EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: PRIMEIRO REINADO – POLÍTICA INTERNA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O 1º REINADO.
Advertisements

I Reinado ( ).
Ordem social e econômica do período colonial:
A Independência do Brasil: Primeiro Reinado, o Governo de D. Pedro I
Quando o Brasil virou capital do Império Português
INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
1. Ordem social e econômica do período colonial:
Primeiro Reinado ( ).
HISTÓRIA DO BRASIL O BRASIL IMPÉRIO (1822 – 1889).
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: PRIMEIRO REINADO – POLÍTICA EXTERNA.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: PERÍODO REGENCIAL – SABINADA E.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: POLÍTICA INTERNA DO SEGUNDO IMPÉRIO.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A REVOLUÇÃO FRANCESA OBJETIVOS.
A Independência do Brasil
Primeiro Reinado
HISTÓRIA Política Imperial Brasileira: da Constituição de 1824 ao nascimento do Movimento Republicano.
HISTÓRIA PRIMEIRO REINADO Prof. Eutrópio Neto.
Ordem social e econômica do período colonial:
Aulas 19 e 20 Ordem social e econômica do período colonial:
BRASIL – IMPÉRIO PRIMEIRO REINADO.
Primeiro reinado 1822: D. Pedro realiza a independência do Brasil em 7 de setembro de D. Pedro passa de príncipe regente a imperador e seu período.
O processo de Independência
Constituição de 1824 X Constituição de 1988
Primeiro Reinado Prof. Ive.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: PERÍODO REGENCIAL – EVOLUÇÃO POLÍTICA.
BRASIL IMPERIAL Cap Pires.
Brasil – Império Primeiro Reinado ( )
A EMANCIPAÇÃO POLÍTICA
CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR
Ordem social e econômica do período colonial:
I Reinado ( ).
Como o segundo reinado estabilizou o país?
Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara
A organização do Estado brasileiro
BRASIL.
BRASIL: PRIMEIRO REINADO
O Primeiro Reinado / foi um período da História do Brasil marcado por sérios conflitos de interesses. De um lado os que desejavam preservar.
BRASIL: PRIMEIRO REINADO
I império brasileiro
No balanço do Reggae! Professor Jorge Oliveira.
O reinado de D. Pedro II.
COLÉGIO INTEGRADO DE CAMPO MOURÃO HISTÓRIA PROF. THIAGO VERONEZZI
Brasil – Império Primeiro Reinado ( )
PERÍODO JOANINO INTRODUÇÃO:
RECONHECIMENTO DA INDEPENDÊNCIA
História do Brasil Império
PRIMEIRO REINADO, PERÍODO REGENCIAL E REVOLTAS REGENCIAIS.
FORMAÇÃO SOCIOECONÔMICA E POLÍTICA DA SOCIEDADE BRASILEIRA
Aula 3 - Cursinho Noturno
Capítulo 10 A independência se conquista no grito?
Grupos Políticos Brasil Império
Primeiro Reinado ( ).
Período Imperial: ( ) Primeiro reinado( )
PRIMEIRO REINADO [1822 – 1831].
Primeiro Reinado Cap. 52 – História / Prof. Lisi.
José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo Geral e do Brasil História.
O IMPÉRIO DO BRASIL: Primeiro Reinado
O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
A construção do Estado: Política e Economia no Primeiro Reinado
Período Regencial ( ).
O GOVERNO LUSO NO BRASIL (1808 – 1820)
HISTÓRIA DO BRASIL O BRASIL IMPÉRIO (1822 – 1889).
Primeiro Reinado ( )
Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com 1 Era uma vez… Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com 2.
Brasil Império: O Primeiro Reinado ( )
Primeiro Reinado Crise Econômica O Brasil possuía uma estrutura de “plantation” Nenhum produto encaixava-se nesta estrutura; A crise dura de.
O Império Brasileiro Profª Gladis Annes. I Império (1822/1831) Período Regencial (1831/1840) II Império (1822/1889) Fundação: A Única Monarquia instituída.
DIFERENÇAS EM RELAÇÃO A AMÉRICA LATINA:
Maria Eduarda 5º ano B.  Em 1.823, foi convocada uma Assembleia Constituinte para elaborar a primeira Constituição do Brasil. Seus membros foram escolhidos.
Transcrição da apresentação:

EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: PRIMEIRO REINADO – POLÍTICA INTERNA OBJETIVOS DESCREVER A EVOLUÇÃO DOS PARTIDOS POLÍTICOS BRASILEIROS RECONHECER A CONSTITUIÇÃO DE 1824 INTRODUÇÃO: OS INTERESSES EM JOGO NO BRASIL TORNARAM-SE INCONCILIÁVEIS

Em 1823, é convocada uma Assembleia constituinte, encarregada de tornar o país uma monarquia constitucional, como os modernos países europeus Mas a construção do novo Estado nacional brasileiro se daria com grandes dificuldades devido aos interesses serem tão díspares Partido brasileiro, Partido português e as pretensões absolutistas de Dom Pedro Um poder centralizado e forte ou um poder federalizado José Bonifácio, que desde antes da independência havia assumido o Ministério, por sua ambiguidade política, rapidamente se indispôs com todas as tendências e acabou isolado politicamente, renunciando A partir de então, o Partido português permaneceu no poder até a abdicação de D. Pedro I O anteprojeto tinha ainda um caráter marcadamente anticolonialista, já que por esta época na Bahia, no Pará e na Cisplatina, as lutas pela independência continuavam Tornou-se grande a hostilidade entre brasileiros e portugueses Em Nov de 1823, a Assembleia foi dissolvida e os deputados presos Em quarenta dias, um Conselho de Estado nomeado pelo Imperador, preparou um texto constitucional que foi outorgado em Março de 1824, autoritário e conservador como era de seu interesse, e que vigorou durante todo o Império (...Constituição digna do Brasil e de mim...)

O voto era indireto e censitário O Poder legislativo foi formado por um Senado vitalício e uma Câmara dos deputados, estes com mandato de três anos Os senadores e os juízes do Supremo Tribunal eram escolhidos pelo Imperador que também escolhia a dedo seu Ministério A religião oficial era o catolicismo e foi instituído o Padroado A Constituição criava o Poder moderador, de uso pessoal do monarca, que passava com o mesmo a ter o direito de dissolver a Câmara dos deputados, de nomear os presidentes das províncias e ao qual todas as dezenove províncias estavam subordinadas Liberal na forma, na prática o sistema político do Primeiro reinado era absolutista A Confederação do Equador, rebelião que originou-se em Pernambuco e que se espalhou pelo Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas, se deu justamente devido à total concentração de poderes nas mãos do Imperador A repressão foi severa e financiada por empréstimos ingleses para a contratação de mercenários CONCLUSÃO: Ao contrário do que se pensa, o povo brasileiro sempre foi de muita luta

COROAÇÃO DE DOM PEDRO I

POLÍTICA NO 1º REINADO

REBELIÃO CIVIL

BANDEIRA DO MOVIMENTO

CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR

BÁRBARA DE ALENCAR

EXECUÇÃO DE FREI CANECA