MUNDIAL MANIFESTAÇÃO PELA PAZ MUNDIAL SLIDES DO HOLOCAUSTO SLIDES DO HOLOCAUSTO CLIPE: WHERE IS THE LOVE? CLIPE: WHERE IS THE LOVE?